Curta esssas dicas de como ganhar curtidas no Instagram
Você quer ganhar mais curtidas no Instagram, mas não sabe como? Se seu desejo é bombar nas redes, mas seu perfil não está tendo aquele retorno que gostaria, saiba que é possível reverter essa situação seguindo algumas dicas para engajar mais seus seguidores. Primeiramente, é preciso entender que, uma vez que o algoritmo da rede social entende que, quantos mais curtidas seus posts ganham, mais seus seguidores querem receber seu conteúdo, o número de likes é determinante para seu sucesso nas redes. Para isso, entregar um conteúdo criativo, interessante e que siga algumas regrinhas pode fazer toda a diferença!
O Instagram é a rede social que possui a maior taxa de engajamento, e você descobrirá agora como entrar nessa
O algoritmo do Instagram interpreta as interações do usuário, de forma a montar um feed personalizado para cada um. O ranking das postagens prioriza os perfis com os quais o usuário mais reage, de acordo com as publicações mais recentes de cada um. Logo, receber muita interação é a chave para aparecer no topo do feed dos seus seguidores.
Entenda o público-alvo
Para começar, é necessário conhecer quem é seu público-alvo e o que ele espera de você, isto é, se seu conteúdo é para um nicho específico, seja ele o público da moda, das séries, gamer, mais jovem ou mais velho, por exemplo. Ter em mente para quem você produz te ajudará a direcionar esforços, investindo mais em assuntos parecidos e obtendo mais engajamento. O segredo aqui é a identificação pessoal que as pessoas terão com você! Se tornar um expert em um determinado assunto também dará mais credibilidade e autenticidade ao seu conteúdo.
Agora que você já sabe para quem seu conteúdo será direcionado, é hora de determinar o que você vai mostrar para seu público, isto é, o conteúdo propriamente dito. Por ser uma rede social de forte apelo visual, tirar boas fotos é fundamental. Capriche na iluminação, nos ângulos e nos enquadramentos de suas fotos. Evite fotos com muito close e fotos muito escuras. Dê preferência a fotos com luz natural e também que tenham bastante textura, pois elas tendem a chamar mais a atenção dos nossos olhos! O look é outro ponto importante, por isso vale apostar em um cropped estampado, calça com modelagem interessante ou um conjuntinho cheio de personalidade,
Use bem os recursos da plataforma para as curtidas no Instagram
O recurso do post carrossel é muito válido para engajar ainda mais, pois permite fazer um post com mais conteúdo, além de aguçar a curiosidade de quem passa por ele. Também tenha em mente que suas fotos devem formar um todo orgânico no seu feed; portanto, preocupe-se em mantê-lo com uma identidade visual. Isso pode incluir ter uma paleta de cores específica que te identifique mais facilmente. Outra forma de se destacar é usar sempre um filtro específico ou até mesmo criar o seu. As possibilidades são enormes.
É importante manter uma constância nas suas publicações. Uma boa ideia é postar sempre no mesmo horário, preferencialmente naquelas horas que os usuários estão mais ativos, geralmente por volta das 11 horas da manhã e no final de tarde até próximo à meia-noite.
Programa-se para ter sempre um post “engatilhado” e abuse dos stories. Para aumentar a interação, abra caixinhas de perguntas, marque perfis que você gosta, participe das ações comemorativas do Instagram e o que mais estiver ao seu alcance. Se possível, faça vídeos, pois eles têm um engajamento maior do que fotos.
Atenção aos detalhes nas curtidas no Instagram
Já as legendas, por vezes, acabam por ficar em segundo plano, mas não pense que elas são dispensáveis. Uma vez que você conseguiu a atenção do usuário com sua foto ou vídeo, é possível engajá-lo ainda mais com uma legenda que reforce sua personalidade. Logo, é importante também ter definido sua característica principal na rede, isto é, se você faz o tipo mais engraçado e debochado ou mais misterioso, por exemplo. O importante é chamar a atenção rápido e criar identificação! Lembre-se que você tem poucos segundos antes que o usuário role para o próximo post.
O tamanho do texto pode variar bastante, tudo vai depender do objetivo do seu post. O Instagram comporta 125 palavras antes de fazer o usuário clicar no link para ler mais. Pode ser que algumas fotos tenham uma história interessante para contar e você tenha que fazer um texto maior. Não há problema nisso, desde que você consiga chamar a atenção e curiosidade do usuário. Neste caso, você pode criar uma formação diferente para que a leitura não se torne cansativa.
Usar emojis também pode ser uma forma interessante de expressão e de dar uma cara mais descontraída para seu texto. E não tenha vergonha de pedir likes e para que compartilhem seu conteúdo! Você pode inclusive utilizar palavras-chave para que o usuário execute uma ação, como se direcionar para outro site ou sua loja, como a clássica “clique no link da bio”.
Aproveite para colocar hashtags que tenham a ver com o conteúdo do seu post. Elas têm um forte papel no engajamento, pois atraem muitos novos seguidores que estão em busca de um assunto específico. Dê preferência a hashtags que tenham a ver com seu conteúdo e as utilize ao final da legenda. Tente não exagerar, pois você pode acabar poluindo seu texto! Dois é um número bom, e mais de cinco já pode ser demais.
Concluindo
Com essas dicas, você já será capaz de conseguir muito mais curtidas nos seus posts. Mas talvez não seja tudo! Com o tempo, você poderá sentir a necessidade de fazer lives, aumentar a frequência de seus stories ou até mesmo utilizar posts patrocinados. Tudo isso deverá ser dosado com equilíbrio, mas o primeiro passo já foi dado!
O importante é ter constância nos seus posts e não parar de produzir. Fique esperto também com suas métricas, e analise sempre o comportamento dos seus seguidores para fazer mudanças, quando necessário – a própria plataforma tem as ferramentas necessárias para isso.
Compartilhe seus posts em outras redes e faça parcerias com outros perfis e marcas, se for o caso. Agora é agora! O Instagram é uma rede gigantesca e uma das mais influentes mundo afora, com mais de um bilhão de usuários ativos. No Brasil, quase metade da população brasileira tem um perfil na plataforma e a acessa por três horas ou mais.