O Canal de Suez, no Egito, é uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo e uma importante via do comércio global. O guindaste flutuante Enkaz II desempenha um papel essencial para manter o tráfego no canal fluindo, realizando trabalhos de salvamento quando necessário. Ele opera no Estaleiro Port Said, na extremidade norte do canal, e possui capacidade total de elevação de 500 toneladas.
O guindaste foi construído em 1982 pelo estaleiro Blohm & Voss, na Alemanha, após quase 40 anos de operação no Egito, sua tecnologia tornou-se obsoleta. “Os sistemas de controle de motores DC legados chegaram ao fim do ciclo de vida, tornando-se muito difícil garantir o suporte necessário”, afirma Alaa Abdelbar, gerente do Estaleiro Port Said. A Autoridade do Canal de Suez (SCA), responsável pela operação do canal, iniciou um projeto para modernizar os sistemas elétricos, inversores de velocidade e motores, visando aumentar a disponibilidade, melhorar a eficiência energética e aprimorar a controlabilidade e o desempenho geral.
Sistemas de controle totalmente automatizados
A SCA e a ABB trabalham juntas há mais de duas décadas, e a SCA escolheu a ABB Motion Service para modernizar sistemas e controles-chave da embarcação. O sistema original era baseado em dois conjuntos Ward Leonard (motor-gerador), utilizados para controle de velocidade de motores DC.
A ABB substituiu o sistema antigo por uma solução totalmente automatizada, incluindo painéis de acionamento ABB ACS880 e DCS800, oito motores AC de alta performance ABB, além de painéis de controle com PLCs AC500. O novo gabinete operacional conta com um sistema ABB SCADA, que permite ao operador monitorar todos os equipamentos diretamente na tela.
“A tecnologia antiga havia se tornado pouco confiável, e a ABB ofereceu as soluções técnicas mais adequadas para atender às nossas demandas e expectativas”, afirma Dr. Amr El-Zaghwy, chefe da seção marítima. “O novo equipamento automatizado é muito mais fácil de operar. O tempo de inatividade foi reduzido entre 50% e 70%, o consumo de energia caiu até 30% e também registramos 20% a 30% menos incidentes de segurança. Estamos muito satisfeitos com a nova tecnologia.”
“Um projeto de modernização é uma excelente forma de estender a vida útil e garantir a confiabilidade de um ativo tão importante como o Enkaz II”, destaca Mohamed Ismail, gerente da divisão Motion Services da ABB Egito, Norte e África Central. “A atualização trouxe uma redução notável no tempo de inatividade – fator crítico em aplicações de guindastes como esta. A maior eficiência significa menor consumo de energia e custos operacionais, enquanto a confiabilidade e a controlabilidade aprimoradas aumentam a segurança. Além disso, a equipe de serviços da ABB Egito pode oferecer respostas rápidas no local, pois estamos localizados a apenas uma hora da SCA.”
O projeto foi concluído com sucesso no início de 2023, atendendo a todos os requisitos, momento em que a equipe da SCA, juntamente com equipes da ABB do Egito e de Singapura, comissionou o guindaste Enkaz II modernizado.
Fonte: https://new.abb.com/br/noticias/arquivo-de-noticias-do-brasil