Home / Noticias / IBM WATSON – Debate sobre inteligência artificial

IBM WATSON – Debate sobre inteligência artificial

A conferência intitulada “Que futuro com o IBM Watson? – O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” teve lugar no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), na quinta-feira, 15 de dezembro.

 

Imagem conferência no instituto Viseu IBM Watson

 

Ao longo da tarde foi debatida a forma como a inteligência artificial pode beneficiar o dia-a-dia das pessoas, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

A cerimónia iniciou-se com a nota de boas-vindas do presidente do IPV, Fernando Sebastião e do presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), António Almeida Henriques, que destacaram o facto de Viseu poder ser “um bom campo de experimentação” e que sobressai, sendo uma cidade média do interior do país “com uma estratégia e arrojo para fixar pessoas e combater a desertificação no interior”.
O debate prosseguiu com a intervenção de Costas Bekas, PhD, investigador na Fundação de Soluções Cognitivas do IBM, que explicou de que forma o Big Data interfere na vida das pessoas e que impacto a Inteligência Artificial (IA) pode ter na gestão de dados. “Os jovens estão ávidos de informação na área da IA”, daí as licenciaturas e os mestrados estarem a suscitar um interesse crescente entre os alunos que valorizam, principalmente a área da “condução autónoma”, adiantou o investigador.

 

Imagem sessão debates platéia IBM Watson

 

Moderado pelo director de soluções cognitivas da IBM Portugal, António Pires dos Santos, o painel subordinado ao tema “O impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” proporcionou o debate acerca da forma como a IA pode trazer benefícios e facilitar o dia-a-dia das pessoas.
Goreti Marreiros, vice-presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial defendeu que “os conhecimentos estão a evoluir num caminho positivo; a IA passa muito por promover a informação”; no entanto acredita que “não pudemos querer que a IA regule normas que não sejam reguladas por normas europeias”, disse, defendendo que não se podem descurar as questões éticas, quando se fala em IA.
Quando confrontado com a questão “será que os robôs poderão substituir os políticos?”, António Almeida Henriques, respondeu com outra questão: “se a IA poderá substituir as pessoas, por que não os políticos, que também são pessoas?” e frisou o facto de a IA poder ser útil para “ajudar à decisão dos políticos”.
João Freitas, CTO Defined Crowd Corporation, frisou a importância da IA para a certificação de dados: “os humanos estão a ajudar a construir sistemas automáticos. Treinamos a tecnologia e usamos humanos para certificar o funcionamento da IA e garantir a certificação dos dados”.

 

Imagem Explanação IBM Watson Instituto Viseu

 

No que se refere ao futuro com o IBM Watson, António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal destacou que “Viseu é cada vez mais uma cidade voltada para o mundo” e que “a aposta no IBM Viseu tem de ser sustentável”. Frisou que “o futuro da IBM Watson é o que nós quisermos”. Por sua vez, indicou que “este momento de inovação único que resulta na convergência de três revoluções tecnológicas: dados, que são o novo recurso natural; algoritmos de software analítico, com capacidades de aprendizagem novas; e a Lei de Moore, que defende que a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses”.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor encerrou a conferência não deixando passar em branco o facto de o IPV “ter empresas dentro do campus do Ensino Superior” e a capacidade de agarrar desafios. Deixou também uma reflexão sobre a capacidade dos sistemas cognitivos e de informação na estimulação de “ambientes em crescente inovação, como mercados e desafios que contribuem para o desenvolvimento local e regional”.

Fonte: www.ibm.com/watson

 

Dicas

No site da Amazon você encontra uma vasta literatura para quem quer aprofundar seus conhecimentos em Inteligência Artificial.

As soluções da McAfee – Intel Security oferecem segurança na Internet e proteção para as necessidades de todos os usuários e empresas contra ameaças online.

A Locaweb é a empresa mais completa em soluções de tecnologia do Brasil. Serviços como Criador e Hospedagem de Sites, Domínios, Cloud Hosting, Cloud Server Pro, Revenda Hospedagem Cpanel, Servidores Dedicados, Email Marketing, Streaming, Telefonia Voip, VPS, SSL e muito mais para a sua empresa você encontra na Locaweb.

 

Assuntos relacionados:

 

Empresas de diferentes tamanhos e setores aumentam performance de negócios com servidores abertos da IBM

 

Imagem carros sinistrados

Provider IT desenvolve app de gestão de sinistros em plataforma IBM Bluemix

 

300x250

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*