É preciso coragem e perseverança para percorrer um caminho que nunca foi trilhado antes. Atribuídos com a tarefa de desenvolver os primeiros fones de ouvido sem fio tipo earbuds para a linha Galaxy, os designers do Galaxy Buds Live¹ precisavam exatamente desse tipo de convicção para garantir que o trabalho fosse feito.
Um monitoramento prolongado e testes extensivos com os usuários foram fundamentais para desenvolver o Galaxy Buds Live de próxima geração, que leva o conforto a outro nível. Mas como foi a jornada de desenvolvimento para os designers que foram encarregados de criar esse tipo de fone de ouvido?
Etapa 1: Em busca de um novo formato Samsung
Os Galaxy Buds Live foram projetados para atender às necessidades dos usuários que desejam desfrutar de uma ampla variedade de sons. Enquanto os Galaxy Buds+ lançados anteriormente eram fones de ouvido intra-auriculares voltados para aqueles que buscam experiências auditivas envolventes, os Galaxy Buds Live são fones de ouvido abertos que podem ser usados confortavelmente por longos períodos de tempo, tornando-os convenientes para usuários que ouvem música, assistem vídeos ou fazem ligações por longos períodos. O designer Tommy Choi explicou que, “ao contrário dos fones de ouvido intra-auriculares, que podem se tornar desconfortáveis para alguns quando usados por mais horas, os fones de ouvido tipo earbuds se acomodam na parte externa da orelha do usuário, facilitando a circulação de ar e proporcionando uma usabilidade mais confortável. Nós criamos o design atual para satisfazer uma ampla gama de usuários e distinguir nossos fones de ouvido de outros produtos com seu formato único”, acrescentou.
Etapa 2: ajustes incansáveis para garantir o conforto
Não importa quão bom seja seu desempenho, os usuários provavelmente evitarão o uso de fones de ouvido desconfortáveis. Como o Galaxy Buds Live foi desenvolvido para acompanhar os usuários ao longo de seus dias, muito esforço foi feito para garantir que eles fossem o mais confortável possível. “Durante seu desenvolvimento, 80 RPs (Protótipos Rápidos) de fones de ouvido foram desenvolvidos para verificar o tamanho, formato e especificações ideais do produto. Preparamos muitos protótipos, já que mesmo a menor diferença na forma pode levar a grandes mudanças nos níveis de conforto”, disse o designer Youngsang Jang.
O ouvido humano tem uma ampla variedade de formas e tamanhos, portanto, encontrar um encaixe que satisfaça a todos representa um grande desafio. E isso foi especialmente verdadeiro no caso do Galaxy Buds Live, que passou por testes meticulosos com usuários para garantir que fornecesse um ajuste confortável para uma ampla gama de pessoas, independentemente do formato e tamanho de suas orelhas. O designer Joonha Kim elaborou o processo de teste, dizendo que, “no início, os participantes usaram os fones de ouvido por um curto período e recebemos seus feedbacks sobre vários pontos. Sabíamos que não poderíamos satisfazer todos os temas, mas desenvolvemos o design de forma a satisfazer o maior número de pessoas possível. Em seguida, realizamos testes nos quais os participantes usaram os fones de ouvido por um período mais longo e foram testados em uma situação com grandes movimentos para refinar o formato e criar um fone de ouvido confortável”.
“Estabelecer o padrão de conforto foi a parte mais difícil”, acrescentou Choi, que também trabalhou nos testes. “Quando oito em cada 10 participantes responderam dizendo que os fones de ouvido eram confortáveis e apenas dois os classificaram como desconfortáveis, tivemos que garantir que fizéssemos modificações que pudessem satisfazer estes dois sujeitos sem comprometer a satisfação dos outros oito. Para fazer um produto confortável para o maior número possível de usuários, testamos cerca de 2 mil casos”.
Etapa 3: estojo sofisticado em uma apresentação de produto “semelhante a uma joia”
Galaxy Buds Live, os primeiros fones de ouvido sem fio do tipo earbuds da linha Galaxy, também vêm com um design de capa revolucionário. Enquanto até o Galaxy Buds+ as capas dos fones de ouvido eram ovais, no Galaxy Buds Live, a capa é quadrada com bordas arredondadas. Youngsang Jang explicou o motivo da mudança de formato, dizendo que, “com base na ideia de que seria bom fazer os fones de ouvido brilhantes parecerem joias, projetamos a caixa como um quadrado para torná-la parecida com uma caixa de joias. O tamanho e a forma foram determinados para permitir que o estojo caiba facilmente nos bolsos ou seja segurado na mão, enquanto deixa espaço suficiente para a bateria poderosa que fornece até 21 horas de audição quando totalmente carregada”.
A lacuna que fica entre as metades superior e inferior em todos os lados do estojo também é um novo recurso que o torna mais fácil de abrir. “A lacuna adiciona conveniência ao abrir o estojo e torna mais fácil aplicar capas externas nele”, explicou o designer Sangok Sohn. “Ao aplicar capas externas em modelos anteriores dos fones de ouvido da Samsung, era necessário usar fita dupla-face para fixá-la, o que muitas vezes deixava manchas no próprio estojo. No entanto, a adição do espaço ao redor da caixa permite que as capas sejam colocadas mais facilmente e elimina a necessidade de fita”.
“Ao projetar o produto, pensamos muito em todos os estágios de interação para os usuários – desde o momento em que veem o produto pela primeira vez, até quando abrem a caixa e usam os fones de ouvido, e até quando os colocam de volta no estojo para carregar”, relatou Choi. “Também consideramos como os fones de ouvido ficariam quando estivessem no estojo e o quanto eles deveriam se projetar – e em que ângulo – para permitir que os usuários os retirassem facilmente”.
Etapa 4: Cores bonitas – Materiais ecológicos
O Galaxy Buds Live vem em uma variedade de cores² – incluindo Mystic Bronze, Mystic White e Mystic Black – que são adaptadas para combinar com os cinco novos produtos que foram introduzidos no Samsung Galaxy Unpacked 2020.
“As cores foram selecionadas para associar que o Galaxy Buds Live pertence à mesma família que os outros produtos Galaxy lançados recentemente”, explicou o designer Mingyeong Jang, que foi responsável pelo design do CMF (Cor, Material, Acabamento) para o Galaxy Buds Live. “Embora os smartphones recém-lançados e o Galaxy Buds Live não sejam feitos dos mesmos materiais, adaptamos o design para garantir que expressem cores e texturas semelhantes”.
Testes extensivos para otimizar a usabilidade e garantir que os fones de ouvido e a caixa se complementassem foram essenciais durante o processo de design do CMF. “Quando vi pela primeira vez os protótipos brilhantes, eles pareciam muito luxuosos para mim, e a embalagem que parecia uma caixa de joias apenas aumentou esse sentimento”, disse Mingyeong Jang. “Assim, projetamos o Galaxy Buds Live para ser mais brilhante após estudar uma ampla gama de preferências do usuário”.
Os Galaxy Buds Live também são inovadores em termos dos materiais que os compõem. De acordo com Jang, “em um esforço para reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos de plástico, os Galaxy Buds Live são feitos com 20% de materiais reciclados pós-consumo (PCM). Espero que vejamos mudanças ecológicas semelhantes feitas em outras áreas também”, concluiu.
Durante o projeto de um tipo totalmente novo de fone de ouvido sem fio, os projetistas do Galaxy Buds Live se aprofundaram no estudo do ouvido humano. O designer Yongseok Bang compartilhou o que aspira no futuro, dizendo que, “O formato do Galaxy Buds Live é único e permite que os usuários desfrutem dos benefícios dos fones de ouvido intra-auriculares e earbuds. Terei a certeza de continuar aprendendo sobre o ouvido humano e melhorando meus conhecimentos e habilidades para criar um design que possa satisfazer uma ampla gama de pessoas”.