5 Formas para aumentar o engajamento nos Stories do Instagram
Os stories são atualmente um dos principais tipos de conteúdos do Instagram, ganhando mais destaque até mesmo que as publicações no feed, incluindo os reels.
Com uma ferramenta tão poderosa dentro desta rede social que conta com bem mais de 1 bilhão de contas ativas, você deve entender como fazer para aumentar o engajamento destes conteúdos.
Mais da metade dos usuários da rede social preferem os stories em comparação a outros tipos de conteúdos, mas ao mesmo tempo, as marcas não são eficientes para engajar seus seguidores por não oferecerem algo satisfatório para eles.
Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer este conteúdo que vai ensinar você algumas das melhores formas para aumentar o engajamento nos stories e ter mais seguidores no Instagram.
Quer saber quais são essas dicas? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o final. Vamos lá!
Você precisa ter um rotina e um planejamento para seus conteúdos de Stories do Instagram
A primeira dica é que você tenha um bom planejamento e uma rotina para publicar os conteúdos de stories no seu Instagram.
A principal verdade é que a maioria das pessoas físicas e das marcas não oferece uma frequência constante em seus stories e isso impacta ainda mais do que o próprio conteúdo.
Não adianta planejar um conteúdo excelente e que atente a tudo o que seu usuário precisa se você só faz isso uma vez a cada três meses.
Saiba que os algoritmos do Instagram dão muito mais valor aos perfis que são mais ativos na rede social, o que vai impactar diretamente na fidelização dos seus seguidores e trazer aumento no seu engajamento.
É a partir desse planejamento e da frequência de conteúdos que você vai se tornar uma parte importante da rotina para o dia a dia dos seus clientes, inclusive uma boa ideia é programar stories para não perder a data do post.
Logicamente, sabemos que a criação de conteúdos constantemente pode ser um grande desafio para muitas empresas, mas há estratégias para tornar isso melhor.
É o caso de você fracionar conteúdos extensos em pedaços menores e ir publicando-os pouco a pouco durante um período de tempo longo.
Você também pode produzir conteúdos para os stories que mostrem um pouco a respeito de como é a rotina das pessoas no dia a dia da empresa, uma espécie de “bastidores”.
A maioria dos usuários adora ver este tipo de conteúdo, e ele também é válido para pessoas que possuem a si próprias como a sua marca.
É uma forma de gerar um vínculo afetivo maior com os usuários e assim engajar muito mais em seus stories.
Faça uso de ferramentas para interagir com seus seguidores
Um dos diferenciais dos stories é que eles permitem o uso de várias ferramentas de interação, que ajudam a aproximar você da sua audiência e lhe trazem a possibilidade de conhecer seu público de uma forma mais ampla.
É o caso das perguntas ou das enquetes, por exemplo, como aquelas que permitem respostas “sim” ou “não”.
Com o tempo, você pode tornar as suas experiências de interação muito mais avançadas, e para isso pode utilizar testes ou quizzes, por exemplo.
Uma outra dica é abrir um espaço nos seus stories para que seus seguidores possam fazer perguntas e então responde-las em novos stories.
Além de gerar uma maior interação e fazer com que os usuários sintam-se ouvidos pelo seu perfil, este tipo de estratégia ainda vai ser eficiente para que você tenha muito mais conteúdo por mais tempo para publicar no perfil.
As enquetes são sempre ótimas opções para aumentar as curtidas nos Stories do Instagram
Nós comentamos anteriormente sobre como utilizar essas ferramentas de interação faz uma enorme diferença para o seu perfil, aumentando o engajamento dos usuários.
E entre essas ferramentas, não temos dúvidas de que as enquetes estão entre as melhores opções, visto que elas só exigem do seu seguidor um único clique, estimulando assim as suas interações.
É muito tentador para todos usuários que eles possam participar das enquetes de maneira rápida sempre que elas estiverem disponíveis em seu perfil, sentindo-se parte importante da sua conta.
Porém, tenham em mente que você jamais deve exagerar demais nas enquetes produzidas, tome cuidado também para não focar apenas neste tipo de contéudo.
Mescle-o com outras opções para que os usuários não sintam-se cansados e, além disso, não fuja do tema principal do seu perfil.
Muitas marcas querem tanto gerar interação que fazem enquetes sobre qualquer coisa e isso passa para os seguidores que eles estão muito desesperados por visualizações.
Deixe seus vídeos com áudio com legendas
Colocar conteúdos em vídeo nos stories é bem interessante e com certeza vai gerar muito engajamento para a sua conta.
Apesar disso, saiba que muitas pessoas e marcas erram ao não legendar esses vídeos, e isso faz com que você perca a oportunidade de que mais usuários consumam o conteúdo que está sendo passado ali.
Isso acontece porque é grande o número de pessoas que assistem stories sempre no mundo e que ligam o som do vídeo somente quando acham algo que é interessante.
Se você não legendar os vídeos dos seus stories, as pessoas vão acabar passando por ele sem que entendam do que se trata e, portanto, sem que se interessem.
O recurso da legenda é uma forma de chamar a atenção dos usuários e, mais do que isso, mostrar também que a sua empresa ou marca preocupa-se com a questão da acessibilidade.
Algumas outras estratégias que podem ser utilizadas é justamente aplicar filtros ou stickers que vão ajudar a atiçar ainda mais a curiosidade de um usuário para que ele liga o som do seu conteúdo.
Coloque hashtags para trazer mais engajamento aos seus stories
As hashtags são muito populares nas publicações no feed, seja uma imagem ou um reels, porém não é tão comum ainda que as marcas utilizem-nas em seus stories.
Deste modo, ao atentar-se a essa ferramenta, você pode fazer uma grande diferença para garantir que mais pessoas vão ser alcançadas pela sua publicação.
Ainda que o instagram só permita a utilização de uma hashtag de destaque por storie, você poderá esconder outras através da principal e assim direcionar o conteúdo para o seu público de maneira mais eficiente.
Lembre-se de evitar o uso de hashtags genéricas e focar somente naquelas que realmente servem para seu público-alvo principal.
Use a sua localização para que possa engajar mais seus Stories do Instagram
Por fim, há mais uma dica que pode fazer toda a diferença para que você aumente o engajamento dos Stories do Instagram
Colocar a localização ou a geolocalização em suas publicações de stories junto com as hashtags vai auxiliar no direcionamento do conteúdo para um público que será ainda mais relevante.
isso é ainda mais importante no caso de um negócio local, pois quando o usuário fizer uma busca pelo local ou cidade, os stories do seu perfil vão ser exibidos para ele nas pesquisas da rede social.
Conclusão
Como deu para ver aqui, é possível aumentar o engajamento dos seus stories no Instagram a partir de algumas estratégias básicas, mas muito importantes.
Aqui neste conteúdo, nós mostramos as dicas mais fundamentais para fazer toda a diferença nos resultados que você vai alcançar com as publicações de stories feitos no Instagram da sua marca.
O que achou do conteúdo de hoje sobre 5 Formas para aumentar o engajamento nos Stories do Instagram?