Home Games Futebol: Como adaptar seu jogo a diferentes superfícies?

Futebol: Como adaptar seu jogo a diferentes superfícies?

por Carlos Augusto Queiroz

Veja como melhorar a performance no futebol de acordo com a superfície que está sendo usada para a prática do esporte

Apesar de ser um esporte mundialmente amado, não podemos dizer que o futebol é uma prática esportiva que se limita apenas aos gramados que estamos acostumados a ver pela televisão. Afinal, este é um esporte superdinâmico e vai além dos limites dos campos já tradicionais. É exatamente por isso que os jogadores devem saber se adaptar a diferentes superfícies. Isso vale tanto para profissionais quanto para amadores.

Em um mundo tão diversificado, muitas equipes têm que enfrentar diferentes desafios em torno da superfície onde a partida vai ser realizada. Um dos itens mais importantes para determinar se o jogador vai fazer um bom jogo é o uso da chuteira, o modelo deve ser escolhido de acordo com a superfície na qual o jogo vai acontecer. Por exemplo, se a partida vai ocorrer em um gramado sintético, o mais recomendado é usar uma chuteira com travas de borracha, já que são mais leves e trazem mais conforto ao jogador.

Para entender melhor sobre o assunto, abaixo, você confere uma lista com diferentes tipos de superfícies que podem ser usadas para uma partida de futebol e como deve ser a preparação para isso.

Grama sintética

O gramado sintético tem se tornado cada vez mais comum e tem sido utilizado tanto em centros de treinamento quanto em estádios urbanos ou ligas amadoras. A grama sintética tem a capacidade de absorver com mais eficiência a umidade e a água, por isso seu uso cada vez maior nos campos ao redor do mundo. Além disso, sua manutenção é mais simples do que a grama natural, sendo necessária apenas a varrição e a reposição dos grãos da borracha. Nesse tipo de gramado, o mais indicado é usar uma chuteira com trava de borracha. Ainda, por ser um solo mais duro, chuteiras leves são as mais recomendadas.

Grama natural

O gramado natural é justamente o oposto da grama sintética. Assim, a principal diferença entre elas é a manutenção e geralmente a altura do gramado, que costuma ser um pouco mais alto. Ainda, a absorção desse tipo de grama é diferente, e muitos estádios têm aderido ao modelo híbrido de campo, juntando os dois tipos de gramado para que a performance do jogador não seja atingida. No entanto, quando uma partida é realizada nesse tipo de solo, chuteiras com travas de alumínio são as mais recomendadas, pois a aderência delas é maior.

Futebol de rua

Nem sempre uma partida de futebol acontece em solos regulares e muito bem cuidados. Aliás, muitas partidas amadoras acontecem na rua, e o asfalto, muitas vezes, é a melhor opção para quem quer jogar uma partida com os amigos. Como o solo é irregular, as táticas do jogo devem ser pensadas em cima desse fato para que a performance seja a melhor possível. Vale lembrar que o futebol de rua é a realidade de muitos jovens que, infelizmente, não têm a chance de jogar em campos com gramados sintéticos ou naturais.

Quadras indoor

Como o próprio nome já diz, a quadra indoor é utilizada em lugares fechados, principalmente no futsal, esporte que costuma ser praticado em quadras cobertas. Esse tipo de piso normalmente é antiderrapante e fácil de limpar, pois está em lugar fechado e sem contato com a sujeira presente do lado de fora. Nesse tipo de solo, o indicado é usar um modelo de chuteira próprio para a prática do esporte, assim o jogador não vai ter a performance afetada e vai jogar muito melhor.

Leia também: Como funciona a categoria de base e a formação de jogadores no futebol?

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações