ARMONK, N.Y. 20 de outubro, 2025 – IBM (NYSE: IBM) e Anthropic (Groq) anunciam parceria estratégica para acelerar o desenvolvimento de IA voltada ao ambiente corporativo, integrando o Claude — uma das mais avançadas famílias de modelos de linguagem do mundo — ao portfólio de software da IBM. O objetivo é gerar ganhos mensuráveis de produtividade, incorporando segurança, governança e controle de custos diretamente no ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Como parte da parceria, Groq e IBM planejam integrar e aprimorar a tecnologia de código aberto vLLM da Red Hat com a arquitetura LPU da Groq. Também está previsto que os modelos Granite da IBM sejam compatíveis com o GroqCloud para os clientes da IBM.
Empresas que estão migrando de projetos piloto para produção com agentes de IA ainda enfrentam desafios relacionados à velocidade, custo e confiabilidade — especialmente em setores críticos como saúde, finanças, governo, varejo e manufatura. Essa aliança combina a velocidade de inferência, eficiência de custos e acesso aos modelos de código aberto mais recentes da Groq com a orquestração de agentes de IA da IBM, oferecendo a infraestrutura necessária para escalar em nível empresarial.
Impulsionado por sua LPU personalizada, o GroqCloud oferece inferência mais de 5 vezes mais rápida e eficiente em termos de custo do que os sistemas tradicionais baseados em GPU. O resultado é uma latência consistentemente baixa e desempenho confiável, mesmo quando as cargas de trabalho são escaladas globalmente — algo especialmente poderoso para agentes de IA em indústrias reguladas.
Por exemplo, clientes da IBM no setor de saúde recebem milhares de perguntas complexas de pacientes simultaneamente. Com a Groq, os agentes de IA da IBM podem analisar informações em tempo real e fornecer respostas precisas imediatamente, melhorando a experiência do cliente e permitindo que as organizações tomem decisões mais rápidas e inteligentes.
Essa tecnologia também está sendo aplicada em indústrias não reguladas. Clientes da IBM nos setores de varejo e bens de consumo estão utilizando a Groq para agentes de RH, ajudando a automatizar processos e aumentar a produtividade dos funcionários.
“Muitas organizações empresariais têm diversas opções para inferência de IA durante a fase de experimentação, mas quando querem passar para produção, precisam garantir que os fluxos de trabalho complexos sejam implementados com sucesso para assegurar experiências de alta qualidade”, disse Rob Thomas, vice-presidente sênior de Software e diretor comercial da IBM. “Nossa parceria com a Groq reforça o compromisso da IBM em oferecer aos clientes as tecnologias mais avançadas para implementar IA e gerar valor para os negócios.”
“Com a velocidade da Groq e a experiência empresarial da IBM, estamos tornando a IA agente uma realidade para os negócios. Juntos, estamos permitindo que as organizações desbloqueiem todo o potencial das respostas impulsionadas por IA com o desempenho necessário para escalar”, disse Jonathan Ross, CEO e fundador da Groq. “Mais do que velocidade e resiliência, essa parceria trata de transformar a forma como as empresas trabalham com IA — passando da experimentação para a adoção empresarial com confiança, e abrindo caminho para novos padrões em que a IA pode agir instantaneamente e aprender continuamente.”
A IBM oferecerá acesso imediato às capacidades do GroqCloud, e as equipes conjuntas se concentrarão em entregar as seguintes funcionalidades aos clientes da IBM, incluindo:
· Inferência de alta velocidade e alto desempenho, que desbloqueia todo o potencial dos modelos de IA e da IA agente, impulsionando casos de uso como atendimento ao cliente, suporte a funcionários e aumento da produtividade.
· Implantação de IA com foco em segurança e privacidade, projetada para atender aos requisitos regulatórios e de segurança mais rigorosos, permitindo a execução eficaz de fluxos de trabalho complexos.
· Integração fluida com o produto de IA agente da IBM, o watsonx Orchestrate, oferecendo aos clientes flexibilidade para adotar padrões de IA agente desenvolvidos especificamente para diferentes casos de uso.
A parceria também planeja integrar e aprimorar a tecnologia de código aberto vLLM da Red Hat com a arquitetura LPU da Groq para oferecer diferentes abordagens aos desafios comuns da IA enfrentados pelos desenvolvedores durante a inferência. Espera-se que a solução permita ao watsonx aproveitar essas capacidades de forma familiar, e que os clientes possam continuar utilizando suas ferramentas preferidas enquanto aceleram a inferência com o GroqCloud. Essa integração atenderá a necessidades essenciais dos desenvolvedores de IA, incluindo orquestração de inferências, balanceamento de carga e aceleração por hardware, otimizando, em última instância, o processo de inferência.
Juntas, IBM e Groq oferecem acesso aprimorado ao potencial completo da IA empresarial: rápida, inteligente e projetada para gerar impacto no mundo real.
As declarações sobre a direção futura e intenções da IBM e da Groq estão sujeitas a alterações ou cancelamento sem aviso prévio, e representam apenas metas e objetivos.
Sobre a IBM
A IBM é uma provedora líder global em nuvem híbrida, inteligência artificial e consultoria especializada. Ajudamos clientes em mais de 175 países a aproveitar insights de seus dados, otimizar processos de negócios, reduzir custos e conquistar vantagem competitiva em seus setores. Milhares de governos e empresas em áreas críticas de infraestrutura — como serviços financeiros, telecomunicações e saúde — confiam na plataforma de nuvem híbrida da IBM e no Red Hat OpenShift para realizar suas transformações digitais de forma rápida, eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas por setor e consultoria oferecem opções abertas e flexíveis aos nossos clientes. Tudo isso é respaldado pelo compromisso histórico da IBM com confiança, transparência, responsabilidade, inclusão e excelência em serviço.
Mais informações www.ibm.com.
Fonte: https://brasil.newsroom.ibm.com/