Home Negócios Salão do Automóvel SP terá cenografia imersiva

Salão do Automóvel SP terá cenografia imersiva

por Paulo Fernandes Maciel

Após 7 anos, Salão do Automóvel SP retorna em novembro com cenografia imersiva

Depois de sete anos de espera, o maior evento automotivo da América Latina está de volta: o Salão do Automóvel SP em 2025, que acontece de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A nova edição promete ser histórica ao celebrar a tecnologia e a força da indústria automotiva brasileira.

Com mais de 25 montadoras confirmadas e apresentando desde modelos populares até os mais avançados carros elétricos, o evento deve atrair mais de 700 mil visitantes ao longo dos nove dias de programação, oferecendo uma imersão nas principais tendências e inovações do setor.

Salão do automóvel SP

De 22 a 30 de novembro, mais de 25 montadoras e 700 mil visitantes prometem uma edição histórica do Salão do automóvel SP no Anhembi, com cenografia imersiva elaborada pela ABRACE

Por trás do brilho das luzes e do ronco dos motores, há um trabalho minucioso que garante que todos vivam uma experiência única: a cenografia de grandes eventos. No Salão do Automóvel, esse trabalho vai muito além da decoração. Cada espaço é planejado para destacar a identidade de cada marca, orientar o fluxo de visitantes e criar ambientes que oferecem uma imersão completa no universo automotivo.

A cenografia age como um elo entre o público e os expositores, garantindo que os produtos sejam apresentados de maneira clara e impactante, ao mesmo tempo em que proporciona conforto, segurança e experiências interativas para os visitantes. Desde a iluminação estratégica, passarelas, pontos de interação digital e sinalização visual, cada detalhe é cuidadosamente pensado para que a visita seja memorável e para que cada marca consiga transmitir sua mensagem de forma efetiva.

Salão do automóvel SP

Ampliação do impacto do Salão do automóvel SP nas redes sociais

Um dos objetivos da cenografia moderna é também ampliar o impacto do evento nas redes sociais. Cada estande e instalação são projetados pensando em espaços instagramáveis, na qual os visitantes podem registrar e compartilhar sua experiência. Essa dimensão social conecta ainda mais o público às marcas, amplia o alcance do evento e transforma cada clique em uma vitrine digital que reforça a presença das montadoras.

Segundo Sulla Costa, vice-presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), a cenografia desempenha papel estratégico em eventos como o Salão do Automóvel SP 2025. “A cenografia se tornou uma linguagem de marca. Ela cria narrativas, desperta sensações e conduz o público a uma jornada que conecta emoção e consumo. Em eventos do porte do Salão do Automóvel, isso faz toda a diferença para que os expositores se destaquem e transmitam sua mensagem de forma clara e impactante”, afirma.

Salão do automóvel SP

Mais que uma mostra de carros

A especialista afirma que a preparação cenográfica é essencial para que o Salão do Automóvel não seja apenas uma mostra de carros, mas uma experiência completa, na qual cada visitante pode vivenciar a tecnologia, inovação e emoção que movem a indústria automotiva. “O trabalho de bastidores vai além da estética. Espaços modernos e impactantes ajudam a consolidar as marcas no imaginário do consumidor e geram experiências imersivas que fortalecem a relação entre público e indústria. A cenografia não é apenas visual, é estratégica e comercial”.

A ABRACE eleva o padrão técnico e criativo das montagens e cenografias no país, promovendo inovação, segurança e sustentabilidade para atender às crescentes demandas do varejo brasileiro, especialmente em um período de forte movimentação e oportunidades de crescimento. Briefing de Cenografia, um documento inédito que orienta expositores e organizadores na contratação de projetos cenográficos mais estratégicos, seguros e alinhados aos objetivos da marca.

Sobre a ABRACE


Fundada em 2011, a ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes) é a principal entidade representativa das empresas de montagem, cenografia e estandes no Brasil. Com atuação voltada à valorização profissional, ética nas relações comerciais e fortalecimento da cadeia produtiva dos eventos, a associação também é responsável pela criação do Briefing de Cenografia, um documento inédito que orienta expositores e organizadores na contratação de projetos cenográficos mais estratégicos, seguros e alinhados aos objetivos de marca.

A associação atua ativamente na construção de normativas junto a órgãos como ABNT, CREA/CAU e Ministério do Trabalho, sendo referência nacional em temas como governança, sustentabilidade e direito autoral na cenografia.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações