Até o final deste ano, a RadarFit visa a atingir mais de 10 milhões de missões saudáveis dentro do aplicativo, como atividade física, nutrição adequada, meditação e consumo de água
São Paulo, 24 de maio de 2024 – Com o objetivo de colaborar para a criação de hábitos saudáveis para o bem-estar físico e mental das pessoas, a startup brasileira RadarFit, criou uma experiência de meditação personalizada baseada em inteligência artificial (IA) que pode ser incorporada no dia a dia das pessoas. A solução foi desenvolvida com os recursos de IA Generativa do Microsoft Azure OpenAI Service e está disponível no aplicativo da companhia. A solução funciona de maneira personalizada, oferecendo programas direcionados às necessidades de cada usuário, visando a melhorar alguns sintomas relatados no aplicativo pelos usuários tais como fadiga, estresse ou insônia, por exemplo.
Este sistema avançado adapta-se em tempo real aos padrões de interação do usuário, oferecendo uma personalização que visa a aumentar significativamente a adesão e a frequência às práticas meditativas. “Nosso objetivo é que 60% dos usuários que iniciam uma sessão a completem totalmente, aumentando em 20% o número de usuários que realizam meditações mais de uma vez por semana”, explicou a CTO da RadarFit.
Além disso, o sistema de reconhecimento de imagem foi aperfeiçoado com tecnologia a IA. Agora, a RadarFit alcançou 98% de precisão na identificação e validação de fotos de missões relacionadas a hábitos saudáveis, reduzindo drasticamente a necessidade de revisão manual e a intervenção humana, bem como diminuindo os casos de fraudes. Essa melhoria na precisão ajuda não apenas na automação dos processos, mas também em oferecer um feedback mais preciso e confiável para os usuários, liberando o tempo gasto nessa atividade para ser dedicado a outras ações estratégicas do time.
Com as soluções da Microsoft, a RadarFit une tecnologia e saúde para levar benefícios significativos para os usuários. “Estamos não só antecipando as necessidades futuras em saúde digital, mas também redefinindo o que é possível em termos de cuidados personalizados e interativos”, enfatizou a CTO da RadarFit.
Epidemia global de hábitos não saudáveis
O mundo vive hoje uma epidemia global de sedentarismo e escolhas alimentares inadequadas e o nosso país ocupa o ranking de maior índice de sedentarismo da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No aplicativo, os usuários podem criar seus avatares em 3D e recebem uma personalização de rotina com planos alimentares, treinos personalizados, hidratações diárias, técnicas de mindfulness e acumulam moedas virtuais para trocar por prêmios reais. Hoje, por meio da integração da IA avançada e computação em nuvem no sistema de recomendações personalizadas e análise comportamental, houve uma retenção e engajamento de usuários na plataforma.
Outro objetivo é utilizar análises preditivas para prever riscos de saúde antes que eles se tornem problemas mais sérios, permitindo intervenções preventivas e mudanças de estilo de vida antes que doenças se manifestem. “Essa parceria estratégica nos posiciona na vanguarda da mudança, transformando o cuidado preventivo e a gestão da saúde em processos acessíveis e eficientes para todos. Nosso objetivo é promover um futuro mais saudável e ativo para as populações em todo o mundo”, explicou Jade Utsch, CEO da Radarfit.
“A migração para a plataforma Azure da Microsoft transformou a nossa infraestrutura, oferecendo escalabilidade elástica que se ajusta automaticamente à demanda dos usuários. Isso significa que podemos escalar nossos recursos sem interrupções, garantindo que o desempenho da aplicação seja sempre otimizado para a experiência do usuário. A eficiência em custos também melhorou, pois pagamos apenas pelos recursos que consumimos, adaptando-se dinamicamente às variações de carga de trabalho”, explicou Tatiany Duarte , CTO da Radarfit.
“Desde o momento que a RadarFit recebeu o investimento do fundo WE Ventures, o time da Microsoft trabalhou com as fundadoras para explorar o potencial das nossas tecnologias na otimização de suas soluções. Com a utilização da IA, a companhia está criando jornadas ainda mais personalizadas e assertivas para seus usuários, com base em cada perfil, o que contribui para atingir ainda mais hábitos saudáveis na plataforma”. ”, disse Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, novos negócios e startups em fase de crescimento acelerado na Microsoft Brasil.”. ”, disse Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, novos negócios e startups em fase de crescimento acelerado na Microsoft Brasil.
Até o final de 2024, a RadarFit visa atingir mais de 10 milhões de hábitos saudáveis, ampliando significativamente a base de usuários. Espera-se também dobrar a taxa de engajamento diário, graças à continuidade da inovação na plataforma e a colaboração estratégica com a Microsoft. A meta é não apenas aumentar a quantidade de usuários, mas também aprofundar o impacto qualitativo em suas vidas, ajudando-os a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar de maneira mais eficaz e satisfatória.
Hoje a RadarFit está presente em 15 países (todos na América), tem uma base de 1 milhão de pessoas e oferece o que nenhum outro aplicativo brasileiro conseguiu até hoje: reunir em uma só tecnologia atividade física, meditação, gamificação e recompensa imediata. A startup possui soluções para pessoas físicas ou jurídicas.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades de nossos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.