Home Educação WorldSkills Brasil 2025 começa última etapa no DF

WorldSkills Brasil 2025 começa última etapa no DF

por Paulo Fernandes Maciel

Última etapa da WorldSkills Brasil 2025 começa no DF com destaque para juventude técnica


Começou, nesta quarta-feira (24), a etapa final das seletivas nacionais da da WorldSkills Brasil 2025, em Brasília (DF). Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),, a maior competição de educação técnica do país está selecionando os melhores profissionais para representar o Brasil na disputa mundial, que será em Xangai, em 2026.

Mais de 150 jovens de 19 estados brasileiros participam do WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do país. Os melhores poderão compor o time que vai para o mundial, em Xangai

O Brasil já acumula quatro edições consecutivas entre os três melhores do mundo. Na última competição, realizada em Lyon, na França, a delegação conquistou o segundo lugar geral, ficando atrás apenas da China.

“A WorldSkills mostra como a indústria é tecnológica e inovadora. Esse resultado confirma que os cursos do SENAI são referência mundial de qualidade e que a indústria brasileira tem compromisso com a excelência e com a formação de profissionais de excelência. Aplicamos tecnologias educacionais para que os nossos jovens possam sonhar com um futuro melhor”, explicou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban. , Ricardo Alban.

Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica, ressaltou a relevância da competição nacional como um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento do país. “Vocês representam esse momento de prosperidade, que tem início na busca por melhores condições de vida. Esse progresso é fruto do processo educacional, por meio das habilidades e competências adquiridas”, afirmou.

WorldSkills Brasil

Um exemplo desse impacto é a trajetória do especialista em Desenvolvimento Industrial do SENAI, Anderson Scarlassara, que foi homenageado na abertura da competição por conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil, em 1995, em Tornearia a CNC. Convidado para deixar uma mensagem motivadora, Scarlassara se emocionou ao lembrar que três gerações da família estudaram no SENAI: o pai, ele e o filho.

“O Sistema Indústria realmente transforma vidas. Com tantos cursos oferecidos por todo país, seja presencial ou online, a formação técnica é um dos melhores caminhos hoje para os jovens, sem sombra de dúvidas”, reforçou Scarlassara, que hoje é um dos responsáveis pelo evento nacional.

Próximos dias

Até sábado (27), jovens de 17 a 23 anos competem em 16 ocupações: Robótica Móvel Autônoma; Tecnologia da Moda; Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Sistemas de Refrigeração; Revestimentos Cerâmicos; Eletrônica; Controle Industrial; Tecnologia em Design Gráfico; Arte Digital 3D para Jogos; Segurança Cibernética; Tecnologia da Água; Manufatura Aditiva; Construção Digital – BIM; Tecnologia em Design Industrial; Tecnologia Optoeletrônica; Integração de Sistemas Robóticos. Os competidores estão representando 19 estados brasileiros.

O WorldSkills Brasil é aberto ao público e gratuito, o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 17h. Além das competições, os visitantes terão acesso a demonstrações promovidas pelo SENAI e pelas empresas parceiras Romi, Ascongraph, Festo, Saint-Gobain e Schunk.

SERVIÇO

WorldSkills Brasil 2025


Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Das 8h às 17h, nos dias 25, 26 e 27 de setembro
Classificação livre
Entrada gratuita

Sobre o SENAI

Referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, o SENAI já qualificou mais de 92 milhões de trabalhadores desde a fundação, em 1942. Presente em todos os estados brasileiros, a instituição oferece cursos técnicos, de aprendizagem, graduação, pós-graduação e soluções em tecnologia para a indústria. Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI consolida-se como um dos principais pilares do desenvolvimento industrial e da capacitação profissional no Brasil.

Imagem destacada: JP Rodrigues/SENAI

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações