Há quatro anos na empresa, o executivo fala sobre o papel estratégico da área de RH , especialmente durante a pandemia
Na Samsung Brasil, cuidar de pessoas é um dos principais objetivos da área de Recursos Humanos, liderada por Fauze Diab, e que vai muito além de processos administrativos de recrutamento, documentos e remuneração. Nesta entrevista exclusiva, ele compartilha sua percepção sobre a importância do setor para o avanço das grandes empresas, bem como para o desenvolvimento individual de cada colaborador. Além disso, o diretor sênior de Recursos Humanos da companhia fala um pouco sobre seu dia a dia na Samsung e quais são os principais desafios e oportunidades da área atualmente. Leia ao conteúdo na íntegra abaixo.
Newsroom: Fale um pouco sobre sua carreira. Como chegou à sua área de atuação?
Fauze: Comecei a trabalhar na área de recursos humanos ainda muito jovem e me identifiquei bastante. Em função disso, minhas experiências seguintes foram todas nesse mesmo setor, mas em diferentes empresas. Em uma delas, atuei por 28 anos, e desenvolvi a maior parte da minha trajetória profissional. Esse foi um período enriquecedor, pois absorvi muito conhecimento em diferentes territórios de Recursos Humanos. Trabalhei em subsetores e atuei diretamente com folhas de pagamento, benefícios, remuneração, relações sindicais, recrutamento, desenvolvimento organizacional entre outras. Ou seja, tive a chance de ter contato com todas as áreas de RH efetivamente, até alcançar uma posição de liderança.
Durante um tempo atuei em projetos de aquisição e integração de empresas internacionais para um companhia brasileira. Também fui consultor, o que me trouxe uma experiência enriquecedora, porque eu pude mudar um pouco de lado e obter outra perspectiva. Como consultor também atuei diretamente com projetos, o que foi totalmente novo para mim. Minha chegada aqui representou um desafio novo na minha carreira, pois sempre trabalhei com a indústria. Além disso, me deparei com uma empresa multinacional com uma cultura diferente e de um tamanho surpreendente. Foi uma mudança muito significativa e positiva para mim.
Newsroom: Para você, como é trabalhar em uma empresa de tecnologia e, mais especificamente, na Samsung, que é tão reconhecida por produtos e serviços atrelados à inovação?
Fauze: Ter vindo para a Samsung foi algo muito gratificante. Eu atuei por bastante tempo na indústria química, que é um setor no qual não se tem muito contato com o produto final. Quando vim para cá, pude perceber quão satisfatório é estar em uma empresa que coloca o produto final em suas mãos. A Samsung desenvolve produtos que vemos e usamos em casa, que estão nas mãos das pessoas, nos shoppings e nas ruas. É muito bacana acompanhar o trabalho que é feito dentro da empresa e como isso chega ao mercado. Dá uma sensação de orgulho por estarmos inseridos no processo.
Do ponto de vista profissional, apesar de já ter uma carreira consolidada, minha chegada à Samsung me trouxe uma percepção nova de processos. A área de Recursos Humanos, no geral, costuma ser muito processual, mas quando cheguei aqui me deparei com o dinamismo de uma empresa de tecnologia. A velocidade é outra. Então, eu pude contribuir com essa minha experiência em planejamento e organização de métodos, mas também aprendi muito em termos de agilidade na execução e entrega.
Também é muito fascinante esse desejo em comum que os colaboradores da companhia têm de ser e fazer sempre o melhor. Buscamos entregar o melhor produto e colocar a Samsung em primeiro lugar onde quer que esteja inserida. Eu e muitos outros funcionários se sentem dessa forma. Temos essa vontade de disputar e chegar no mais alto nível em tudo o que nos propomos a fazer. Isso é motivador e contagiante.
Newsroom: Fale um pouco sobre sua rotina de trabalho. Como é o dia a dia na Samsung?
Fauze: Internamente temos uma agenda de atividades bastante extensa no setor de Recursos Humanos, composta por processos previamente definidos, que precisamos aplicar ao longo do ano. O dia a dia está muito ligado ao desafio de envolver os colaboradores, incluindo gestores, e mostrá-los como a utilização desses processos irá beneficiar as suas rotinas de trabalho. Nosso principal objetivo é que eles entendam o valor do que é feito dentro da empresa e não que façam apenas porque precisa ser feito. Os processos do RH são importantes para alcançar metas e resultados e é isso o que nos propomos a mostrar aos funcionários todos os dias, quer seja um gestor ou não. Isso é feito pensando no desenvolvimento da equipe e da carreira do indivíduo.
Um desafio diário que temos é tocar essa agenda dentro dos prazos estipulados e mantendo os objetivos muito claros. Também temos o papel de entender os cenários em que estamos inseridos para atender às demandas de cada time. Por exemplo, quando fazemos uma reposição de vaga ou o processo de recrutamento, é importante saber quais são as necessidades de cada equipe para procurar candidatos com perfis que possam atendê-las. Ao mesmo tempo, precisamos levar em consideração que nada é automático, pois estamos falando de pessoas. É muito comum nos surpreendermos com candidatos na hora da entrevista com coisas que não identificamos em seus formulários de candidatura. Então todo esse processo precisa ser feito com atenção para ajustar cada time a alcançar seus resultados. Nesse sentido, o RH funciona como uma ferramenta para manter o time forte e motivado.
A comunicação interna também é uma parte importante desse trabalho, pois a utilizamos para alcançar os funcionários em todos os níveis e da forma mais clara possível. Para isso, estamos sempre atentos para adequar a linguagem que utilizamos em nossas comunicações. Além disso, também tenho a função de gerir os ativos e prestar serviços com toda a estrutura necessária para dar conforto e segurança aos colaboradores. Isso inclui restaurante, frota de carros, viagens corporativas, segurança predial, qualidade dos equipamentos de trabalho, entre outros. A gestão desses ativos é um pedaço do trabalho exercido para cuidar das ferramentas e do bem-estar geral de quem está trabalhando do escritório ou de casa.
Newsroom: Na sua opinião, como a empresa contribui para a motivação diária de seus colaboradores? Qual é o papel do RH nesse sentido?
Fauze: Em primeiro lugar, a gente busca oferecer uma chegada muito boa para os novos colaboradores. O início de tudo diz muito sobre a empresa e a gente sempre quer passar a melhor impressão possível. No primeiro dia assina todos os documentos legais, recebe os equipamentos de trabalho e os itens de benefícios como vale-refeição e carteirinha de assistência médica. São coisas sutis, mas que trazem uma boa impressão e a própria equipe traz esse feedback positivo para nós. Em segundo lugar, buscamos oferecer um bom processo de integração. Conhecer a empresa, os produtos e as áreas, promover uma integração melhor. Esse onboarding traz conhecimento para o colaborador sobre o tamanho e a cultura interna da empresa que ele está fazendo parte.
No mais, para quem está aqui, existe um cuidado em manter o funcionário informado sobre as novidades da empresa ao mesmo tempo em que o mercado recebe essas informações. Os colaboradores se orgulham de ver novas iniciativas acontecendo, produtos sendo lançados e divulgados, bem como entrevistas de executivos na imprensa sobre os mais diversos assuntos. Essa divulgação interna é muito importante para nós. Além disso, temos ações de reconhecimento para as equipes que trabalharam em projetos de destaque. É um jeito de criar esse engajamento e esse orgulho em relação à empresa. Por outro lado, observo também que parte desse comprometimento é fruto do próprio dinamismo da empresa. Sempre tem coisa nova acontecendo e isso encanta quem está aqui no dia a dia. E esse desejo da Samsung de ser o primeiro em tudo o que faz que nos mobiliza a todos.
Newsroom: Há quatro anos na Samsung, qual você considera ter sido o momento mais marcante da sua jornada na empresa até agora?
Fauze: A pandemia foi um período bem marcante porque era novidade para todos. A área de Recursos Humanos, principalmente, teve um papel mais decisivo na tomada de decisões, como é o caso do home-office. Tivemos que providenciar o necessário para que as pessoas trabalhassem de casa. Também tivemos que lidar com muitas dúvidas que não tinham respostas e, para isso, trabalhamos ao máximo as nossas comunicações. A princípio, todos acreditavam que seria coisa de um mês, mas vivemos e trabalhamos assim por dois anos.
A atenção aos funcionários é algo imprescindível para nós. Na pandemia, nós monitorávamos os colaboradores com sintomas e diagnosticados com a doença por meio de um aplicativo, chamado Info Saúde. Nós acompanhávamos os casos mais sensíveis para dar o suporte necessário e enviávamos kits de conforto, com máscara, álcool e suplementos, além de uma carta do presidente da empresa para aqueles colaboradores que testavam positivo para COVID-9. Felizmente, não tivemos nenhum caso fatal no escritório; apenas um caso sério, que acompanhamos de perto e terminou muito bem. Além disso, antes mesmo de a pandemia chegar ao Brasil, veio uma orientação da matriz, na Coreia, para adquirirmos máscaras e álcool para os dispensers da empresa. Isso me ensinou muito porque, quando a pandemia de fato chegou, em março de 2020, estávamos abastecidos com o material necessário porque havíamos nos antecipado nesse cuidado com as pessoas.
Outro aprendizado foi com relação ao home-office. A Samsung é vista no mercado como uma empresa com alto padrão de excelência, mas isso não quer dizer que também não estamos abertos a mudanças. Após a pandemia, ficou claro que é possível trabalhar de maneira remota e continuar produzindo, obtendo resultados e alcançando metas. Por isso, a empresa adotou a política de home-office na América Latina para que os colaboradores possam trabalhar de suas casas dois dias da semana. No caso do time de suporte, algumas pessoas trabalham é de forma 100% remota.
Newsroom: Qual é a importância dessas ações de cuidado ao funcionário para a Samsung e, principalmente, como isso impacta a vida e o bem-estar dos funcionários?
Fauze: Se dermos boas condições de trabalho e cuidarmos do bem-estar das pessoas, elas certamente ficarão mais engajadas e produtivas. Como empresa, nós não podemos resolver todos os problemas de nossos colaboradores, mas naquilo que somos capazes de atuar, eles têm essa segurança de que fazemos o possível. Um exemplo disso é o básico: ter um bom convênio médico que atende dependentes sem cobrar por isso. Às vezes são pequenas coisas que fazem toda a diferença quando a pessoa precisa de alguma assistência, e nós temos esses cuidados.
A Samsung também fez parcerias para oferecer consultas psicológicas gratuitas durante a pandemia, bem como mapeamento e cuidados com funcionários que têm doenças crônicas e precisam de acompanhamento em termos de tratamento e medicação. Também temos um programa específico para o acompanhamento de gestantes desde o início da gravidez até o momento do parto. Vacinas de gripe são ofertadas anualmente para os funcionários. Existe esse cuidado na parte de saúde.
Durante a pandemia nós também analisamos as condições de trabalho das pessoas em suas casas. No escritório nós cuidamos de equipamentos e cadeiras com diferentes alturas, por exemplo, mas de casa, não sabíamos se todos tinham o necessário para realizar seu trabalho da melhor forma. Pensando nisso, produzimos um manual com orientações e os funcionários puderam levar os monitores e as próprias cadeiras para evitar problemas como dores nas costas e má postura. Acredito que oferecer essas facilidades é uma forma de cuidar do bem-estar, para que o funcionário possa tocar seu dia a dia sabendo que está sendo assistido. Nós temos uma série de iniciativas nesse sentido.
Temos ainda ferramentas para garantir o feedback formal ao longo do ano, para que os gestores definam metas e planos de desenvolvimento juntos às suas equipes. Essas ferramentas são utilizadas para que as pessoas interajam ainda mais com seus líderes e acompanhem seu desempenho. Além disso, gerações mais novas exigem cuidados também na parte de desenvolvimento de carreira, e nós procuramos atender a essas necessidades da melhor forma possível.
Newsroom: Hoje em dia, quais são os principais desafios e oportunidades da área de Recursos Humanos?
Fauze: Um dos desafios é que, pela primeira vez, temos quatro gerações trabalhando juntas. Isso nunca aconteceu antes e pode parecer simples, mas não é. Cada geração tem suas características e aqui temos quatro interagindo juntas no dia a dia. Com isso surgem desafios de integração, de compreensão e de comunicação. Felizmente, esse é um momento em que muito se fala sobre diversidade e inclusão, que têm como ponto principal a necessidade de entender e aceitar as diferenças como algo positivo. Isso contribui para que nos tornemos sempre melhores.
Outro desafio é o desenvolvimento de lideranças. Fazer com que os líderes cuidem das pessoas e de suas equipes é um objetivo comum, e acredito que é também uma maneira de alcançar metas e obter sempre bons resultados. Muitas vezes, as empresas oferecem bons produtos e ótima competitividade no mercado, mas aquelas que irá se destacar, superar metas e atingir os resultados são as que tiverem os seus colaboradores engajados.
Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho? Por quê?
Fauze: É prazeroso e desafiador lidar com as pessoas porque elas são diferentes. Para mim a melhor parte é essa interação com os funcionários e ver os resultados acontecendo, seja com meu time ou nas demais áreas da empresa. É prazeroso e desafiador ao mesmo tempo porque cada pessoa é diferente, cada um tem uma forma de compreensão, entendimento e percepção, essa é a riqueza desse convívio. E por conta disso, não há receita para lidar com as pessoas. Nós precisamos ouvir, entender e nos adaptar para tentar obter o melhor resultado.
Newsroom: Quais características da Samsung mais te atraem como profissional e como consumidor?
Fauze: Como funcionário, o que me atrai é essa dinâmica interna, essa agilidade no dia a dia de trabalho. Não vivemos dias monótonos por aqui, pois sempre tem alguma coisa acontecendo. É tudo muito rápido e isso nos desafia constantemente. Com isso, aprendemos a concluir as coisas em prazos surpreendentes e conseguimos entregar tudo da melhor forma. Essa dinâmica me encanta.
E como consumidor, o que me atrai é a qualidade dos produtos. Uso tudo e conecto meus aparelhos no SmartThings, por meio do qual consigo controlar e gerenciar meus dispositivos de forma inteligente. A tecnologia da Samsung, de forma geral, me encanta muito. Sou usuário ativo.
Newsroom: Quem é Fauze Diab fora da Samsung? Quais são os seus hobbies, gostos e preferências?
Fauze: Meu hobby é cozinhar e, ultimamente, tenho me dedicado à panificação. A cozinha é um hobby que adotei há alguns anos. Esse é um jeito que encontrei de me reenergizar. É um assunto sobre o qual eu leio, pesquiso e assisto. Faço isso com prazer. Além disso, sou casado, tenho duas filhas e sou muito dedicado à minha família. Gosto de estar com elas, seja para comer fora ou para andar no parque. No mais, me vejo como uma pessoa caseira, com um estilo de vida muito simples. Gosto da minha casa! É onde faço minhas coisas e recupero minha energia.
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.