Depois da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, muitas dúvidas surgiram, especialmente no âmbito econômico. As recomendações de isolamento social, anunciadas pela Organização Mundial de Saúde, pegaram muitos empresários de surpresa.
As incertezas acabaram tomando conta do cenário. Com a impossibilidade de cumprir o expediente de trabalho in loco ou realizar atendimentos presenciais, o que fazer? Como continuar oferecendo produtos e serviços mesmo com as portas fechadas?
Frente aos novos desafios, os empreendedores precisaram recalcular rotas e encontraram uma grande aliada para enfrentar os tempos de pandemia: a internet. Marcar presença no meio digital tornou-se um fator essencial para sobreviver à crise.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da banda larga fixa subiu entre 40% e 50% devido à Covid-19. Isso sem falar no consumo de dados através dos smartphones.
Para quem busca fortalecer a conexão com o público e a lembrança de marca, as redes sociais, por exemplo, revelaram excelentes oportunidades.
Redes sociais se destacam em meio à pandemia
Devido às medidas de distanciamento social, boa parte da população tem consumido mais conteúdo nas redes sociais. De acordo com o Business Insider, houve um crescimento de 70% no uso de lives – transmissões em tempo real – no Instagram.
Isso mostra que, além de impactar diretamente vários segmentos da economia, a Covid-19 também provocou mudanças no comportamento do consumidor. Não só as interações com as marcas passaram por transformações, como também as decisões de compra.
Os vídeos ao vivo são apenas uma das ferramentas utilizadas pelas marcas para aproximar o público durante o isolamento. Outro recurso bastante usado, principalmente para conquistar novos seguidores, é o sorteio no Instagram através de digital influencers ou celebridades.
A publicidade através de influenciadores e famosos, que acumulam milhares – às vezes milhões – de followers, ganhou força nos últimos anos. Com a crescente demanda, surgiram inclusive agências especializadas nesse tipo de serviço.
É o caso da agência Instagrow Branding & Influencers, que nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em atividade desde 2018, ela é considerada a primeira startup de influenciadores do Brasil.
Fundador e CEO da empresa, que tem como foco o marketing de influência, Ian Narlei revela como a equipe nadou contra a maré de previsões pessimistas: “Apresentamos aos nossos clientes soluções efetivas para minimizar os efeitos desse momento, mantendo sempre a excelência no atendimento”.
Consultoria digital em tempos de crise
Um dos pontos cruciais para o sucesso das vendas online é o planejamento estratégico. Com os esforços concentrados na internet, as empresas precisam acompanhar a dinâmica do mundo digital para não ficar para trás.
Nas redes sociais, por exemplo, não basta manter uma frequência de postagens. Os conteúdos devem ser relevantes para gerar resultados positivos. Para quem tem pouca experiência na área digital, contar com o know-how de um profissional da área pode fazer muita diferença.
Existem inúmeros serviços no mercado para ajudar os negócios virtuais, como assessoria e consultoria empresarial e para Instagram. De acordo com a agência mineira Instagrow, eles apresentam benefícios tanto para empresários quanto para influenciadores, artistas e demais interessados.
No caso da startup, além dos sorteios no Instagram, que focam na geração de leads e seguidores segmentados, também é possível criar e gerenciar campanhas completas com influencers, celebridades, formadores de opinião, entre outros.
O papel das startups no cenário atual
Logo no início da quarentena imposta pelo surto de Covid-19, especialistas do mercado já apontavam para um aspecto importante das startups. Com a inovação no DNA, o modelo de negócio teria mais facilidade para se adaptar ao contexto da crise.
Mesmo diante das adversidades, a Instagrow Branding & Influencers alcançou bons resultados durante a pandemia. Propondo alternativas eficazes para minimizar os impactos do novo coronavírus na economia, a startup ganhou destaque.
Para a equipe, criar uma estratégia sólida com o marketing de influência é fundamental para quem quer alcançar resultados consistentes nas redes sociais.
Para minimizar os efeitos da pandemia sobre os negócios, empresários recorrem à internet e ao know-how de agências de publicidade. Em tempos de isolamento, estratégias digitais – como o marketing de influência – estreitam os laços entre marcas e consumidores, afirma Ian Narlei, CEO do Grupo JetLife Brasil.
A agência é uma das seis startups que integram o Grupo Jetlife Brasil, responsável por um dos maiores festivais de música do Brasil, o Jetlife Festival. Pelo evento, já passaram nomes como Recayd Mob, Djonga, Luanna Exner, FBC, Sidoka, Menestrel, Naio, NOX, entre outros.
Especializada em marketing de influência, digital e branding, a empresa pretende ampliar o alcance dos serviços e ajudar um número cada vez maior de negócios a crescerem no meio online.
Website: https://www.instagrowbrasil.com