Samantha Brasil participa de exibições de “O Congresso Futurista” em unidades do Sesc RJ.
Após as sessões, crítica de cinema conduz bate-papo com o público sobre reflexões levantados pelo filme, como a força política da mulher na indústria do entretenimento
A pesquisadora e crítica de cinema Samantha Brasil participa a partir de terça-feira (20/6) da mostra audiovisual “Viver é fácil – arte e vida no cinema”, em exibição nas unidades do Sesc RJ neste mês de junho. São 130 sessões gratuitas de oito filmes que abordam a importância e a potência da arte na vida de seus personagens.
Samantha foi convidada a falar com o público após exibições de “O Congresso Futurista”;
Do israelense Ari Folman, eleita a Melhor Animação no European Film Awards 2013, e um dos destaques da programação.
As sessões com sua participação serão nas unidades de Ramos (20/6), Copacabana (21), São João de Meriti (22), Engenho de Dentro (24), Tijuca (27) e Nova Iguaçu (29).
Cofundadora das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, Samantha Brasil conduzirá um bate-papo informal sobre reflexões levantadas pelo filme.
A protagonista é uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) que decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga;
Para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física.
Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica a ela.
Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida.
Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.
SERVIÇO
Exibições de “O Congresso Futurista”, seguidas de bate-papo com Samantha Brasil
Grátis
CAPITAL
SESC RAMOS
20/06 – 17h30
SESC COPACABANA
21/06 – 16h
SESC ENGENHO DE DENTRO
24/06 – 15h
SESC TIJUCA
27/06 – 19h
REGIÃO METROPOLITANA
SESC SÃO JOÃO DE MERITI
22/06 – 10h
SESC NOVA IGUAÇÚ
29/06 – 10h, 14h e 19h
SINOPSE
O Congresso Futurista
Uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física.
Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma.
Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida.
Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.
Diretor: Ari Folman
Gênero: Animação
Duração: 123
País: Israel | Alemanha | Polônia | Luxemburgo | França | Bélgica
Ano: 2014
Classificação: 12
CURRÍCULO
SAMANTHA BRASIL
Samantha Brasil é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e em Direito pela Universidade Estácio de Sá, pesquisadora e crítica de cinema, com mestrado em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS/UFRJ).
Curadora do “Cineclube Delas” no Tempo Glauber, com produção da Cavideo, que tem enfoque no cinema realizado por mulheres.
Cofundadora das “Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema” que é um movimento de união coletiva de mulheres que atuam como críticas no Brasil, uma vez que o espaço reservado às mulheres no pensar crítico cinematográfico ainda é muito pequeno, restritivo e excludente.
Integrante do Podcast “Feito por Elas’ que visa debater e divulgar o cinema de realizadoras;
Além de colaborar regularmente escrevendo sobre cinema no “Delirium Nerd”.
Colaboradora na aplicação do “Teste Bechdel” no Brasil através da página do Selo no Facebook.