Há apenas três anos no mercado, a Greenplac, de José Roberto Colnaghi, impactou de forma significativa o segmento de produção de MDF, do design de interiores e arquitetura e, ainda, o cenário econômico do Mato Grosso do Sul, região em que a empresa está sediada. Isso porque, ao longo desta trajetória, a marca investiu na qualidade, inovação e pioneirismo pela produção de MDF, que se destaca pela beleza, durabilidade e alta qualidade, tornando a empresa em um sinônimo de sucesso.
Na fábrica instalada na cidade de Água Clara (MS), a Greenplac deu o impulso inicial na produção de placas madeiradas na região – este trabalho levou a cidade a se tornar a capital do MDF, por iniciativa da administração municipal no município. Nos últimos três anos, a empresa se preparou e consolidou seu plano de expansão de vendas do produto em todo o país e hoje já chega a mais de 183 pontos, com previsão de continuar o ritmo de crescimento para 2022 .
Figurando entre os maiores players do segmento, a empresa partiu em uma nova jornada: a busca pela autossuficiência em dois itens muito importantes para a fabricação das placas madeiradas – a resina e o formol, matérias-primas essenciais para o MDF. Foi então que instalaram duas novas fábricas dentro do complexo industrial, para a produção de tais insumos.
“O início da produção destes insumos foi um grande passo em direção à autossuficiência do processo produtivo”, diz José Roberto Colnaghi, Presidente do Conselho de Administração da Asperbras BRASIL S.A., empresa holding controladora da Greenplac. “Tal processo nos permitiu expandir o negócio e melhorar ainda mais a qualidade e excelência que são sinônimos não apenas da Greenplac, mas de tudo o que a Asperbras entrega ao mercado por meio das demais empresas”, reforça o empresário.
Os investimentos na expansão e autossuficiência da marca renderam conquistas que elevaram a Greenplac a um novo patamar. O impacto direto e positivo não se deu apenas no âmbito industrial, mas também no cenário socioeconômico do Mato Grosso do Sul, pois a indústria gerou 570 empregos diretos, 750 indiretos, além da movimentação de toda a economia local.
PARCERIA SENAI
Este ano, atenta a mão de obra do setor de marcenaria, a Greenplac iniciou uma parceria sustentável com o SENAI de São Paulo e de Campo Grande com o intuito complementar a capacitação dos profissionais que recebem do SENAI ensino de qualidade com excelente infraestrutura para atender o segmento de produção de moveis. Em conjunto com a instituição na unidade de São Paulo, a marca já entregou WorkShops gratuitos com certificados a mais de 220 alunos e pretende seguir com a mesma força de vontade no estado do Mato Grosso do Sul.
NOVO CD EM SP
A empresa investiu também em logística e inaugurou um centro de distribuição em Mirassol, no interior de São Paulo; teve aumento significativo da produção do MDF Cru; atualizou seu maquinário para melhor atender a demanda crescente por MDF que surgiu com a pandemia da Covid-19 e, de quebra, reformulou toda a sua identidade visual e lançou novos produtos.
CasaCor MS
A Greenplac passou a oferecer cinco linhas ao mercado – Essenziale, Natural, Moderno, Toccare Colore e Toccare Texture – que englobam 38 padrões diferentes, alguns deles premiados internacionalmente. “Os resultados são reflexos do compromisso da empresa com a excelência e inovação de seus produtos”, reforça José Roberto Colnaghi. Para apresentar os novos padrões, a empresa está na CasaCor MS, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, para prestigiar e apresentar as novidades de seu catálogo – os padrões da ‘Coleção Conexões’.
A marca também tem previsão de investir em uma segunda linha de produção, que dobrará o número de empregos gerados na região e, alinhada às novas exigências do mercado, investirá no design circular, pois fará o aproveitamento dos vários tipos de MDF para a produção de obras de artes. “Iniciamos esta jornada sabendo do potencial que a marca possuía. Daqui para frente, vamos trabalhar ainda mais para conquistar novos espaços com a qualidade Greenplac, no mercado brasileiro e, eventualmente, internacional”, conclui José Roberto Colnaghi.
Website: http://ecco.inf.br