Iniciativa chamada AgTech Digital Natives (ADN), tem o objetivo de apoiar AgTechs brasileiras, potencializando a inovação no setor; inscrições são gratuitas
São Paulo, 9 de março — A Microsoft Brasil abriu as inscrições para o AgTech Digital Natives (ADN), um novo programa voltado para empresas nativas digitais do setor de agronegócio, as chamadas AgTechs. O programa tem como objetivo disponibilizar, de forma gratuita, tecnologia, sessões de coaching, mentoria e apoio em ações de marketing e vendas. Os interessados em participar devem se inscrever no Microsoft for Startups Founders Hub.
Segundo o relatório Radar AgTech 2021 da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as startups do setor cresceram 40% durante o ano de 2021, na comparação com 2019, chegando a um total de 1.574, com a média de uma nova startup de agronegócio surgindo por dia. Nesse sentido, o setor de AgTech representa uma grande oportunidade, seja por conta dos seus impactos e benefícios para o desenvolvimento econômico do país, quanto pela possibilidade de a tecnologia ajudar a aumentar a produção e garantir alimentos para a população mundial.
De acordo com Herbert Lewy, gerente geral de Agricultura Inteligente e Bioeconomia para a Microsoft na América Latina, os avanços tecnológicos seguem crescendo: “Hoje o campo gera uma quantidade exponencial de dados que a tecnologia pode transformar em informações estratégicas para melhorar diferentes tipos de processos produtivos. Desta forma é possível aumentar a eficiência da cadeia de valor, das exportações e do mercado interno. Queremos contribuir para que o campo seja um dos principais setores na economia inteligente e, ao democratizarmos o uso da tecnologia, os dados inteligentes vão permitir que o campo inove e caminhe para um futuro mais sustentável.”
No contexto da aceleração digital, estamos caminhando para uma era em que veremos mais digitalização na próxima década do que nos últimos 40 anos – e o campo não ficará de fora desse movimento. “Estamos lançando o Microsoft AgTech Digital Natives porque queremos potencializar a inovação, apoiando os empreendedores para utilizar o poder dos dados como um motor para impulsionar ambientes inteligentes, criando melhores experiências, mais conhecimento, gerando interações e resolvendo alguns dos principais desafios que os produtores enfrentam”, disse Herbert Lewy.
Quanto mais sólido for o ecossistema AgTech, maiores serão as chances de as soluções apoiarem os produtores, impulsionando seus objetivos de transformar seus modelos de negócio por meio da inovação. Os produtores familiares também serão beneficiados pela adoção da tecnologia. A ADN é um chamado a todos os empreendedores, independentemente do tamanho dos seus negócios, para que recebam o apoio necessário para crescer.
Segundo Wilson País, diretor de Empresas e Ecossistemas Digitais para a Microsoft na América Latina, a Microsoft criou a Microsoft AgTech Digital Natives para que a inovação chegue a todos os produtores e ajude a impulsionar uma transformação no ecossistema de empreendedores locais. “Queremos acompanhar essas startups nas suas jornadas de crescimento fazendo com que os seus negócios cresçam e escalem a nível global. O objetivo da Microsoft é democratizar o acesso à tecnologia no campo”, declarou País.
A Agrotools, o maior ecossistema de Soluções digitais do agronegócios com mais de 15 anos de experiência no setor, foi a primeira a se juntar ao programa, que inclui benefício de mentorias e ações em conjunto com a Microsoft. A parceria de longa data se estreitou ainda mais com o programa e as empresas têm colaborado estruturalmente para levar as tecnologias mais avançadas, o que a Agrotools já realiza com centenas de contratos no agro, com o objetivo de fortalecer o ecossistema com dados, processamento e conectividade no campo – seja para grandes corporações ou pequenos e médios negócios. Ao ter acesso aos benefícios do programa, a Agrotools que é especialista em inteligência de dados e AI para o agronegócio, desenvolveu soluções nativas na infraestrutura da Microsoft, além de disponibilizar serviços diretamente no marketplace do Microsoft Azure.
“Nosso objetivo na Agrotools é transformar todo o ecossistema do agronegócio e, por meio da tecnologia, liderar uma transformação na maneira como produzimos, plantamos e colhemos. Empresas e produtores que não têm acesso à dados, por exemplo, estão perdendo muitas oportunidades e, neste sentido, desenvolvemos soluções que contemplem todos os desafios que o setor apresenta. Sabemos que o poder da nuvem e da Inteligência Artificial, são catalizadores para o desenvolvimento do segmento e a parceria com a Microsoft, nos permite explorar todo o potencial das nossas soluções globalmente”, explica Sergio Rocha, CEO da Agrotools.
Sobre o Microsoft for Startups Founders Hub
O Microsoft for Startups Founders Hub, é um projeto que tem como objetivo remover as barreiras para o sucesso das startups e fornecer aos fundadores recursos gratuitos em qualquer estágio de desenvolvimento da sua empresa para ajudar a construir uma startup de sucesso. A iniciativa disponibiliza uma série de benefícios, desde créditos do Microsoft Azure, acesso a modelos GPT-3 com Open IA e ferramentas sem código como Bubble até uma ferramenta para auxiliar no processo de contratação de talentos, busca de clientes e networking com colegas e investidores com recursos do LinkedIn.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.