Com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente, o projeto está entre os finalistas da 10ª edição do programa de cidadania corporativa da Samsung
Um grupo de quatro alunas do Instituto Federal de Rondônia, no campus de Porto Velho, está entre os 10 finalistas do Solve For Tomorrow Brasil, com um protótipo multifuncional de baixo custo com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente. Em sua 10ª edição no Brasil, o programa global de cidadania corporativa da Samsung é conhecido por incentivar alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções criativas com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Atualmente na etapa de mentorias, a próxima fase da programação está prevista para 16 de novembro, quando serão abertas as votações para Júri Popular.
A ideia do projeto surgiu a partir de uma pesquisa interna conduzida pelas alunas. O grupo observou que há uma baixa utilização em produtos de fotoproteção, principalmente pelo alto preço sugerido desses produtos no mercado. Outras duas problemáticas foram levantadas pelas alunas antes da criação do protótipo: a incidência solar, que é muita intensa na região de Porto Velho, e contribui para um envelhecimento precoce da pele; e a questão dos insetos vetores, que são uma questão de saúde pública na região. Esses mosquitos são responsáveis pela transmissão de doenças como Chikungunya, febre amarela, leishmaniose, malária e o vírus Zika.
“Esse protótipo multifuncional foi pensado para chegar à população que mais precisa. Ele visa a obtenção de um produto de baixo custo, utilizando plantas de fácil acesso e cultivo de nossa Biodiversidade Amazônica, com substâncias que são menos agressivas ao meio ambiente. Verificou-se a necessidade de vincular ao produto a repelência contra insetos e essa é a inovação da nossa proposta, pois não encontramos nada parecido no mercado. Também descobrimos que se tratava de um desafio, por isso buscamos introduzir ao projeto a nanotecnologia. De uma forma interdisciplinar, a equipe percebeu que poderia utilizar nanociência para tentar solucionar o desafio”, afirma Minelly Azevedo da Silva, professora na disciplina de Fundamentos da Química Experimental e orientadora do grupo.
“O Solve For Tomorrow é uma iniciativa criada para dar visibilidade a projetos inovadores que são desenvolvidos dentro de instituições públicas de ensino. O programa também visa proporcionar um desenvolvimento pessoal e acadêmico aos alunos envolvidos, bem como apresentar à sociedade novas soluções para demandas e problemáticas das mais diversas esferas”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito satisfeitos em observar o protagonismo dos alunos de Porto Velho em mais uma edição do programa e ansiosos para ver como sua ideia fará a diferença na vida da comunidade local”.
“Esse projeto de Porto Velho é um exemplo de como, ao trabalhar com projetos na escola, docentes e estudantes podem inovar tanto na criação de uma solução para um desafio real quanto nas formas de ensinar e aprender”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil. “Ficamos muito felizes em conhecer, todos os anos, propostas criativas como essa, que surgem e se desenvolvem em escolas públicas de todo o país”.
Atualmente trabalhando na ação repelente do protótipo, a equipe está passando pelas mentorias oferecidas pelo programa. Segundo Minelly, essa é uma etapa bastante proveitosa para os alunos, pois é quando eles recebem informações e dicas importantes para o avanço do projeto. “A mentoria é o espaço em que eles recebem novos olhares sobre o protótipo. Além disso, existe um acompanhamento muito próximo por parte do mentor. Ele olha com cuidado o diário de bordo produzido pelos estudantes e consegue dar dicas que, muitas vezes, nós orientadores, não conseguimos passar”. Para a educadora, a mentoria é importante também por manter os alunos imersos, engajados e interessados na solução que estão criando.
“Gosto muito dessas ações da Samsung porque proporcionam aos estudantes a oportunidade de apresentar as propostas que são desenvolvidas nas instituições públicas. Temos muitas escolas da rede pública que oferecem ensino de qualidade e esse tipo de programa é um incentivo para criarmos soluções por meio da abordagem STEM. Além disso, é uma iniciativa que aumenta a conscientização sobre questões sociais da comunidade em que vivemos, ao mesmo tempo em que promove o trabalho em equipe e ajuda os alunos a aprimorarem habilidades de comunicação e trabalho coletivo”, afirma a professora. “Estamos muito contentes de estar na final porque mostra a importância do que estamos fazendo e reforça nosso compromisso de proporcionar uma educação e um ambiente acadêmico de qualidade aos alunos”.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os dez finalistas da edição.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.