Indústria 4.0 é tema de curso no campus Marileusa
A Uniube Uberlândia realizou, na última sexta-feira (30), o curso “Indústria 4.0”, em parceria com a empresa Nova Smar.
O evento reuniu profissionais da área de tecnologia para a discussão de novas tendências de mercado e as expectativas da quarta revolução industrial.
Ciclo de palestras atraiu profissionais
Segundo um dos organizadores do curso, Edimilson Campos, o programa de atualização tecnológica atraiu profissionais de várias empresas e cidades da região. “O ciclo de palestras apresentou o estado da arte e as tecnologias de ponta empregados na indústria 4.0, as tendências e oportunidades para o futuro da engenharia e dos engenheiros”, conta o professor.
Sobre a Indústria 4.0
Também conhecida como Manufatura Avançada, Indústria inteligente, entre outros, a Indústria 4.0 é o nome usado para marcar a 4ª Revolução Industrial.
Um dos principais aspectos dessa futura revolução é a construção de um espaço que permita a interação do mundo real com o virtual.
De fato, trata-se de uma interação bilateral, na qual “o real” manda dados para o virtual e o virtual manda decisões ou vice-versa.
Tecnologias de localização e sensores
Segundo o portal de ciências, Enacom, a coleta de dados está cada vez mais intensa, tendo origem em dispositivos móveis, plataformas de IoT (do inglês Internet of Things), tecnologias de localização e sensores inteligentes.
“Estas tecnologias, conectadas à nuvem (cloud computing), possibilitam a análise e processamento massivo dos dados (Big data Analytics).
De fato, está cada vez mais fácil coletar dados do mundo real, pois temos sensores espalhados em todos os cantos, com as mais diversas funcionalidades”.