Home Entretenimento Playmode: Exposição sobre arte e futebol

Playmode: Exposição sobre arte e futebol

por Paulo Fernandes Maciel

Obras de arte se conectam com o futebol na exposição “Playmode”


Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a mostra Playmode exibe trabalhos que conectam o esporte e questões sociais, políticas e culturais da atualidade
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou reservados pelo www.bb.com.br/cultura

A foto em destaaque: Obra “Futebol” (2000-1) é assinada pelo artista brasileiro Nelson Leirner (Divulgação)

São Paulo, novembro de 2022 – Às vésperas da Copa do Mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) apresenta Playmode, exposição na qual os jogos permitem reflexões sobre as transformações sociais e questões voltadas à contemporaneidade. O futebol é a temática central de uma das salas expositivas. A mostra, aberta ao público até 16 de janeiro de 2023, tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou reservados pelo site www.bb.com.br/cultura. .


“Morte Súbita” (2014) e “A Taça do Mundo é Nossa” (2018) do artista brasileiro Jaime Lauriano fazem o visitante refletir sobre a importância do futebol no contexto social e político do país.
A primeira obra consiste em um vídeo no qual homens cobrem o rosto com a camisa da seleção brasileira, enquanto nomes de pessoas desaparecidas, durante a ditadura militar, são mencionados por um narrador. A obra remete ao tricampeonato brasileiro de 1970, período de grande euforia pelo título mundial ao mesmo tempo em que parte da população lutava contra a repressão do regime militar.

Playmode
“A Taça do Mundo é Nossa” (2018), de Jaime Lauriano. (Divulgação)


“A Taça do Mundo é Nossa” (2018) também aborda o futebol no contexto dos regimes autoritários da América Latina, entre as décadas de 1960 e 1980. Trata-se de uma réplica da taça Jules Rimet. Para produzir a escultura, Lauriano utilizou cartuchos usados pelas forças militares encontrados em áreas de conflito. Na base da obra estão gravados os nomes do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e os períodos pelos quais foram governados por governos ditatoriais.
O multiartista brasileiro, Nelson Leirner (1932-2020), conhecido por inserir objetos cotidianos em obra de arte, com humor e ousadia, explorou o futebol a partir de uma ótica diferente de Lauriano. Na obra “Futebol” (2000-1) bibelôs, imagens religiosas, figuras de animais e um cofre de brinquedo, no formato de bola, estão posicionados em campo de futebol. Os objetos que originalmente simbolizam diversas culturas e crenças, figuram na escultura como elementos de uma partida: a bola, os jogadores e a torcida. Os trabalhos permitem que o futebol, símbolo da cultura nacional, seja um espaço de debate e reflexão.


Outras provocações na Playmode


Playmode subverte a lógica dos jogos apresentando-os como meio de transformação e reflexões sobre a humanidade, a sociedade, a política e outros aspectos da contemporaneidade. Entre as 42 obras da mostra, os trabalhos do português Filipe Vilas-Boas merecem atenção.

“The Rated Republic of China”, (2017) de Filipe Villas-Boas. (Dvulgação)


“The Rated Republic of China”, (2017) faz o público pensar sobre o sistema chinês de atribuição de créditos sociais, que visa recompensas e punições aos cidadãos de acordo com o seu comportamento. Em alusão a essa prática, o artista atribuiu pontos ao país usando as estrelas presentes na bandeira da China.
Em “United Likes of America” (2017), Vilas-Boas substituiu as estrelas da bandeira americana por um ícone similar ao like do Facebook. Nesse trabalho ele faz referência ao poder e à onipresença da rede social, que chegou a afetar as eleições norte-americanas à época da eleição de Donald Trump.

Patrocínio

Playmode tem patrocínio da BB Asset por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A BB Asset é a gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil e apoiadora de projetos que buscam trazer para o público as experiências de excelência e inovação com as quais se dedica a executar a gestão dos fundos sob sua responsabilidade. A BB Asset Management é líder da indústria nacional de fundos de investimento, com patrimônio líquido sob gestão de R$ 1,435 trilhão em recursos e 20,12% de participação de mercado, conforme ranking de Gestores de Fundos de Investimento da Anbima, de agosto de 2022. Oferece soluções de investimento inovadoras e sustentáveis para todos os perfis de investidores e sua excelência em gestão é atestada por duas importantes agências de rating – Fitch Rating e Moody´s.


SERVIÇO


Exposição: Playmode


Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Data: Até 16/01/2023
Ingressos: Pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.


Entrada Gratuita


Classificação indicativa: De acordo com cada obra
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600 | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

Como chegar:

Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228 (estacionamento conveniado). No trajeto de volta, há uma parada no metrô República. As vans funcionam entre 12 e 21h.


Estacionamento conveniado:

O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento. No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô. As vans funcionam entre 12 e 21h.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Assessoria de imprensa do CCBB SP

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações