Startup cria linha “Robios” robôs que ajudam pessoas e indústrias e tem meta de faturar R$ 5 milhões em 2024
Os robôs estão gradualmente se integrando ao cotidiano da população. Vislumbrando as oportunidades desse cenário, a Human Robotics, startup que desenvolveu o primeiro robô brasileiro de autoatendimento Robios e telepresença, registrou crescimento significativo nos últimos anos. No ano passado, atingiu a marca de R$ 1,2 milhão, e neste ano almeja atingir R$ 4,8 milhões com seus robôs, que desempenham funções importantes tanto para indivíduos quanto para indústrias.
Incorporando um “rosto” com expressões programadas, como piscar e sorrir, o Robios aprimora a interação e cativa o público
“Essas máquinas estão se tornando parte integrante da vida cotidiana, capazes de realizar tarefas operacionais, atender ao público, no transporte logístico na indústria e desempenhar diversas outras funções”, explica Olivier Smadja, fundador e CEO da Human Robotics. “Isso reflete não apenas a crescente presença dos robôs, mas também a sua versatilidade e o impacto positivo em diversos setores”, destaca.
Um dos robôs que tem feito sucesso no Brasil são os que possuem uma abordagem mais humanizada, chamados de sócio-funcionais.
Um dos exemplos é o Robios GO, desenvolvido pela Human Robotics e fabricado em Curitiba, no Paraná. Este robô social, voltado para o autoatendimento, foi projetado para interagir de forma autônoma e até mesmo simpática com as pessoas. “Com um corpo robótico de 1,30m de altura e com o rosto em formato de tablet, o Robios GO pode ser utilizado em diversas situações, como atendimentos, triagens, tours, marketing e podendo até auxiliar durante as compras”, explica Olivier.
Essa tecnologia já está presente em supermercados, lojas, showrooms e eventos. “No atendimento, o robô participa de conversas, questiona sobre as necessidades dos clientes e conduz pesquisas de satisfação. Na área de publicidade, ele promove produtos, faz demonstrações, capturando a atenção do público. Essa versatilidade do robô evidencia sua aplicação em diversos cenários para melhorar a interação e a experiência do cliente”, diz.
O Robios interage
O simpático robô da “oi”, agradece e cria uma conexão mais próxima, pois o seu “rosto” utiliza expressões programadas, como piscar e sorrir, para aprimorar a interação e encantar o público.
Olivier conta que para criar interações mais realistas, as respostas são geradas utilizando a inteligência artificial (IA). “Assim, os robôs adotam uma abordagem amigável e descontraída, podendo estabelecer diálogos que facilitam o atendimento em diversos setores ou em segmentos específicos. Dessa forma, as pessoas se sentem à vontade para responder às perguntas inseridas nos diálogos”.
No atendimento, o Robios Go pode também auxiliar a enriquecer a base de dados de clientes, por meio de pesquisas e registro de suas atividades, gerando insights e aprimoramento da compreensão do cliente para o fortalecimento das estratégias de negócios. “Isso representa uma vantagem para o estabelecimento porque permite compreender melhor as preferências e comportamentos dos clientes. Essas informações valiosas possibilitam a adaptação rápida às demandas do mercado, a oferta de experiências mais personalizadas e, consequentemente, a fidelização do cliente. Essas ferramentas se destacam como recursos essenciais para impulsionar a eficiência operacional e fortalecer o relacionamento com o público-alvo”, afirma.
O sucesso dos robôs da Human Robotics não se limita apenas à interação com os clientes com o Robios Go.
Robios Cargo para atuação em indústrias
A empresa também fabrica o Robios Cargo, que atua na indústria, auxiliando no transporte de cargas. Sua atuação se destaca, pois possui uma abordagem solicita e agradável, como se fosse um verdadeiro colega de trabalho, estabelecendo diálogos e sendo cordial. “Ele automatiza o transporte interno nas indústrias e torna o transporte de cargas seguro e eficiente, especialmente em ambientes fabris, e ainda interage com os demais funcionários. Dessa forma, juntos, funcionários e robôs, conseguem realizar uma série de atividades, antes repetitivas, de maneira mais eficiente e ágil”, afirma Olivier.
Sua inteligência artificial e seus sensores, como câmeras de profundidade e visão computacional, garantem precisão em seus deslocamentos.
Controle manual ou por interação
O Robios Cargo pode ser chamado e enviado para qualquer ponto da indústria, seja por controle manual ou integração de sistema, possibilitando o monitoramento em tempo real de seu trajeto. Com capacidade de carga de até 40 quilos, sua estrutura integrada possui um layout de transporte configurável, adaptando-se às diferentes formas de cargas que precisam ser transportadas. “Assim, os robôs interativos e simpáticos conquistam a equipe, tornando o trabalho diário dos profissionais mais fácil, preciso e até mesmo mais divertido”, afrima Olivier.
Mercado de robótica
O emprego de robôs no Brasil está em crescimento tanto na indústria quanto nos serviços. O país aparece no ranking mundial entre os 20 com maior estimativa de receita com a venda de robôs. Espera-se que o valor atinja a marca de US$ 390 milhões até 2027.
No mundo o mercado de robótica deve ultrapassar os US$ 260 bilhões em 2030, conforme o levantamento da consultoria BCG (Boston Consulting Group).
Para isso, a Human Robotics desempenha um papel fundamental nesse cenário em evolução. “Nosso compromisso é criar robôs sociais funcionais que automatizem e executem atividades repetitivas ou até mesmo perigosas”, conclui o CEO da empresa.
A empresa possui outros robôs em seu portfólio, como o Robios Inspector, dedicado à inspeção de gôndolas; o Robios Avatar, um agente de autoatendimento personalizável e autônomo operando em tablets Android; e o Robios Totem, um totem interativo e humanizado utilizado em diversas áreas, incluindo publicidade, marketing e na indústria.
Paara mais informações sobre a Robotics: https://www.humanrobotics.ai