Home Parcerias AI Cloud Protect para fábricas de IA da Check Point/ NVIDIA

AI Cloud Protect para fábricas de IA da Check Point/ NVIDIA

por Paulo Fernandes Maciel

Check Point Software e NVIDIA com o AI Cloud Protect fortalecem a segurança da IA do data center à nuvem

A integração do Check Point AI Cloud Protect com a tecnologia NVIDIA BlueField garante proteção avançada para modelos, workloads e aplicações de IA, sem impacto no desempenho e com defesa total contra ameaças cibernéticas

A Check Point Software anunciou que está trabalhando com a NVIDIA para oferecer uma solução de segurança integrada desenvolvida para fábricas de IA. O AI Cloud Protect já está disponível para implantações corporativas locais, garantindo a segurança do desenvolvimento de modelos de IA, de aplicações de IA Agêntica e de cargas de trabalho de inferência, com impacto zero no desempenho. A solução foi validada em NVIDIA RTX PRO Servers, permitindo que as empresas implantem IA de forma segura – do data center à nuvem – com base na tecnologia NVIDIA BlueField.

“À medida que as empresas correm para desenvolver inovações impulsionadas por IA, elas não podem se dar ao luxo de ter pontos cegos”, afirma Nataly Kremer, Chief Product Officer (CPO) da Check Point Software. “Com a NVIDIA, estamos tornando as fábricas de IA seguras por design, protegendo modelos, dados e infraestrutura sem desacelerar a inovação.”

AI Cloud Protect

Os sistemas de IA atuais enfrentam desafios de segurança sem precedentes. Mais da metade das redes corporativas já utiliza ferramentas de IA, tornando-se alvos preferenciais de ciberataques. Dados da Check Point Software mostram que um em cada 80 prompts de IA generativa expõe dados confidenciais.

Enquanto isso, um relatório recente do Gartner revelou que 32% das organizações sofreram algum tipo de ataque de IA envolvendo manipulação de prompts e 29% enfrentaram ataques à sua infraestrutura de IA generativa no último ano. Conforme as empresas aceleram a implantação da IA, proteger todo o pipeline de IA — do desenvolvimento à produção — tornou-se um imperativo estratégico.

Proteção em Centros de Dados

O AI Cloud Protect protege as fábricas de IA, garantindo a segurança da infraestrutura em nuvem que sustenta o desenvolvimento, o treinamento e a implementação comercial de modelos de IA. Executado em NVIDIA BlueField-3 DPUs, o AI Cloud Protect oferece segurança de pilha completa (full-stack) sem consumir recursos de CPU (Unidade Central de Processamento) ou GPU (Unidade de Processamento Gráfico), eliminando as perdas de desempenho comuns em soluções de segurança tradicionais. Com proteção em nível de rede, o AI Cloud Protect protege a infraestrutura de IA contra acessos não autorizados, reduzindo o risco de contaminação de dados e exfiltração de modelos.

Cloud SCC Check Point

NVIDIA DOCA Argus

No ambiente do host, o AI Cloud Protect utiliza o acesso direto à memória exclusivo do NVIDIA DOCA Argus para fornecer visibilidade sobre todos os processos em execução em nó de IA (AI node). Isso permite que a Check Point Software detecte e impeça processos e cargas de trabalho maliciosas em ambiente de host, inclusive aquelas presentes em grandes modelos de linguagem (LLMs) baixados publicamente.

“A segurança é essencial para a próxima geração de infraestrutura de IA”, diz David Reber, Chief Security Officer (CSO) da NVIDIA. “A NVIDIA está trabalhando com a Check Point Software para integrar a aceleração BlueField e o framework de segurança em tempo de execução NVIDIA DOCA Argus à plataforma AI Cloud Protect, ajudando as empresas a implantar IA com confiança.”

O AI Cloud Protect também será executado na próxima geração da NVIDIA BlueField-4 DPU, que oferecerá até seis vezes mais poder de computação e o dobro da taxa de transferência de rede para inferência de IA e processamento de armazenamento, possibilitando operações de IA escaláveis e seguras em uma velocidade sem precedentes.

Além do AI Cloud Protect, a Check Point Software oferece um portfólio abrangente de segurança que permite às empresas proteger toda a cadeia de fornecimento de IA, incluindo infraestrutura em nuvem, aplicações corporativas e usuários finais. O Check Point CloudGuard Web Application Firewall (WAF), com recursos integrados da Lakera, protege aplicações corporativas de IA contra ameaças como injeção de prompt e “jail breaking” (o processo de desbloqueio ou remoção de restrições em dispositivos).

AI Cloud Protect

Já o Check Point Infinity GenAI Protect possibilita a adoção segura de aplicações de IA generativa nas empresas. Ele detecta as aplicações de IA generativa em uso e aplica políticas de segurança para evitar vazamento de dados críticos e garantir conformidade. Juntas, essas soluções oferecem segurança de ponta a ponta em todos os níveis – infraestrutura, aplicação e usuário – garantindo que as empresas possam adotar IA com confiança em todas as etapas.

Testes-piloto do AI Cloud Protect

Atualmente, a Check Point Software está realizando testes-piloto do AI Cloud Protect com clientes do setor financeiro e parceiros estratégicos, como a World Wide Technology (WWT). As primeiras implementações se concentram em data centers de IA que dão suporte ao desenvolvimento de grandes modelos de linguagem (LLMs) e aplicações baseadas em prompts, assegurando proteção na camada corporativa para dados críticos e propriedade intelectual. Com a validação dos servidores NVIDIA RTX PRO, as empresas já podem implantar com confiança o AI Cloud Protect em suas infraestruturas de IA.

“Enquanto as empresas constroem fábricas de servidores de IA em grande escala, a combinação do AI Cloud Protect da Check Point Software com a aceleração NVIDIA BlueField oferece proteção corporativa para cargas de trabalho sensíveis de IA – do treinamento à inferência – sem comprometer o desempenho exigido pelas aplicações modernas de IA”, afirma Chris Konrad, vice-presidente global de cibersegurança da World Wide Technology.

As fábricas de IA apresentam desafios de segurança únicos:


• Superfícies de ataque amplas devido a pipelines massivos de dados e computação;
• Ameaças emergentes como injeção de prompt, jail breaking e envenenamento de modelos;
• Riscos de vazamento de dados decorrentes do uso não supervisionado de IA por funcionários.
O AI Cloud Protect resolve esses desafios por meio de:
• Proteção abrangente nas camadas de rede, host e aplicação;
• Impacto zero no desempenho devido à segurança acelerada por NVIDIA BlueField;
• Gerenciamento unificado com automação para orquestração de segurança em milhares de nós de IA (AI nodes).

Para mais informações sobre o Check Point AI Cloud Protect, acesse aqui.

Siga Check Point on LinkedIn, X (formerly Twitter), Facebook, YouTube e blog.

Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.


A Check Point Software Technologies Ltd é líder na proteção da confiança digital (digital trust), utilizando soluções de segurança cibernética com tecnologia de IA para proteger mais de 100.000 organizações em todo o mundo. Por meio de sua Plataforma Infinity e de um ecossistema aberto, a abordagem de prevenção em primeiro lugar da Check Point Software oferece eficácia de segurança líder do setor, reduzindo riscos. Empregando uma arquitetura de rede de malha (mesh) híbrida com SASE como núcleo, a Plataforma Infinity unifica o gerenciamento de ambientes locais, na nuvem e em ambientes de trabalho, oferecendo flexibilidade, simplicidade e escala para empresas e provedores de serviços.

©2025 Check Point Software Technologies Ltd. Todos os direitos reservados.

Aviso legal relativo a declarações prospectivas


Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas. Declarações prospectivas geralmente se referem a eventos futuros ou ao nosso desempenho financeiro ou operacional futuro.

As declarações prospectivas neste comunicado incluem, mas não se limitam a, declarações relacionadas às nossas expectativas quanto ao crescimento futuro, à ampliação da liderança da Check Point no setor, à valorização para os acionistas e à entrega de uma plataforma de cibersegurança líder do setor para clientes em todo o mundo.

Nossas expectativas e crenças em relação a esses assuntos podem não se concretizar, e os resultados reais ou eventos futuros estão sujeitos a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados ou eventos reais sejam significativamente diferentes dos projetados.

As declarações prospectivas contidas neste comunicado também estão sujeitas a outros riscos e incertezas, incluindo aqueles descritos de forma mais completa em nossos arquivos junto à Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 20-F arquivado na SEC em 2 de abril de 2024.

As declarações prospectivas contidas neste comunicado são baseadas nas informações disponíveis para a Check Point na data deste documento, e a Check Point se isenta de qualquer obrigação de atualizar qualquer declaração prospectiva, exceto quando exigido por lei.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações