Todos os anos, líderes globais e agentes de mudança se reúnem para avaliar o progresso e idealizar soluções para enfrentar os desafios mais urgentes do nosso planeta. As Nações Unidas relataram que o mundo não está no caminho certo para cumprir os Objetivos Globais até o prazo de 2030. É por isso que, neste momento crítico, é mais importante do que nunca conseguir um lugar à mesa para os jovens participarem de conversas cruciais, que decidirão o nosso futuro coletivo e definirão caminhos para mudanças significativas.
Durante a Semana do Clima e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), quatro Jovens Líderes da Generation17 demonstraram como a juventude pode ser uma força motriz para mudanças positivas. A Generation17, uma iniciativa em parceria entre a Samsung e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teve uma presença significativa durante a 78ª Sessão da AGNU.
Este ano, o SDG Summit aconteceu em um cenário de questões globais complexas. Como jovens que dão contribuições significativas para os Objetivos Globais, os Jovens Líderes Daniel Calarco, do Brasil, Máximo Mazzocco, da Argentina, e Tafara Makaza, do Zimbábue, foram convidados a participar no segmento jovem do Fim de Semana de Ação dos ODS para destacar o impacto das suas organizações e compartilhar um apelo à ação para acelerar o progresso.
Máximo, que é fundador da Eco House e um importante ativista climático da Argentina, falou sobre os desafios que os jovens enfrentam para promover mudanças nos Torchbearers para os ODSs: Envolvimento Significativo da Juventude e no evento Agenda 2030. Ele deu o conselho de “agir localmente, mas pensar globalmente. Lembre-se dessa frase e seja solidário com as pessoas de casa”.
No dia seguinte, Tafara, cofundador da Fixa com sede no Zimbabué, falou sobre como a sua empresa promove oportunidades de emprego sustentáveis na economia informal. Ele comentou do papel impactante que a tecnologia desempenha no seu trabalho, afirmando: “Estamos criando um LinkedIn para os ‘linkados’. Não há inclusão financeira sem inclusão econômica”.
Paralelamente à Semana do Clima, AY Young, performer e criador do Project 17 dos Estados Unidos, estreou seu álbum sobre os Objetivos Globais em Música para o Impacto: Comunidade, Paz e Progresso. Durante o evento, AY liderou um painel de discussão com líderes empresariais e sem fins lucrativos, artistas e diplomatas que exploraram a profunda influência da narrativa e da música na motivação das pessoas a agir em prol dos Objetivos Globais.
Cassandra Geiger, Gerente Sênior de Sustentabilidade Corporativa da Samsung Electronics América, juntou-se à conversa e forneceu informações sobre como a Samsung aproveita o poder da inovação e da colaboração aberta para os Objetivos Globais. Ela enfatizou o papel da Samsung e do PNUD em equipar os jovens líderes com as ferramentas e a tecnologia para o avanço de suas organizações. Ela disse: “Como parte da iniciativa, a Samsung e o PNUD firmaram uma parceria não apenas para elevar suas plataformas e ajudá-las a alcançar novos públicos, mas também para fornecer-lhes a tecnologia e as conexões que os jovens líderes precisam para ajudar a alcançar seus objetivos”.
Para fazer o mundo avançar e alcançar os Objetivos Globais, é claro que os jovens precisam de acesso a oportunidades que ajudem a impulsionar soluções e a mobilizar a sua geração para agir. A Generation17 é uma iniciativa da Samsung e do PNUD, que aproveita a tecnologia móvel para ampliar a criatividade e as histórias de Jovens Líderes que já estão causando um impacto incrível no progresso dos Objetivos Globais em suas próprias comunidades ao redor do mundo. Desde o seu lançamento, a Generation17 reuniu 17 Jovens Líderes de seis regiões que estão trabalhando em questões que dizem respeito a todos os Objetivos Globais.
A Semana do Clima e a AGNU proporcionam uma plataforma influente e impactante para que as suas vozes sejam ouvidas na tomada de decisões globais. A Samsung se orgulha e se inspira nesses Jovens Líderes, e continuará aplicando o poder da tecnologia para aumentar a conscientização sobre os Objetivos Globais e para empoderar as comunidades, a fim de darem pequenos passos que resultem em mudanças positivas.