Home Educação Encontro de Tecnologia da Uniube apresentou protótipos e softwares

Encontro de Tecnologia da Uniube apresentou protótipos e softwares

por Paulo Fernandes Maciel

18º Encontro de Tecnologia da Uniube reúne 50 apresentações de protótipos e softwares

A Uniube promoveu, no Campus Aeroporto, em Uberaba, o 18º Encontro de Tecnologia (ENTEC). Durante o evento, foram apresentados cerca de 50 protótipos físicos e softwares desenvolvidos por alunos das Engenharias e de Tecnologia da Informação

Evento encontro de de Tecnologia da Uniube foi realizado nas quadras cobertas da Universidade e contou com palestras sobre mudanças climáticas e empreendedorismo na era digital

Os trabalhos desenvolvidos e apresentados no ENTEC pelos acadêmicos da Uniube tiveram como base pesquisas passíveis de publicação em revistas científicas e também de serem patenteadas com o aval do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foto/Divulgação – Marketing Uniube: Alunos da Uniube desenvolveram projetos com soluções inovadoras e mais sustentáveis para diferentes áreas do mercado

O ENTEC

Aberto à comunidade, o ENTEC contou ainda com duas palestras especiais na programação, sendo a primeira sobre recursos hídricos e mudanças climáticas, com Alcione Wagner, e a segunda relacionada ao empreendedorismo na era digital, com Nelson Marinelli Filho.

“Participar do ENTEC foi uma experiência extremamente enriquecedora. Tive a oportunidade de apresentar meu projeto e compartilhar o que venho desenvolvendo ao longo do curso, além de prestigiar os trabalhos de outros colegas e aprender com cada um deles. O evento proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos, inovação e valorização do esforço de todos os estudantes da Uniube”, diz o acadêmico do 4º período de Engenharia de Computação, Enzo Coelho.

A Pró-reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, destaca que o ENTEC reafirma o compromisso institucional da Universidade em promover aos alunos uma formação sólida, consistente e inovadora, alinhada às demandas da sociedade contemporânea.

Foto/Divulgação – Marketing Uniube: Protótipos e softwares apresentados no 18º ENTEC foram desenvolvidos por acadêmicos das Engenharias e de Tecnologia da Informação

Collaço pontua ainda que o fato de o ENTEC ser realizado durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo MCTI contribuiu para ressaltar a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental no desenvolvimento tecnológico.

“Também apresentou as inúmeras possibilidades de atuação para os profissionais de Engenharia e de Tecnologia, principalmente diante das mudanças climáticas e do aumento populacional, que exigirão soluções com base na eficiência energética, sustentabilidade e novas formas de se pensar o planejamento e o desenvolvimento urbano”, afirma.

A Pró-reitora diz ainda que os projetos apresentados no ENTEC foram desenvolvidos com base em metodologias ativas, como o PBL (Problem-Based Learning), e permitiram aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre letivo em situações reais, fortalecendo competências técnicas, de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e inovação.

“A cada edição, o ENTEC Uniube se consolida como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o protagonismo discente e evidenciando a relevância acadêmica e social da Uniube como agente de transformação e desenvolvimento”, conclui Heliodora Collaço.

Confira mais imagens da 18ª edição do ENTEC promovida pela Uniube aqui

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações