Já estou ficando um tanto quanto entediado de receber artigos e material para tradução falando sobre os problemas e mais problemas que envolvem a TSMC e o seu duvidoso e escabuloso processo de fabricação de chips em 28 nm. Sabe-se que este chip novo no processo de 28nm ainda tem um longo caminho a percorrer e ainda mais com uma longa escada a subir vagarosamente, pois também existem problemas tanto em seu processo quanto no material e na demanda que não consegue ser suprida. Mas a notícia tem um buraco mais embaixo e parece que não envolve não somente esta classe de chip. Segundo relatórios agora o problema é também encontrado no Chip PLX, onde alguns fabricantes apontam erros sérios de comutação e transmissão de dados sendo que a TSMC alega não conseguir atender a demanda.
Hoje, em pleno domingo (mesmo considerando o fuso horário mundial do centro das notícias globais tecnológicas) um novo artigo veio em forma de despejo agressivo aos problemas causados no mercado junto aos fabricantes, parceiros e principalmente agora afetando aos usuários. Acontece, que os problemas de atraso ou disponibilidade limitada, no caso de placas de vídeo atribuíram aos problemas com o processo TSMC 28nm, no entanto, onde uma história é tratada de maneira diferente está em um relatório que representa o Hardware.fr, onde tal canal apresenta que a verdadeira origem desses problemas é causada por uma escassez de chip PCIe (ponte) que chegou a afetar os calendários de lançamento original e programados para acontecerem.
O relatório menciona que este tem sido o produto, chip PLX com produção PCIe Gen3, especificamente usado para expandir PEX8747 linhas PCIe, não tem sido suficientementes fabricados na mesma escala afim de satisfazerem a grande demanda agora que ele tem sido amplamente exigido em plataformas Ivy Bridge e Sandy Bridge E-e placas dual-GPU , como a GeForce GTX 690 e a Radeon HD 7970 X2.
Se for verdade, isso poderia explicar por que o processador AMD dual-GPU foi dramaticamente atrasado em relação ao seu cronograma original e porque até agora apenas um par de parceiros da AMD têm sido capazes de fazer seus próprios modelos ou porque encontram a 690 GTX , bom ainda são uma agulha num palheiro.
O problema pode explicar por que até mesmo placas-mãe high-end como a ASUS Maximus V Gene eo ASRock X79 Extreme11 , que usa dois PLX, são difíceis de encontrar no mercado.
A verdade seja dita, de tantos e tantos problemas sendo levado ao leitor e consumidor nos últimos meses e envolvem direta ou indiretamente a TSMC isto não é nada bom, afinal além de ficar entediante as notícias, acabam naturalmente provocando uma certa especulação proveitosa dentro deste segmento, fazendo com que as pouquíssimas e raras placas que possuem tal chip se tornarem o centro das atenções e também dos altíssimos preços cobrados para a venda neste primeiro instante. Além do mais a TSMC enfrente sérios problemas com mão de obra e material e isto não precisa ser um expert no assunto para mostrar ao leitor e ao consumidor.
Acreditamos que no fim das contas, tudo acabe se resolvendo, mas que estão levando um tempo precioso e eternamente longo para resolverem, isto estão e não abrimos mão de esperar e aguardar por tais lançamentos em vias de fato. Durante a cobertura da nossa equipe na Computex 2012 em Taipei, foram vários e vários fabricantes que comentaram especificamente sobre possíveis e sérios problemas de performance no chips PLX, e agora vem o site frances que teve acesso a um certo material confidencial, exemplificar e trazer novas pitadas bem apimentadas neste segmento.
Vamos acompanhar com os olhos mais próximos as próximas notícias que devem encher de tédio na web ao longo desta semana. Cada um falando e mostrando seu ponto de vista, e lançando problemas ou atrasos a culpa de outros, mas a solução que parece ser boa, até agora nada !
1 comentário
Devo estar com sono demais ou sei lá… Mas não consegui entender qual a relação do processo 28nm TSMC (como diz o título) com o conteúdo da notícia (falta de chips PLX PEX8747 afetando o cronograma dos fabricantes) mesmo porque, esse chip é fabricado em 40nm.
Site do fabricante:
http://www.plxtech.com/products/expresslane/pex8747