Qual é o melhor notebook para profissionais de edição de fotos e vídeos?
Com a experiência de customizar notebooks de alta performance para mercados específicos que exigem alto desempenho, seja para análise de imagens, edição de fotos e vídeos, programas de realidade aumentada, automação na cadeia produtiva em alta escala, entre outros, sempre me deparo com a seguinte pergunta:
Qual é o melhor notebook para essa ou aquela área?
Curiosamente, vejo uma movimentação maior no mercado de edição de fotos e vídeos e profissionais interessados em profissionalizar seus negócios.
É um mercado que tem se adaptado nos últimos anos, principalmente pela mudança para o mundo digital.
Quem surfou nesta onda e se aperfeiçoou, hoje, está colhendo bons frutos, pois é um mercado com muitas oportunidades.
O sucesso do premiado filmmaker, Guilherme Coelho, referência na área, mostra que a arte de contar histórias com vídeos e eternizar momentos pode ser um negócio de sucesso.
Outro fenômeno, o fotógrafo Gilmar Silva, ganha cada vez mais repercussão do seu trabalho e já é considerado uma celebridade no meio.
Fiz questão de citá-los para que sirvam de inspiração para profissionais do ramo.
A retomada aumentará a demanda por melhores máquinas
Felizmente tenho visto interessados em tecnologias que farão a diferença nesse segundo semestre do ano, a fase da retomada da economia.
Abaixo, destaco algumas dicas que mostram quais características compõe o melhor notebook para edição de fotos e vídeos. Com essas informações, os profissionais poderão ser mais exigentes na hora de escolher o melhor equipamento para rodar, com agilidade, softwares como, After Effects,Lightroom, Premiere, Photoshop, entre outros.
Confiram abaixo:
O que avaliar na hora de comprar um notebook?
No ato da aquisição de um equipamento a prioridade é avaliar a capacidade da placa de vídeo, processador, armazenamento, entradas e saídas de vídeo e o tipo de tela.
Vale levar em consideração também se haverá a necessidade de mobilidade para que o design seja leve e prático para o deslocamento.
Já é possível customizar notebooks para atender as variadas necessidades.
O que levar em consideração quando preciso de um bom desempenho?
Para fins de edição de fotos e vídeos, não comprem notebooks com HD. Isso prejudica muito o desempenho dos projetos. Optem sempre por máquinas com SSD (Solid State Drive).
Com esse dispositivo, o aumento de desempenho é imediato e significativo.
Considerando a necessidade de renderização, atuar com SSD poderá aumentar a agilidade em até 10x mais do que o HD normal na hora de consolidar imagens, áudios e efeitos.
E sobre a qualidade das imagens?
Sem dúvida a tela Full HD é a mais indicada para reproduzir a imagem e gerar a sensação de realidade, de reavivar aquele momento mágico e inspirar sensações. Para intensificar essa experiência, o ideal é que a taxa de sRGB seja próxima a 100%.
Quais as dicas para os iniciantes?
Essa é uma questão que sempre me questionam, pois existem muitos profissionais que estão começando e que precisam de notebooks de alta performance com um investimento acessível.
Para eles, indicamos a seguinte configuração: processador i5 da série H, placa de vídeo com pelo menos 4GB de memória dedicada, 16GB de memória RAM, 500GB de SSD interno, Windows original e sempre atuar com aplicativos originais. Essa configurações garantem entrega com alto nível de qualidade.
E para aquele que trabalha com alta demanda?
Para esses profissionais as máquinas precisam de uma configuração mais potente, cuja os softwares de edição já são pesados, independente da demanda. Com o tempo, o volume de projetos armazenados e a produção de novos trabalhos requerem notebooks com potência avançada. O ideal são máquinas com processadores i7 da série H, placas de vídeo da linha RTX da NVIDIA, 32GB de memória RAM, armazenamento em SSD do tipo NVME e Windows e aplicativos originais.
O que dizer sobre a manutenção dos notebooks?
Para manter a máquina em boas condições a longo prazo é importante realizar uma limpeza interna e uma manutenção preventiva a cada seis meses ou um ano.
Para concluir, afirmo que, ao contrário do que muitos pensavam, esse mercado não está em extinção devido ao aumento de celulares.
É um setor em plena expansão.
As publicidades continuam, os casamentos não param de acontecer, as revistas e jornais continuam com as ilustrações, o setor de marketing vem sendo cada vez mais requisito nas empresas e ainda houve uma explosão do canal YouTube que exigem profissionais para cuidar da parte técnica.
Além disso, o olhar e a experiência de bons profissionais nunca serão substituídos.
Posso dizer sem medo de errar é que o grande diferencial da atualidade é a agilidade na entrega dos projetos.
Otimizar o tempo de trabalho também é um ponto importante na competitividade, e é nesta hora que máquinas de alta performance entram para colaborar na produtividade.
Quanto melhor a configuração da máquina, mais rápido o profissional conseguirá finalizar projetos e se comprometer com novos. A qualidade dos equipamentos alinhado à criatividade são os ingredientes que desencadearão o sucesso ou o fracasso.
Então, essa é a hora de buscar especialização e dar o primeiro passo para profissionalizar seus estúdios com equipamentos que garantirão projetos de mais qualidade e que, consequentemente, atrairão ainda mais sucesso para os negócios.
Créditos: Emerson Salomão
*fundador da Avell