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Líder é a primeira empresa área em ordem de serviço digital

Líder Aviação é a primeira empresa área brasileira a utilizar ordem de serviço digital.

Líder
Sistema aprovado pela Anac garante mais segurança e dispensa o uso de papel.
A partir do dia 1º de novembro, a Líder Aviação passou a incorporar em sua rotina um novo sistema;

Digital para Registros de Manutenção em sua Unidade de Operação de Helicópteros.

A iniciativa, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Aviação (Anac);

Faz da empresa não só a primeira  mas a pioneira do segmento a utilizar ordem de serviço digital.

 

Largou na frente

Sua criação surgiu a partir de um encontro da Anac sobre o Projeto Diário de Bordo Digital;

Em que as empresas áreas foram informadas sobre a permissão da utilização de registros apenas em meio eletrônico, sem a necessidade do uso de papel.

Medida que também poderia ser adotada para serviços de manutenção, seguindo a norma Advisory Circular AC 120-78A do Federal Aviation Administration (FAA).
Foram muitos meses de intenso trabalho para o desenvolvimento dessa novidade.

A plataforma, denominada HELIX, foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da empresa em conjunto com a área de Manutenção de Helicópteros .

“Percorremos um longo caminho até chegar às auditorias da Anac.

Paralelamente aos formulários impressos, já utilizávamos internamente ordens de serviço em meio digital desde 2007.

Desde então, temos aprimorado o sistema com melhorias significativas para alcançarmos aceitação junto à Agência, que muito tem contribuído para a implantação de novas tecnologias no Brasil”;

Explica a diretora de TI da Líder Aviação, Celina Marinho.

 

A plataforma

Ela ressalta ainda que, para o desenvolvimento da plataforma, foram seguidas normas de assinatura eletrônica para atender à Anac;

E às exigências da FAA para o alcance de um nível de segurança com padrão internacional, por meio de testes e treinamentos realizados até o início das atividades por meio do programa.
Entre os benefícios da implantação do sistema digital para Registros de Manutenção estão:

Maior segurança e confiabilidade das informações, já que todos os registros e alterações de uma ordem de serviço serão arquivados digitalmente;

Agilidade na liberação da aeronave após manutenção;

Sem contar a economia de, em média, 6.300 impressões mensais – contribuindo assim, com o meio ambiente.
“Trata-se de um grande avanço, pois o sistema permite fazer alterações na documentação de forma rápida;

Mantem um histórico com todas as atualizações e permite o controle das manutenções dos helicópteros;

E gestão de documentos técnicos em uma plataforma digital”, pondera Celina Marinho.

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