Detecção de metais reforça segurança alimentar na cadeia de industrializados
Soluções desenvolvidas no Brasil como a Detecção de metais ajudam a indústria a garantir a qualidade dos seus produtos, garantindo que nenhum pacote chegue às áreas de vendas sem uma varredura completa. Identificação de corpos estranhos em meio a grãos, farinhas, açúcar, entre outros, já é realidade.
A alimentação do brasileiro vem passando por uma transformação nos últimos anos, impulsionada pelo aumento da oferta de produtos industrializados. Na última década, de acordo com a USP, o consumo desse tipo de alimento cresceu 5,5% nas casas brasileiras. O crescimento do consumo também reforça a necessidade de maior cuidado na produção – do preparo à separação final após a embalagem.
Detecção de metais com sensores óticos
E é justamente antes de sair da indústria para o varejo ou residências, que o processo de detecção de metais vem se destacando. Sensores ópticos de alta precisão já permitem que o produto seja inspecionado após a embalagem, evitando qualquer exposição do consumidor a produtos como metal, por exemplo.
Para a Selgron, indústria brasileira especializada em soluções para a automação do processo industrial, essa etapa deve ser cada vez mais valorizada. “Um detector de metais como o que desenvolvemos traz mais segurança alimentar e, consequentemente, qualidade para a marca de alimentos.
Essa análise é muito rápida e qualquer inconsistência identificada aciona um dispositivo que expulsa o pacote a uma caixa de não conformidade. Assim, a indústria eleva seu grau de segurança na finalização dos produtos”, diz Eduardo Arndt, gerente de engenharia da Selgron.
Mais segurança no empacotamento
O equipamento desenvolvido pela companhia garante muito mais segurança à sua produção, identificando automaticamente corpos estranhos e descartando rapidamente o produto, garantindo a conformidade com as normas de segurança alimentar vigentes. Podem ser classificados alimentos como grãos, farinhas e açúcar, assim como produtos de limpeza, ração animal, entre outros.
A detecção de metais e corpos estranhos nesses tipos de produtos é fundamental para equalizar a qualidade produtiva da indústria e a tecnologia tem se tornado crucial neste sentido. “É uma solução que vem para reforçar o compromisso da indústria com a qualidade relacionada à segurança alimentar, com a certeza de que, após passar por todos os demais processos de produção e embalagem, essa última etapa chancela que está tudo em conformidade”, finaliza Arndt.
Sobre a Selgron
A Selgron é uma companhia brasileira que desenvolve soluções de automação industrial para o final de linha, com equipamentos que vão desde classificadoras de grãos, selecionadoras ópticas, dosadores, empacotadoras, controladores de peso, detectores de metais, agrupadoras, encaixotadoras, encartuchadoras e paletizadoras robotizadas.
Tem forte atuação na indústria ligada ao agronegócio, mas também é presente em outros segmentos como farma, embalagens e peças.
A precisão da tecnologia integrada ao seu equipamento de Detecção de metais levou a marca a expandir seus negócios e ser reconhecida não só no Brasil, mas em toda a América do Norte, América Central e do Sul, bem como no continente africano. Já são mais de 45 países atendidos pela empresa com sede em Blumenau (SC), que aposta em sistemas integrados e soluções de automação e inteligência artificial, com foco na indústria 4.0.
Mais informações: www.selgron.com.br