Home / Noticias / Realidade Virtual chega à música no Brasil

Realidade Virtual chega à música no Brasil

Os vídeos clipes musicais podem ser beneficiar com a chegada dos vídeos 360º

A realidade virtual está chegando aos poucos e promete render bons frutos para as empresas que já começaram a apostar na modalidade. Os custos dessa tecnologia ainda precisam ser barateados para que a realidade virtual possa de fato se popularizar, mas já é possível ter uma dimensão da força que ela traz consigo assistindo a clipes de artistas internacionais que já incorporaram os vídeos 360º às suas produções.

No Brasil, os vídeos 360º já podem ser assistidos pelo YouTube, Facebook, Twitter, entre os aplicativos de jogos e notícias. Até mesmo a música está rendendo-se à tecnologia. A cantora Ivete Sangalo, com o clipe da música “O Farol” – produzido pela O2 Filmes, ficou em segundo lugar na lista do Facebook dos vídeos em 360º mais acessados no mundo. Ainda há muito o que ser explorado, principalmente aqui no Brasil, no que diz respeito à qualidade dessas peças. Mas já é possível notar o potencial da realidade virtual a partir da repercussão do clipe, que teve mais de 18 milhões de visualizações.

Benefícios da realidade virtual para a música

A proposta do uso da realidade virtual (VR) na música é o de trazer os espectadores para o palco e permiti-los escolher o ângulo em que se sentem mais privilegiados para assistir o show. Isso muda completamente a forma de interação do público. Paul McCartney, por exemplo, já chamou atenção para o poder dos vídeos 360º quando lançou, no ano passado, Live and Let Die gravado em um show ao vivo com uma câmera de 360º sobre seu piano.

Para Maria Fernanda Lauret, que trabalha com edição de vídeos em realidade virtual na RYOT, empresa responsável por produzir documentários e vídeos em 360º em Los Angeles, a música tem muito a ganhar ao apostar nessa nova tecnologia. “Acredito que o uso de Realidade Virtual na promoção de artistas da música brasileira e internacional seja uma excelente forma de tornar essa nova tecnologia cada vez mais popular e visada pelos consumidores. Da mesma maneira que a TV, os computadores e os celulares levaram um tempo para se tornarem objetos populares, tão comuns no dia-a- dia de consumidores, a realidade virtual e aumentada ganharão mais repercussão e seu uso se tornará cada vez mais diversificado e útil para a população em poucos anos.” – afirma Lauret.

Clipes musicais em 360º

Para que o mercado da realidade virtual dê os frutos esperados, é preciso que seu uso comece a ser mais explorado e que os consumidores se familiarizem com suas diversas possibilidades de uso. Por isso, incentivar o desenvolvimento de clipes musicais nesse formato é fundamental para que essa nova tecnologia se torne mais presente na vida dos consumidores de mídia. Confira clipes que vêm fazendo sucesso na internet:

Ivete Sangalo – O Farol: http://bit.ly/22oNJrs

FOALS – Mountain At My: http://bit.ly/29z97BR

Roomie – This Summer (Maroon 5 Cover): http://bit.ly/1hu7esB

Noa Neal – Graffiti: http://bit.ly/2iRAXhp

 

Dicas

No site da Amazon você encontra uma vasta literatura para quem quer aprofundar seus conhecimentos em Realidade Virtual.

MiniintheBox é um site internacional que possui ótimos preços em óculos VR. Vale muito a pena esta dica.

No Walmart.com você encontra um grande variedade de ofertas de óculos VR.

As soluções da McAfee – Intel Security oferecem segurança na Internet e proteção para as necessidades de todos os usuários e empresas contra ameaças online.

300x250

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*