Starcraft II comemora quase uma década com números semelhantes de recém-lançado
Além do sucesso de vendas e também de críticas, o título marcou a história da Blizzard no universo do eSports.
Ele e World of Warcraft são os principais responsáveis pelo crescimento inicial da empresa nos torneios profissionais.
Atualmente, existem mais de 20 competições anuais com disputas entre jogadores desses dois games ao redor do mundo.
O game Starcraft II completa, em julho deste ano, nove anos de lançamento.
Em 2010, logo após o lançamento oficial do jogo, a Blizzard comemorou a quebra de alguns recordes.
Foram mais de 1,5 milhão de vendas nas primeiras 48 horas, como mostra essa notícia do portal Terra na data do lançamento.
Esse número definiu Starcraft II como o game de estratégia mais bem comercializado neste período.
Hoje em dia, a franquia já possui mais de 10 milhões em vendas ao redor do mundo.
Entre os mais acessados
Todo esse sucesso, e que se mantém até hoje, é um mérito da produção do jogo e também das ações que foram realizadas quase todos os anos seguintes.
Até hoje, o game aparece entre os mais assistidos em plataformas como da Twitch TV.
São quase 5 milhões de horas assistidas pelos fãs, deixando Starcraft II entre os 10 mais populares.
O título perde apenas para o número de alguns gigantes, como os quase 30 milhões de horas de Overwatch.
Confira o vídeo do StarCraft II
Além disso, as boas críticas também ajudaram no sucesso de Starcraft II nestes quase 10 anos.
As notas dos principais reviews do game, e também das expansões, sempre foram positivas.
O jogo principal possui, por exemplo, aprovação de 93% dos usuários no portal Metacritic.
As duas expansões não ficam longe disso, também conseguindo índices acima dos 85% de forma positiva.
Universo do eSports
É no cenário de jogos profissionais que Starcraft II tem uma história mais rica. Apesar de não ter todo o sucesso e audiência dos gigantes Hearthstone e Overwatch, o game teve papel fundamental no início da Blizzard nos torneios profissionais.
O sucesso na Coreia do Sul, e também nos Estados Unidos, marcou o início do crescimento da empresa no eSports.
Hoje, segundo alguns números da pesquisa NewZoo, a marca é famosa por dominar cerca de 60% do mercado.
Mesmo completando quase uma década de lançamento, a franquia continua viva no cenário de eSports.
Os torneios oficiais de Starcraft estão sempre nas listas mais altas de premiações, perdendo apenas para Dota 2 e Counter-Strike, que em alguns torneios possuem premiações acima dos US$ 10 milhões.
O World Championship Series Global Finals, principal disputa da franquia, tem como total de premiação US$ 700 mil.
Por isso, as partidas de Starcraft continuam a ter uma boa audiência.
Na página de apostas em eSports da Betway, que têm as cotações dos principais torneios de eSports do planeta, a Global StarCraft II League ganha espaço ao lado de outros grandes eventos.
É possível colocar a disputa no mesmo patamar que a The Overwatch League ou então aos mundiais de Counter-Strike:Global Offensive que acontecem ao redor da Europa.
Número de jogadores
A história de Starcraft II, principalmente com os jogadores casuais, é marcada por altos e baixos.
Atualmente, o jogo possui bons números de usuários ativos.
Alguns picos indicam cerca de 155 mil pessoas online, segundo dados de 2018 do portal Root Gaming.
Ou seja, é uma notícia boa para quem está fazendo nove anos de mercado.
Porém, isso nem sempre foi assim.
A Volta por cima
Logo após o lançamento do jogo, Starcraft foi de um sucesso absoluto para um certo fracasso.
A presença de diferentes jogos, como Dota 2 ou até mesmo League of Legends, fez com que o título perdesse espaço.
Entre 2013 e 2015, o número de jogadores chegou a ficar abaixo dos 70 mil.
Como efeito de comparação, Dota 2 já atingiu o incrível número de 1 milhão de usuários ativos no game.
Essa recuperação de Starcraft II se iniciou recentemente, tendo como personagem principal a Coreia do Sul.
O país é o maior consumidor do game e tem sido palco das principais competições para chamar público.
Além disso, em 2017, o game ficou gratuito e isso chamou a atenção de novos usuários. A ideia da Blizzard foi usar o título para mostrar que a força da empresa no eSports é grande em quase todos os campos possíveis.
Algo que os fãs estão vendo com a maior franquia de estratégia.