Home Artigos Mobilidade elétrica no Brasil ganha novos carregadores da ABB

Mobilidade elétrica no Brasil ganha novos carregadores da ABB

por Paulo Fernandes Maciel

ABB investe em infraestrutura de carregamento ultrarrápido para expandir a mobilidade elétrica no Brasil

ABB traz para o Brasil os carregadores A400 e MCS1200, oferecendo soluções de carregamento ultrarrápido e inteligente para carros, ônibus e caminhões, e avançando para a próxima geração da mobilidade elétrica no Brasil

Investimentos nas fábricas de Contagem e Sorocaba reforçam a agenda de descarbonização e posicionam a ABB como referência em inovação sustentável.

Presente no Brasil há mais de um século, a ABB anuncia um novo ciclo de inovações em mobilidade elétrica, com foco em alta potência, digitalização e sustentabilidade. O ABB FIA Formula E World Championship, do qual a ABB é principal patrocinadora desde 2018, reforça essa trajetória. O evento retorna ao Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no dia 6 de dezembro de 2025, mais uma vez servindo como uma vitrine para a empresa: tecnologias testadas sob condições extremas de corrida estão sendo aplicadas à infraestrutura comercial de carregamento reforçando a Mobilidade elétrica no Brasil.

mobilidade elétrica no Brasil

Da pista à estrada: Como principal patrocinadora do ABB FIA Formula E World Championship, a ABB entrega tecnologias de carregamento ultrarrápido desenvolvidas e testadas nas condições mais exigentes do mundo

A estratégia inclui dois desenvolvimentos-chave que sustentam a posição da ABB como uma marca premium em um mercado cada vez mais competitivo: a nova linha de carregadores de 200 a 400 kW, já disponível para clientes brasileiros, e o caminho para a comercialização do equipamento de 1,2 MW (MCS1200), que começará a ser oferecido em 2026.

Os modelos de 200 a 400 kW se destacam pela modularidade, permitindo a expansão do bloco de potência e gestão inteligente, capaz de balancear a carga entre dois veículos, reduzindo custos de infraestrutura e se integrando com qualquer sistema de gestão via protocolo OCPP. O MCS1200 de 1,2 MW, testado em parceria com o Traton Group, visa o segmento de transporte pesado, permitindo o carregamento de caminhões elétricos de longa distância.

Ambos os modelos reforçam o compromisso da ABB com soluções conectadas à nuvem, com atualizações contínuas de firmware e suporte técnico local. Esses diferenciais visam transformar investimentos em mobilidade elétrica em valor agregado de longo prazo para operadores de frotas, postos de combustíveis e grandes grupos de infraestrutura.

mobilidade elétrica no Brasil
Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil.

“Combinando alta potência, inovação e sustentabilidade industrial, a ABB reforça seu objetivo de liderar a mobilidade elétrica global e apoiar a transição energética de forma confiável e escalável. Nossa proposta é liderar não só em termos de infraestrutura de carregamento, mas também em tecnologia, digitalização e operações industriais sustentáveis, oferecendo ao mercado soluções que antecipam demandas e consolidam a ABB como referência em eletrificação”, afirma Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil.

Expansão do mercado: O desafio da infraestrutura

De acordo com um estudo da Bright Consulting, o Brasil deve alcançar 1,4 milhão de veículos elétricos em circulação até 2030. Para atender adequadamente a essa frota, seriam necessárias cerca de 140.000 estações de carregamento, considerando a recomendação de um ponto de carregamento para cada dez veículos. No entanto, o país conta atualmente com apenas 16.800 pontos (dados de setembro de 2025), concentrados em regiões específicas e, na sua maioria, de baixa potência, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Esse descompasso entre o crescimento da frota e a infraestrutura abre uma janela de oportunidade para carregadores ultrarrápidos, capazes de apoiar o avanço sustentável da mobilidade elétrica no Brasil”, destaca Marcelo Vilela, Vice-Presidente Comercial da ABB Eletrificação Brasil.

mobilidade elétrica no Brasil
Marcelo Vilela, Vice-Presidente Comercial da ABB Eletrificação Brasil.

ABB Brasil: Emissões Zero como diferencial

A ABB também tem utilizado suas operações no Brasil como uma vitrine para sustentabilidade industrial, conectando legado e inovação. Nos últimos seis anos, a ABB investiu mais de US$ 45 milhões em diversas iniciativas no Brasil, já incluindo ações voltadas para a sustentabilidade.

A fábrica de Contagem (MG), que celebrou seu 50º aniversário em 2025, recebeu US$ 750.000 em investimentos em eficiência energética, incluindo painéis solares, iluminação LED e gestão digital do consumo de energia via a plataforma ABB Ability™ Energy Manager. Os resultados já mostram impacto: uma redução de 128 toneladas de CO₂ e e uma economia de 530 MWh de energia em um ano, além de eliminar o descarte de resíduos de produção em aterros sanitários.

A planta de Contagem deve ser a primeira da ABB no Brasil a alcançar o status de Mission to Zero dentro deste programa global, uma solução de última geração integrada que abrange todos os aspectos da produção e distribuição de energia renovável.

Enquanto isso, a planta de Sorocaba (SP) opera sob o conceito Zero Landfill, eliminando o descarte de resíduos industriais em aterros sanitários. Em 2024, a unidade evitou o envio de mais de 540 toneladas de resíduos para aterros, redirecionando-os para o uso como combustível derivado de resíduos. Essa política evitou a emissão de 649 toneladas de CO₂.

“Os investimentos feitos em nossas fábricas provam que é possível combinar produtividade, inovação e responsabilidade ambiental. Isso reforça o compromisso da ABB em liderar a transição energética e a mobilidade elétrica no Brasil com credibilidade e impacto positivo para clientes e investidores”, acrescenta Nassif.

A ABB

A ABB é uma líder global em tecnologia de eletrificação e automação, capacitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis, superando assim os desafios. Na ABB, chamamos isso de ´Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo.

As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações