Home Ciência & Saúde Biofy utiliza tecnologia da NVIDIA em diagnósticos

Biofy utiliza tecnologia da NVIDIA em diagnósticos

por Paulo Fernandes Maciel

Biofy transforma diagnóstico de infecções com tecnologia da NVIDIA

A Biofy, startup brasileira que une biotecnologia e Inteligência Artificial (IA) para analisar dados genéticos e oferecer tratamentos personalizados, está revolucionando a forma como infecções bacterianas são detectadas e tratadas. Essa transformação é impulsionada por uma parceria estratégica com a NVIDIA. A colaboração envolve o uso de algoritmos desenvolvidos em conjunto e o suporte de GPUs como a A10 (voltada à inferência) e a H100 (para treinamento dos modelos de IA), que permitiram ganhos de performance de até 60 vezes na análise de dados genômicos.

Com uso de Inteligência Artificial em tecnologias da NVIDIA, startup Biofy reduz o tempo de exame de cinco dias para quatro horas


Além do salto em velocidade e capacidade de processamento, as tecnologias da NVIDIA também viabilizaram uma redução significativa nos custos operacionais, maior precisão na identificação de microrganismos e a possibilidade de escalar o sistema para grandes volumes de dados clínicos, o que é essencial para atender instituições de saúde em diferentes regiões do país.

Biofy


Em um cenário crítico, no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que infecções causadas por superbactérias poderão ultrapassar o câncer como principal causa de morte até 2050, a Biofy aposta na solução Abby, que integra sequenciamento genético de última geração com IA de alta performance.

Até 75 terabytes de dados genômicos,

A tecnologia é capaz de processar até 75 terabytes de dados genômicos, abrangendo mais de 700 mil genomas. Como resultado, um exame que normalmente levaria cinco dias pode ser realizado em apenas quatro horas — dez vezes mais rápido do que os métodos tradicionais utilizados pelos laboratórios.


“Nós usamos um sequenciamento de DNA de quarta geração, o que torna a execução mais ágil, robusta e com uma redução de custo de até 20 vezes. Neste sistema, as aplicações da companhia nos auxiliam a analisar a composição genética e a especificar o tipo de infecção contida na amostra do paciente. Além disso, esses recursos também nos permitem entender se houve mutações. Com base nessa informação, somos capazes de recomendar os melhores medicamentos. Dessa maneira, conseguimos avaliar DNAs complexos em um curto período, explica Paulo Perez, CEO e cofundador da Biofy.


Além do Abby, a startup também adota o Merlin, agente de IA desenvolvido com suporte da NVIDIA.

Voltado ao apoio clínico, o sistema interage com médicos e laboratoristas por meio de uma interface conversacional baseada em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs). Com capacidades avançadas de reconhecimento visual, raciocínio sobre imagens, legendagem e respostas contextuais, o Merlin oferece suporte em tempo real para decisões clínicas mais assertivas.

Segundo Perez, “a integração com o Merlin aumenta a confiabilidade dos resultados e diminui a margem de erro, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde em ambientes de alta demanda”.

Biofy

Biofy e Instituto Dante Pazzanese,


Atualmente, a Biofy está em fase de tração do negócio. Em conjunto com o Instituto Dante Pazzanese, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a startup está criando um Laboratório Avançado de Inteligência Artificial e Genômica, que além de utilizar o Abby e Merlin, irá pesquisar o uso da IA na cronobiologia e suas aplicações em tratamentos personalizados e longevidade. Desde fevereiro de 2024, a startup integra o programa NVIDIA Inception, que apoia startups inovadoras com acesso a tecnologias avançadas, trocas de conhecimento e oportunidades de networking.


“A Biofy é um exemplo notável de como a Inteligência Artificial pode ter um impacto positivo direto na saúde pública. Ao combinar IA com biotecnologia de ponta, a empresa consegue acelerar diagnósticos críticos, oferecendo soluções que salvam vidas. É exatamente esse tipo de projeto que desejamos incentivar”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.


Sobre a NVIDIA


Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor.

Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.  

Acesse também:  

Facebook: @NVIDIABrasil  

Twitter: @NVIDIABrasil  

YouTube: NVIDIA Latinoamérica  

Instagram: @NVIDIABrasil  :


Sobre a Biofy


A Biofy Technologies é uma IA Software House focada em transformar a sociedade por meio de soluções disruptivas de alto impacto social. Com um ecossistema de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, desenvolve sistemas pioneiros em direito, agro, automação, biotecnologia, incluindo genômica e diagnóstico. A Biofy é uma empresa Oracle Partner e faz parte do NVIDIA Inception Program.

Mais informações em: https://biofy.tech/  

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações