Home Noticias Equipe Nissan de Fórmula E garante pódio no E-Prix de Roma

Equipe Nissan de Fórmula E garante pódio no E-Prix de Roma

por admin

ROMA, Itália – A Equipe Nissan de Fórmula E garantiu seu primeiro pódio na Temporada 2022/2023 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E no E-Prix de Roma, com Norman Nato conquistando um excelente segundo lugar na 14ª Rodada, no domingo.

Depois de apresentar um forte desempenho na qualificação, o piloto francês fez a largada na prova de 24 voltas em terceiro, avançando para o segundo lugar logo no início da corrida e mantendo um ritmo competitivo durante toda a prova, com incríveis manobras defensivas nas últimas voltas, até conquistar o pódio. Na 13ª rodada, no sábado, Nato foi pego por uma bandeira vermelha tardia na qualificação, o que prejudicou seus esforços na última volta e fez com que ele largasse do meio do pelotão. Mas uma batalha impressionante travada depois da bandeira vermelha da metade para o fim da corrida permitiu que ele avançasse para o 7º lugar, marcando 6 pontos.

Sacha Fenestraz classificou-se em terceiro na 13ª rodada, no sábado, com uma largada rápida que o levou à liderança da corrida, mantida por várias voltas. Infelizmente, a longa interrupção com a bandeira vermelha e a confusão em relação ao número de voltas da corrida fizeram com que o piloto franco-argentino excedesse o consumo de energia, o que o obrigou a começar a economizar e a cair no pelotão, terminando a prova em décimo.

Já na rodada do domingo, um problema elétrico em um dos componentes comuns impediu que ele participasse da terceira sessão de treinos livres e da qualificação e, durante a corrida, um problema técnico o obrigou a fazer um pit stop. Fenestraz cruzou a linha de chegada em 16º lugar.

A Fórmula E volta a correr nas duas últimas etapas da Temporada 9 daqui a duas semanas, quando a categoria segue para Londres para as rodadas 15 e 16.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Confirmamos nosso ritmo mais uma vez neste fim de semana, principalmente na qualificação. O Sacha largou em terceiro no sábado e o Norman foi pego por uma bandeira vermelha, enquanto no domingo o Norman largou em terceiro, mas o Sacha teve um problema no sistema elétrico. A primeira corrida deste fim de semana não nos favoreceu. O Sacha subiu do terceiro para o primeiro lugar logo no início e manteve a liderança por várias voltas. Entretanto, depois da bandeira vermelha, houve certa confusão em relação ao número de voltas da prova. Isso foi corrigido com algumas voltas na relargada, mas até lá o Sacha já tinha excedido o consumo com a liderança e precisou desacelerar, perdendo várias posições. No domingo, o Norman fez uma excelente corrida. Ele danificou um pouco a asa dianteira logo no início, mas continuou avançando e ganhou uma posição, que foi muito bem defendida até o fim da corrida, garantindo um final de prova no pódio. É muito bacana ver como todos trabalharam em equipe de forma intensa contra o relógio durante o fim de semana para conquistar este resultado, apesar dos desafios que enfrentamos. Agora queremos levar este ritmo e o espírito de equipe para Londres, para terminar a temporada em alto nível por lá”.

Norman Nato:
“Estou bem contente com a performance de hoje, ficamos satisfeitos com as qualificações, mas sabíamos que a corrida seria mais difícil. Eu me senti muito bem no carro durante todo o fim de semana, foi difícil a parte da energia, mas consegui gerenciar bem. A estratégia foi perfeita, brigamos muito e isso demonstra os progressos que fizemos como equipe nesta temporada. Também foi incrível pontuar nos dois dias, conseguimos nos recuperar com força no sábado e merecemos aquele final de prova no top 10. Vamos curtir este resultado com nossa atenção voltada a avançar ainda mais em Londres no fim do mês”.

Sacha Fenestraz:
“Eu fiquei feliz com a qualificação no sábado em uma pista difícil e estava me sentindo bem na liderança, mas depois da bandeira vermelha houve certa confusão em relação ao número de voltas da corrida e, quando nos demos conta, eu teria que economizar mais energia do que previsto e isso nos custou várias posições. O domingo foi frustrante com um problema elétrico, que nos fez perder a qualificação, mas a equipe fez um trabalho fantástico para nos colocar de volta na pista para a corrida. Tínhamos claramente o potencial para um forte resultado neste fim de semana e isso foi demonstrado pelo Norman. É muito bacana vê-lo no pódio e esperamos poder competir na frente do pelotão novamente em Londres”.

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: https://brazil.nissannews.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações