Conheça 6 jogos MMORPG clássicos para jogar
Os videogames são bastante populares no mundo inteiro. No Brasil, nos anos 2000, os jogos para computador ganharam uma ampla comunidade de jogadores, com destaque para os MMORPG, onde brasileiros dominaram os servidores dos diversos lançamentos da época. Caracterizados por universos grandiosos e com uma rica mitologia, inúmeros deles ainda recebem atualizações e são ótimas opções para uma sessão de nostalgia para os gamers.
MMORPG Conheça alguns jogos marcantes que inspiraram geração de gamers
O gênero MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) é uma mescla de dois tipos de jogos: o MMO e o RPG. Criado inicialmente para os computadores, a primeira parte da sigla faz referência ao servidor digital, que abriga jogadores do mundo inteiro que participam do universo ao mesmo tempo e interagem entre si. Já a segunda parte inclui um mundo de fantasia, com mitologia própria, em que os jogadores escolhem personagens para participar dessa aventura, que tem habilidades predeterminadas, baseadas no seu tipo e nível e também no estágio do jogo.
A categoria de jogos ganhou uma grande popularidade e marcou uma geração. Na época, diversos clássicos ditaram tendências no segmento de videogames, e brasileiros ficaram conhecidos mundo afora por construírem as mais fiéis comunidades de jogadores. Por isso, destacamos seis jogos que registraram sua marca e continuam a surpreender os gamers.
Tibia
O Tibia é um dos pioneiros do gênero e ainda recebe atualizações dos desenvolvedores. Disponibilizado ao público em 1997, ele foi criado pela empresa alemã CipSoft, que ainda é a responsável pela distribuição. O jogo é gratuito para todos, mas tem a opção de ser um usuário Premium, o qual pode usufruir de benefícios e explorar conteúdos exclusivos.
Os usuários devem escolher entre quatro classes de personagens, que possuem seus próprios poderes, sendo elas Cavaleiro, Paladino, Feiticeiro ou Druida. As habilidades evoluem com o desenvolvimento do jogo, o que se torna cada vez mais difícil, pois os níveis são infinitos.
Para avançar, os jogadores devem enfrentar criaturas como dragões, demônios, orcs e explorar cidades, masmorras e cavernas misteriosas, assim como completar missões. É possível também enfrentar outros usuários e participar de Guildas com outros jogadores.
World of Warcraft
O World of Warcraft é um dos mais populares jogos para computadores. O WoW, como é conhecido, foi lançado oficialmente em 2004 pela Blizzard Entertainment, uma empresa norte-americana da Califórnia, baseado nos experimentos anteriores Warcraft: Orcs & Humans de 1994, Warcraft II: Tides of Darkness de 1995 e Warcraft III: Reign of Chaos de 2002.
Este jogo, recebe atualizações frequentes, teve a sua última expansão World of Warcraft: Battle for Azeroth lançada em 2018. O WoW se passa no mundo de Azeroth, que conta com 12 classes diferentes de personagens para serem escolhidos pelo usuário, dentre os quais estão Druidas, Bruxos, Caçadores, Caçadores de Demônios, Cavaleiros da Morte, Guerreiros, Ladinos, Magos, Monges, Paladinos, Sacerdotes e Xamãs.
Além das classes, os usuários deverão escolher a raça dos personagens, que estão divididos entre dois grupos rivais: a Aliança e a Horda. São seis raças básicas para cada uma das equipes, com as principais sendo os Humanos para a Aliança e os Orcs para a Horda.
Ragnarok Online
O Ragnarok é um jogo sul-coreano desenvolvido pela empresa Gravity Corp. Ele foi um dos jogos mais populares dos anos 2000 e seu enredo é baseado no manhwa de mesmo nome (um tipo de quadrinho coreano semelhante ao mangá japonês). A data de lançamento foi em 2002.
A história é amplamente influenciada pela mitologia nórdica, mas conta com referências a várias outras culturas. Os personagens do jogo passam por uma evolução, podendo escolher o caminho a seguir. Todos começam como um Aprendiz e, ao avançar de nível, podem escolher classes de heróis como Arqueiro, Espadachim, Mago, Mercador, Gatuno, Noviço e Taekwon, que também terão suas próprias evoluções ao longo do jogo.
O sucesso do jogo inspirou o desenvolvimento de uma animação, o Ragnarok the Animation, e também uma sequência do jogo, o Ragnarok Online 2: Legend of the Second.
Grand Chase
O Grand Chase é um queridinho dos brasileiros. Ele foi lançado na Coreia do Sul, em 2003, pela empresa KOG Games e no Brasil, em 2006. O jogo tornou-se tão popular no país que o servidor brasileiro bateu um recorde de jogadores online ao mesmo tempo, chegando à marca de 39.500 usuários simultâneos.
Apesar da popularidade, a KOG anunciou o desligamento dos servidores em 2015, e a empresa Level Up Games, distribuidora do jogo no Brasil e nas Filipinas, se ofereceu para comprar sua licença para impedir a descontinuação, mas teve sua oferta recusada pela sul-coreana.
Recentemente, em 2021, a KOG anunciou o retorno do Grand Chase Classic, que é uma versão mais recente do jogo original. Enquanto a primeira versão contava com 20 personagens diferentes, a atual conta com apenas quatro deles, que são Elesis, Lire, Arme e Lass, cada um com suas próprias habilidades.
O jogo tem um visual inspirado nos animes e mangás japoneses, onde os usuários participam de missões para combater monstros nas várias telas, e também possui combates contra outros jogadores.
Mu Online
O lançamento do Mu Online foi em 2001, o que o coloca como um dos primeiros do gênero MMORPG e dos gráficos 3D. Ele foi desenvolvido pela companhia sul-coreana Webzen e tem seu mundo baseado na lenda de um continente perdido.
O enredo do jogo conta a história de um mundo que vivia em equilíbrio até um monstro místico escapar: o Kundun. Com o objetivo de prendê-lo novamente, os usuários devem também enfrentar diversos monstros espalhados pelo universo medieval.
O usuário, ao iniciar, deve escolher uma das três classes principais para seu personagem, que são Cavaleiro das Trevas, Mago das Trevas ou Elfa Fada. Com o avanço no jogo ou pela compra de itens, novas classes são desbloqueadas, como Gladiador Mágico, Senhor das Trevas, Invocadora, Lutador Furioso, Lanceiro, Feiticeira de Runa e Matador.
Dungeons & Dragons Online
Dungeons & Dragons Online é a versão para computadores do jogo de RPG de mesa de mesmo nome. Ele foi lançado em 2006 pela empresa Turbine, que continuou desenvolvendo o jogo até 2016. A partir de 2017, a detentora dos direitos e responsável pelas atualizações é a Standing Stone Games.
O universo do jogo se passa em Eberron, onde o jogador completa missões para avançar de nível. O usuário enfrenta demônios, orcs, piratas e gigantes e explora localidades como cidades e vilas.
D&DO tem vastas opções de personagens, sendo eles:
Alma Favorecida, Alquimista, Bárbaro, Bardo, Bruxo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Ladino, Lutador, Mago, Monge, Paladino e Patrulheiro. Uma característica que se destaca é que o jogo inova ao deixar os usuários desenvolverem habilidades de até três classes em seu herói.
É muito importante antes de baixar algum dos jogos; confira os requisitos de hardware, para que eles rodem sem nenhum problema. Ter um notebook com um processador potente, grande quantidade de memória RAM e placa de vídeo dedicada; isso com certeza, auxiliam em uma boa experiência como usuário. Por utilizarem gráficos ricos em detalhes, além de servidores online; é importante um aparelho que torne a experiência fluida e agradável deve conter as configurações recomendadas pelas companhias desenvolvedoras.