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Distribuição digital: Entenda o segredo das músicas na internet

por Paulo Fernandes Maciel

Distribuição digital: Entenda como funciona o “segredo” para o sucesso das músicas na internet


“Você pode ter a melhor estratégia de marketing do mundo, se os ouvintes não conseguirem encontrar a música, ela não vai fazer sucesso”, explica o especialista em distribuição digital da LUJO NETWORK

Já faz algum tempo que a internet é fundamental para o sucesso de uma música, com plataformas de streaming e redes sociais conectando artistas diretamente aos seus ouvintes, a visibilidade online tornou-se um fator determinante. Por isso, cada vez mais estratégias têm sido utilizadas para usar essas plataformas a seu favor, como a distribuição digital, explica o especialista em distribuição digital da LUJO NETWORK, Jeff Nuno.

“Atualmente, os artistas utilizam plataformas de streaming, como Spotify, para alcançar sua audiência. Elas oferecem acesso instantâneo a milhões de músicas e incentiva a descoberta de novos talentos, mas para conseguir isso não basta colocar as músicas na plataforma, mas sim ter toda uma estratégia para ampliar ao máximo esse alcance”, explica Jeff Nuno.

Distribuição digital

O que é a distribuição digital?


A distribuição digital é o processo que realiza a disponibilização de músicas de forma virtual, em plataformas de streaming e redes sociais para permitir que os usuários desses serviços tenham acesso facilitado às músicas, aumentando instantaneamente o seu alcance.

No entanto, com a popularização dessas plataformas e o grande volume de lançamentos diários, apenas colocar a canção no sistema não garante que ele tenha visibilidade, tornando necessário uma estratégia especializada para isso, a chamada distribuição digital.

Como é feita a distribuição digital de músicas profissionalmente?
De acordo com Jeff Nuno, as estratégias de distribuição digital profissionais são muito mais abrangentes do que apenas colocar as músicas na internet.

“Você precisa pensar no público alvo desde a composição da música, depois de criar uma música realmente direcionada para o seu público, você precisa disponibilizá-la nas plataformas digitais e, através de uma profunda análise de dados, entender em qual delas deve-se investir mais”.

“Além das estratégias de divulgação orgânica, também existem os investimentos que podem ser realizados de forma pontual, mas também é feito o incentivo de maneira orgânica da inclusão da música em playlists editoriais, que ajudam a impulsionar, sempre de forma muito estratégica e direcionada, a música”, afirma Jeff Nuno.


Sobre Jeff Nuno


Jeff Nuno é especialista e pioneiro em negócios no mercado digital no Brasil, graduado em música e MKT. O empresário mergulhou de cabeça no mercado do streaming e desde o final de 2018, ele passou a gerenciar seus próprios negócios de distribuição digital e expandiu sua área de atuação com escritórios na Espanha, Brasil e Estados Unidos. Atualmente, é uma referência no mercado, dividindo o sucesso com seus clientes que são: artistas, gravadoras e personalidades influentes no mundo digital. Atualmente, Jeff Nuno é dono da Lujo Network.

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