Siemens e Compute Maritime revolucionam o design naval com IA generativa
A Siemens Digital Industries Software anunciou a colaboração com a Compute Maritime (CML) para revolucionar o projeto e a simulação de navios e expandir as fronteiras da IA generativa no setor de projeto de navios. A parceria tem como foco conectar o NeuralShipper, principal plataforma da Compute Maritime para projeto e otimização de navios, ao software Simcenter™ STAR-CCM+™ da Siemens para dinâmica de fluidos computacional (CFD) e validação de resultados.
A Siemens e a Compute Maritime (CML) estão trabalhando juntas para revolucionar o projeto e a simulação de navios, além de expandir as fronteiras da IA generativa na indústria de projetos de navios.
O trabalho reúne tecnologia de ponta para projeto marítimo usando IA generativa com capacidade de simulação para criar projetos de navios inovadores e verificáveis
A adoção de novos tipos de combustíveis ou equipamentos de baixo consumo de energia pode impulsionar significativamente a redução de emissões e a eficiência do combustível. No entanto, os navios atuais não foram desenvolvidos para receber tais tecnologias ou combustíveis, limitando o nível máximo de economia que pode ser atingido. Para aproveitar totalmente esses avanços, os novos navios devem ser construídos especificamente para integrar essas tecnologias desde o início.
“A nossa colaboração com a Compute Maritime representa uma mudança de paradigma no projeto de navios”, diz Dmitry Ponkratov, diretor de projetos marítimos da Simulation and Test Solutions da Siemens Digital Industries Software. “A combinação da plataforma NeuralShipper e do Simcenter STAR-CCM+ visa redefinir como é realizada a otimização de projetos multidisciplinares. Isso permite a criação de novos tipos de embarcações e mostra como os projetistas podem automatizar os processos de simulação e prever o desempenho no mundo real, mesmo para os projetos mais incomuns”, explica.
“A colaboração com a Siemens é um marco para nós. Muitas empresas modernas de projetos marítimos dependem do Simcenter STAR-CCM+ para realizar suas simulações de CFD, então esse trabalho com a Siemens gera um grande valor”, comenta Junaid Awan, diretor de tecnologia da Compute Maritime. “O NeuralShipper e o Simcenter STAR-CCM+ atendem a essa necessidade, permitindo a geração rápida de conceitos e a validação robusta do projeto, tornando essa colaboração oportuna e essencial ”, complementa.

Otimização de projetos inovadores de navios com simulação
Otimizar o desempenho do navio durante o estágio de projeto é fundamental. O NeuralShipper da Compute Martime atua como um arquiteto naval digital, capacitando arquitetos navais humanos na fase de projeto preliminar. A plataforma rapidamente gera centenas de opções de projeto em minutos, permitindo que as equipes acelerem significativamente o desenvolvimento do conceito e prossigam para a fase de projeto detalhado. O software Simcenter STAR-CCM+ da Siemens para CFD permite que os projetistas automatizem os processos de simulação e modelem com precisão as complexidades dos comportamentos dos navios.
Para saber mais sobre a colaboração entre a Compute Maritime e a Siemens e como essa parceria representa um passo fundamental na transformação do projeto marítimo, ressaltando o compromisso das duas empresas com a promoção de soluções sustentáveis, eficientes e inovadoras para o setor marítimo, visite o site da Siemens.
A Siemens Digital Industries Software ajuda empresas de todos os portes em sua transformação digital usando software, hardware e serviços da plataforma Siemens Xcelerator. O software e o gêmeo digital abrangente da Siemens permitem que as empresas otimizem seus processos de projeto, engenharia e manufatura para transformar as ideias de hoje em produtos sustentáveis do futuro. De chips a sistemas inteiros, de produtos a processos, para todos os setores. Siemens Digital Industries Software – Accelerating transformation.