Cursos para formação de profissionais na área de tecnologia
A área de tecnologia é ainda um espaço a ser explorado no Brasil. A demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho é cada vez maior, mas a quantidade de pessoas que atuam com tecnologia da informação (TI) ainda não é suficiente para suprir essa necessidade das empresas.
Esse déficit de mão de obra foi exposto por diversas pesquisas de mercado, que mostram como faltam profissionais de tecnologia no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), cerca de 46 mil profissionais se formam na área de TI por ano no Brasil.
Vazio de profissionais na área de tecnologia
No entanto, segundo relatório da Brasscom, a quantidade necessária para atender a demanda das empresas seria a formação de 70 mil pessoas para o mercado de trabalho ao ano. Há, portanto, um “buraco” de 24 mil vagas não sendo ocupadas, fato esse que trava o crescimento econômico do mercado.
Ainda de acordo com a Brasscom, a estimativa é que a demanda por profissionais de tecnologia seja de 421 mil pessoas nas empresas brasileiras até 2024. Por isso, se formar na área pode ser uma garantia de bons empregos para os próximos anos, já que as empresas estão de olho em bons profissionais que saem da faculdade direto para o mercado de trabalho.
Se você pretende transformar o seu gosto pela tecnologia em uma carreira, selecionamos aqui 7 cursos que estão em alta na área de TI. São graduações que formam profissionais para diversos setores, que tem uma coisa em comum: a tecnologia. Confira!
Ciência da Computação
O primeiro curso da lista é o de Ciência da Computação, que é um bacharelado que tem duração média de quatro anos para ser concluído. Nessa graduação, os estudantes aprendem sobre matérias abrangentes da área da computação, como programação, sistemas operacionais e processamento de dados. Também é um curso com grade recheada por disciplinas de matemática.
Ciência de Dados
Para quem busca uma graduação mais específica na área de TI, o curso de Ciência de Dados aparece como uma boa opção. Ele pode ser oferecido em duas modalidades: bacharelado, com duração média de quatro anos, e tecnólogo, que é mais curto e dura entre dois anos e dois anos e meio. A diferença entre um e outro é a composição da grade, mais ampla no bacharelado. Nas duas, o foco está no processamento de dados, e matérias como Big Data e Inteligência Artificial serão lecionadas.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas; popular na área de tecnologia
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos mais populares por quem gosta da área de TI. Isso porque ele é uma das portas que mais abre espaço no mercado de trabalho, quando o assunto é tecnologia. O curso é tecnólogo, e tem duração média de três anos. Depois de formado, o estudante sai preparado para trabalhar como desenvolvedor ou programador, carreiras essenciais em praticamente qualquer empresa.
Engenharia da Computação crucial na área de tecnologia
Outro curso muito popular é o de Engenharia da Computação. Ele une as qualidades de um curso de engenharia com a possibilidade de se especializar em computação e informática. É outra graduação que forma ótimos dev’s e programadores, mas tem uma duração maior, de média de cinco anos. Na grade curricular, muito cálculo no ciclo básico e disciplinas recheadas de projetos tecnológicos no decorrer dos 10 semestres.
Engenharia de Software
Para quem quer ser engenheiro e se especializar em uma área ainda mais focada na computação, o curso de Engenharia de Software aparece como boa opção. Ele também é mais longo, com duração de cinco anos em média. Na faculdade, disciplinas de algoritmos, inteligência artificial, programação, desenvolvimento de softwares para web e mobile e muitos dados são alguns dos principais assuntos.
Jogos Digitais
A graduação em Jogos Digitais é muito interessante para quem quer ingressar no cada vez mais rico mercado de games no Brasil e no mundo. Existem diversas formas de se especializar em jogos pela tecnologia, mas esse curso tem disciplinas específicas para esse mercado, e é o sonho de muitos gamers. Ele pode ser encontrado como bacharelado, mas a grande maioria das faculdades oferece o curso tecnólogo, com duração média de dois anos.
Marketing Digital
O Marketing Digital é uma área em alta que foge um pouco do que são os cursos dessa lista, mas a profissão exige muito da tecnologia. A graduação forma profissionais tecnólogos, que levam cerca de dois anos para se formar. Na faculdade, as disciplinas vão misturar assuntos como tecnologia, gestão, comunicação e vendas. Por isso, o Marketing Digital pode ser uma boa opção para quem quer atuar de forma multidisciplinar.