Home Artigos O RTLS e a produtividade!

O RTLS e a produtividade!

por Paulo Fernandes Maciel

Melhora de 38% na produtividade com tecnologia RTLS renova ânimo industrial

O sonho de todas as empresas é parar de perder tempo em processos internos enquanto melhoram sua produtividade, mas sem investimento em tecnologia, essa realidade nunca vai mudar. A prova disso está nos dados do primeiro Ranking Nacional da Indústria 4.0, do Instituto Atlas Intel:l: somente empresas que fizeram algum tipo de investimento tecnológico como em RTLS, ano passado cresceram, em média, 38% em um ano.

O crescimento foi ainda maior em setores como Bens de Consumo (58%), Aeronáutico (54%) e Petróleo e Gás (48%).

RTLS

A pesquisa também destacou outros pontos positivos:


• 80% dos entrevistados perceberam redução de custos com melhoria no desempenho no uso de maquinários, na gestão do tempo dos colaboradores e aumento na qualidade dos produtos.
• 94% pretendem seguir investindo em novas soluções.
Investimento em tecnologias relacionadas com a Indústria 4.0, como automação, sensores IoT, inteligência artificial, big data e monitoramento em tempo real de equipes e ativos foram as principais responsáveis por essa melhora sensível.

Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS, esses números mostram que as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir em tecnologia para se manterem competitivas:
“Essa busca por tecnologia é motivada pela necessidade de aumentar a produtividade, especialmente no contexto atual de reindustrialização nacional. O sistema RTLS, criado para monitoramento em tempo real, por exemplo, consegue fazer empresas deixarem de perder tempo na gestão de equipes de trabalho e na localização de ativos. Só este detalhe traz mais agilidade, evita perdas e ainda agiliza processos.”


Brasil no caminho certo, mas precisa avançar mais


O especialista lembra, no entanto, que esta busca por novas soluções evidenciada na pesquisa é recente no Brasil, que ainda está distante do que acontece em outros centros. Na Europa, inclusive, a discussão já avança para a Indústria 5.0, envolvendo questões de bem-estar dos colaboradores.
“Mas já é um começo. Só o fato da indústria brasileira começar a investir seriamente nessas soluções, principalmente em sistemas de localização em tempo real, RTLS, é um claro indicativo de que o setor industrial está acreditando nessa retomada para manter a competitividade em alta. Tudo precisa passar pela tecnologia,” completa.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações