RIO DE JANEIRO, Brasil – Influenciadoras nas compras, consumidoras, motoristas e, claro, operárias nas fábricas produzindo automóveis. Na estrada da vida, só não vê quem não quer as mulheres no volante de seus destinos. Para promover o respeito e reconhecer mais uma vez a importância delas na sociedade, neste Dia Internacional da Mulher, a Nissan levou funcionárias dos escritórios administrativos e convidadas para o Complexo Industrial de Resende (RJ) e propôs um desafio único: produzir os carros da marca na companhia do time feminino de operadoras. Alguém tem dúvida se elas toparam?
As participantes passaram por uma imersão de dois dias e puderam conhecer de perto a qualidade e o DNA japonês envolvidos no processo de fabricação dos veículos. No primeiro dia, funcionárias e convidadas foram capacitadas e participaram de um treinamento para assumirem diferentes postos de trabalho. No segundo dia, foi a hora de colocar a mão na massa.
Em um ambiente 100% seguro, as participantes desenvolveram novas habilidades e atuaram em diferentes áreas para montar os automóveis brasileiros da marca: os Nissan Kicks, Versa e March. Divididas em grupos e sempre supervisionadas pelas mulheres que ocupam os respectivos postos, elas tiveram a oportunidade de atuar na montagem do sistema de direção, na aplicação da vedação do carro, na instalação do chicote, entre outros. Além disso, puderam conhecer a história das operadoras e vivenciar a rotina de trabalho delas. Juntas, mostraram na prática que força e competência não dependem de gênero.
Há um ano e meio na Nissan, Luana Nascimento Santos, de 23 anos, é um desses exemplos. “As pessoas não acreditam quando eu falo que trabalho na produção de carros e ficam assustadas, sem acreditar, até verem que é real. Foi a minha força de vontade que me fez chegar até aqui e o pensamento de que não existem barreiras para buscar um futuro brilhante para mim, minha filha e minha família”, conta a funcionária da linha de montagem de porta da Nissan.
“Temos de ter muito orgulho do nosso dia a dia. Basta conversar um pouco com as mulheres nos nossos escritórios e na linha de produção para descobrir histórias fantásticas de vida e superação. A ideia desta ação foi homenagear e valorizar essas mulheres, e mostrar um pouco de suas histórias para que sirvam de inspiração”, conta Mila Poli, gerente de Comunicação da Nissan do Brasil.
A ação foi uma forma simbólica da Nissan homenagear o Dia Internacional da Mulher. Afinal, mulher pode chegar onde quiser.
#mulherpodechegaraondequiser