Videogames nas telas: Sony está produzindo 7 séries e 3 filmes baseados nos jogos da PlayStation
Adaptar um videogame nas telas, para a televisão é uma das novidades que mais causa animação entre os fãs de diferentes franquias de jogos eletrônicos, que começam a especular sobre abordagem da produção, escolha de elenco e fidelidade em relação à obra original. Grandes empresas, como a Sony Corporation, estão investindo cada vez mais nesse tipo de conteúdo, em paralelo com as várias mudanças pelas quais o setor de entretenimentos vem passando.
Em entrevista à CNBC, Tony Vinciquerra, presidente e CEO da Sony Pictures, afirmou que a empresa está produzindo atualmente sete séries e três filmes baseados em jogos da PlayStation, novidade que pode deixar os fãs da empresa bem ansiosos. Segundo ele, uma iniciativa interna chamada “One Sony” tem como objetivo aproximar as diferentes áreas da Sony Corporation, incluindo a Sony Pictures Entertainment e a PlayStation Productions — setor focado na produção de filmes e séries baseadas em jogos do PlayStation —, o que pode resultar em ainda mais novidades.
Além dos lançamentos, público pode esperar maior integração entre as áreas da Sony
Até agora, a empresa já anunciou o andamento de duas adaptações, mas não se sabe se os filmes anunciados fazem parte do conteúdo comentado por Vinciquerra. O projeto mais adiantado, por enquanto, é o filme de Uncharted, que estreia em julho de 2021 e será estrelado por Tom Holland, que fará o papel do aventureiro Nathan Drake. A segunda produção já anunciada é a série de TV de The Last of Us, que será produzida em parceria com a HBO e conta com nomes como Craig Mazin (Chernobyl) e Carolyn Strauss (Game of Thrones) em seu desenvolvimento. Os dois são frutos de jogos de um dos principais estúdios da Playstation, a Naughty Dog.
O público já tem criado teorias acerca de quais jogos seriam adaptados e fariam parte da lista de futuras produções comentadas pelo CEO. Entre os principais nomes estão God of War, Bloodborne e Metal Gear Solid — a adaptação desse game, entretanto, já vem sendo comentada há alguns anos, então ele pode não fazer parte da lista de previsões.
Na mesma conversa, Vinciquerra afirmou que a Sony não planeja seguir os passos de outras empresas, que estão alterando seu modelo de negócio com o videogame nas telas ao lançar seus filmes em plataformas de streaming no mesmo dia de seu lançamento nos cinemas. Para ele, uma janela de 30 dias entre a exibição nas telonas e o lançamento em outras plataformas faz sentido para a maioria dos filmes, e é importante para garantir uma melhor monetização da produção. No fim das contas, a experiência no cinema acaba sendo diferente do que a de um filme assistido em casa, mesmo quando o equipamento caseiro é de boa qualidade, incluindo um monitor LED e caixas de som potentes, e grande parte do público leva esse ponto em consideração.