Jogos hipercasuais estão em uma posição única. O novo gênero móvel explodiu em popularidade nos últimos anos, com muitos especialistas atribuindo a eles o crescimento móvel que vimos ao longo dos anos.
Embora o gênero não seja a única história de sucesso de jogos para dispositivos móveis – vale a pena citar os aplicativos de cassino online https://vulkan37.bet/pt/casino – é facilmente a subcategoria mais acessível e amplamente adotada do mercado de aplicativos.
À medida que nossa compreensão do hipercasual se torna mais concreta, vale a pena dar um passo atrás para considerar o quadro geral. O que são jogos hipercasuais e por que são importantes para desenvolvedores, editores e maketeiros de dispositivos móveis?
O que são jogos hipercasuais?
O termo “Hipercasual” se refere a jogos móveis leves e com design minimalista que podem ser produzidos rapidamente, oferecendo um alto nível de engajamento e jogabilidade.
Cada jogo do gênero usa interfaces minimalistas e princípios de design testados para atrair o maior número de jogadores. Aplicativos hipercasuais são monetizados exclusivamente com receita de anúncios, em vez de compras no aplicativo.
Normalmente, a estratégia de negócios dos editores de jogos hipercasuais é lançar rapidamente um jogo, adquirir o maior número possível de usuários e obter receita por meio de anúncios em um curto espaço de tempo.
Como o valor da vida útil dos jogos hipercasuais é baixo e milhares de aplicativos de jogos são baixados todos os dias, essa reviravolta em ritmo acelerado permite que os editores maximizem sua receita antes de adotar novas tendências.
O mercado dos hipercasuais em 2022
Ao contrário de outros gêneros, os jogos hipercasuais são imensamente populares em escala global. Seus designs e interfaces simples têm o efeito colateral de tornar desnecessários os longos processos de aprendizagem.
Afinal, se um tutorial de jogo não precisa comunicar objetivos por meio de linguagem escrita, também não há necessidade de traduções. Acima de todos os outros recursos, essa simplicidade impulsiona o sucesso dos jogos hipercasuais.
Os aplicativos que fazem sucesso na América do Norte podem ter sucesso igual na Ásia, Europa ou Oriente Médio. Os lançamentos tornaram-se mais econômicos porque os editores podem testar jogos em países com baixo CPI, como o Brasil.
Embora as campanhas de marketing individuais possam variar, os anúncios podem ser entregues por meio de aplicativos hipercasuais idênticos.
Qual será o futuro dos jogos hipercasuais?
Preocupações com a concorrência à parte, o mercado ainda tem espaço para crescer.
Após atrasos iniciais, o gênero está finalmente desbravando a China – o mercado chinês é tradicionalmente conhecido pelo seu interesse em jogos de azar como casino ao vivo online e apostas esportivas.
Seu apelo global e seu curto tempo de desenvolvimento também estão criando oportunidades interessantes para o desenvolvimento de mercados móveis.
O hipercasual veio para ficar, mas ainda não se sabe como vai evoluir. Talvez os maiores benefícios ainda não tenham sido percebidos, mas surgirão quando uma nova geração de designers de jogos internacionais aumentar o potencial que temos hoje.