Durante este mês de junho, a Nissan América do Sul adere à comemoração do Pride Month com ações que reforçam o compromisso de seus colaboradores em gerar a mudança hoje, contribuindo para uma sociedade melhor no futuro, fomentando uma cultura de inclusão e pertencimento em toda a região
América do Sul – Com um claro compromisso anunciado em seu plano global Ambition 2030, a visão de longo prazo da Nissan para impulsionar uma mobilidade mais limpa, segura e inclusiva, a empresa continua trabalhando na América do Sul para fomentar a inclusão entre colaboradores, clientes e parceiros de negócios, em todas as etapas e áreas da empresa.
“Estamos convencidos de que a diversidade constitui oportunidades de desenvolvimento e crescimento por meio da inclusão de novas ideias, múltiplos de pontos de vista e experiências. Ao fomentar o respeito pelo outro e compartilhar nossos pontos de vista, nossa empresa será mais forte e sustentável no futuro”, declara Guy Rodriguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul.
Neste sentido, a Nissan tem implementado diversas iniciativas e ações para impulsionar a diversidade, equidade e inclusão (DEI).
- Recentemente, a empresa conduziu uma análise de disparidades salariais de gênero e garantiu que não existem diferenças de remuneração entre seus colaboradores por questões relacionadas ao gênero. Além disso, foi feita uma análise do processo de desenvolvimento de talentos e do plano de sucessão de posições executivas, incluindo ferramentas de tutoria e mentoria1.
- Em 2021, a Nissan América do Sul subscreveu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, ratificando seu compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na Argentina, Brasil, Chile e Peru.
- Naquele mesmo ano, a empresa firmou outras parcerias de relevância:
- Com a Pride Connection para um escopo regional, marcando uma nova etapa na construção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, bem como intercâmbios de boas práticas com outras empresas associadas a esta rede na Argentina, Brasil, Chile e Peru.
- Com o Instituto Identidades de Brasil, para trabalhar em conjunto planos com diferentes abordagens para enriquecer a cultura corporativa e impactar a sociedade de forma positiva2.
- Paralelamente, crescem os grupos de trabalho de colaboradores voluntários de toda a região com foco no empoderamento das mulheres, a comunidade LGBTIQ+, pessoas de diversas etnias raciais e com deficiência. Estes 4 grupos impulsionam as propostas em cada um dos pilares.
- Por exemplo, neste mês de junho, e equipe de voluntários que integra o grupo de afinidade “True Colors” (que desenvolve atividades em torno da inclusão da comunidade LGBTIQ+) está realizando uma ação de conscientização e renovação dos compromissos entre os colaboradores da América do Sul, para construir um ambiente inclusivo.
- Priorizando o bem-estar de seus talentos, a Nissan aposta na flexibilidade para melhorar a experiência de trabalho, abrindo espaço para um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tendo sido a primeira empresa automotiva na região a permitir até 80% das horas trabalhadas na modalidade remota. A empresa inclui uma declaração de não discriminação em todos os anúncios de vagas de emprego, para atrair e contratar talentos diversos.
O compromisso da Nissan é oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial. Os acordos e compromissos refletem o trabalho realizado na Nissan América do Sul para construir uma cultura de pertencimento, para que colaboradores, clientes e parceiros de negócios se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.
Nissan DEI.
A cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan se baseia do conceito claro que “Melhores conversas levam a melhores ações”, além de cinco princípios norteadores que formam a base para construir uma cultura diversa e inclusiva.
- Transparência: Ouvir e falar com intenção;
- Coragem: Fazer questionamentos e inovar;
- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas;
- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa;
- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos.
Temos um compromisso com os membros da nossa equipe, parceiros de negócios e clientes por meio da criação de uma força de trabalho e uma cultura que ajudem a potencializar as competências de cada colaborador:
- Pessoas: Valorizamos o potencial individual dos colaboradores, para que façam melhor trabalho de suas vidas;
- Cultura: Construímos um ambiente seguro, que nos permite impulsionar a inovação;
- Stakeholders: Criamos oportunidades para nossos colaboradores, consumidores, distribuidores, fornecedores e a comunidade.
Desenvolvemos estratégias para:
- Recrutamento: Temos o compromisso de manter uma força de trabalho diversa;
- Retenção: A Nissan tem o objetivo de oferecer carreiras enriquecedoras para que seus colaboradores possam maximizar seu potencial e ter acesso a grandes oportunidades;
- Capacitação e experiências: apoiando nossa estratégia DEI por meio do aprendizado, compreensão e conexão, impulsionando a trajetória de cada colaborador. Oferecemos capacitações presenciais e virtuais aos colaboradores com foco em temas de DEI, incluindo equidade racial, pertencimento LGBTQIA+ e inclusão da deficiência, bem como experiências relacionadas ao bem-estar físico, emocional e mental.
Saiba mais: acesse https://brazil.nissannews.com/pt-BR
- Para o estudo de disparidade salarial de gênero, a equipe conduziu uma auditoria interna para garantir que todas as políticas de remuneração evitassem qualquer tipo de viés e fossem imparciais. Em relação à análise de gênero no processo de desenvolvimento de talentos, a Nissan conta com um processo anual por meio do qual é feito um follow-up de gênero, garantindo o desenvolvimento individual dos talentos mapeados, que são acompanhados por mentores e programas de crescimento.
- Junto com o ID_BR, foram realizados workshops e treinamentos online em toda a América do Sul, e presenciais na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, totalizando mais de 2.000 colaboradores na região, para promover uma melhor compreensão daquilo que se entende quando falamos de raça, etnias e equidade, buscando aumentar a conscientização e a inclusão.