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Caminhões leves e médios elétricos da Fotom no mercado brasileiro

por Paulo Fernandes Maciel

Foton comercializa no Brasil linha de caminhões leves e médios com opção de semileve 100% elétrico


Foton, maior fabricante de veículos comerciais da China, com mais de 11 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, passa a atuar no Brasil, neste ano, oficialmente como subsidiária da Foton Motor Global. Embora seja uma fabricante “full range” de veículos comerciais, produzindo desde picapes até caminhões pesados, a empresa opera no mercado brasileiro, neste momento, com um portfólio voltado para Caminhões leves ou segmento de caminhões vocacionados para operações logísticas urbanas.

Presente no mercado brasileiro de Caminhões leves desde 2011, a fabricante conta com rede composta por cerca de 30 revendas em dez estados e no Distrito Federal

Atualmente a montadora comercializa quatro modelos de caminhões no Brasil, através de uma rede de cerca de 30 concessionárias estrategicamente distribuídas por dez estados e o Distrito Federal.
São os modelos Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 A/B e o elétrico iBlue 6T, projetados para atender as principais necessidades do crescente mercado de transporte e logística urbana no País, especialmente o “e-commerce”. Todos os modelos são importados da China e estão homologados para operar em território brasileiro.

A Linha Aumark, totalmente renovada na China, contempla caminhões leves e médios Euro 6 e, também, um modelo semileve 100% elétrico


“A Foton está presente no Brasil desde 2011. Sempre trouxemos para este mercado nossos mais modernos caminhões. Nosso portfólio atual tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton Motor Brasil.

Conheça os veículos que a montadora comercializa no País:


Aumark S 715


O Aumark S 715 é um dos caminhões leves com Peso Bruto Total (PBT) de 7.000 kg e capacidade de carga útil de mais de 4.500 kg. Tem potência de 150 cv e torque de 400 Nm. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 9.000 kg.
O trem de força é composto por motor Cummins F2.5 e transmissão ZF/5S408 de cinco marchas. Seu tanque de alumínio tem capacidade para 120 litros de combustível.
A cabine de design moderno oferece funcionalidade e conforto para o motorista. Entre os itens de série, o Aumark S 715 traz volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro, sensor de ré, ar-condicionado eletrônico, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.


O caminhão possui dimensões para proporcionar agilidade em entregas urbanas: tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm, altura de 2.250 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.
Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). Já o freio de estacionamento tem câmara de molas acumuladoras.

Caminhões leves


Aumark S 916


Testado e aprovado nas grandes cidades da China, o caminhão leve Aumark S 916 oferece robustez e agilidade para entregas de cargas em ambientes urbanos.
Trata-se de um veículo com design moderno, alta tecnologia embutida e itens de série que atendem os clientes mais exigentes. O Aumark S 916 tem Peso Bruto Total (PBT) de 9.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 6.021 kg. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 12.000 kg.


Aliado à confiável transmissão ZF/6S558 de seis marchas, seu motor Cummins F3.8 de 160 cv e torque de 500 Nm garante a potência necessária para operações eficientes em cidades e rodovias. O tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de combustível.


Entre itens de série, o Aumark S 916 traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão possui dimensões ideais para serviços de transporte que exigem alta capacidade de carga e agilidade. Tem comprimento total de 6.920 mm, largura máxima dianteira de 2.136 mm, altura de 2.280 mm e distância entre eixos de 3.800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm.
Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Equipado com modernas tecnologias de frenagem, o Aumark S 916 tem freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).


Aumark S 1217 A/B


O Aumark S 1217 A/B é um caminhão médio que oferece, em um só pacote, força, modernidade e agilidade para os serviços urbanos e interurbanos de entrega de carga. O veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 11.500 kg, com capacidade máxima de carga útil de mais de 8.000 kg e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 14.000 kg.
O Aumark S 1217 A/B vem com motor Cummins F3.8 de 170 cv e torque de 600 Nm, além de transmissão ZF/6S558 de seis marchas. Sua cabine apresenta design moderno e traz diversos itens de série, como volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
Com muita potência para percorrer rodovias, o Aumark S 1217 A/B é também desenhado para atravessar ambientes urbanos com desenvoltura: tem largura máxima dianteira de 2.190 mm e altura de 2.335 mm. Seu comprimento total chega a 7.995 mm e a distância entre eixos atinge 4.500 mm. O comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm.
O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O Aumark S 1217 A/B vem com freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

Caminhões leves


iBlue 6T

Um dos mais modernos veículos da Foton já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil. Trata-se do iBlue 6T, caminhão semileve 100% elétrico que não emite poluentes.
Comprometida com a preservação do meio ambiente e com práticas sustentáveis, a Foton é hoje uma das principais fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo. A empresa empregou no iBlue 6T toda a tecnologia disponível para a criação de um caminhão ecologicamente correto e extremamente eficiente em operações de transporte e logística.
O veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. Além disso, vem equipado com baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

Baixo custo operacional


Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. Por ser elétrico, proporciona baixos custos de operação, evitando gastos com combustível.
Com a potência necessária para levar muita carga por cidades e rodovias, o iBlue 6T tem uma cabine que proporciona o conforto de um carro. Entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.
O veículo possui comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm.
O iBlue 6T vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.

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