Home / Noticias / IBM WATSON – Debate sobre inteligência artificial
Banner 300x250

IBM WATSON – Debate sobre inteligência artificial

A conferência intitulada “Que futuro com o IBM Watson? – O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” teve lugar no Instituto Politécnico de Viseu (IPV), na quinta-feira, 15 de dezembro.

 

Imagem conferência no instituto Viseu IBM Watson

 

Ao longo da tarde foi debatida a forma como a inteligência artificial pode beneficiar o dia-a-dia das pessoas, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

A cerimónia iniciou-se com a nota de boas-vindas do presidente do IPV, Fernando Sebastião e do presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), António Almeida Henriques, que destacaram o facto de Viseu poder ser “um bom campo de experimentação” e que sobressai, sendo uma cidade média do interior do país “com uma estratégia e arrojo para fixar pessoas e combater a desertificação no interior”.
O debate prosseguiu com a intervenção de Costas Bekas, PhD, investigador na Fundação de Soluções Cognitivas do IBM, que explicou de que forma o Big Data interfere na vida das pessoas e que impacto a Inteligência Artificial (IA) pode ter na gestão de dados. “Os jovens estão ávidos de informação na área da IA”, daí as licenciaturas e os mestrados estarem a suscitar um interesse crescente entre os alunos que valorizam, principalmente a área da “condução autónoma”, adiantou o investigador.

 

Imagem sessão debates platéia IBM Watson

 

Moderado pelo director de soluções cognitivas da IBM Portugal, António Pires dos Santos, o painel subordinado ao tema “O impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” proporcionou o debate acerca da forma como a IA pode trazer benefícios e facilitar o dia-a-dia das pessoas.
Goreti Marreiros, vice-presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial defendeu que “os conhecimentos estão a evoluir num caminho positivo; a IA passa muito por promover a informação”; no entanto acredita que “não pudemos querer que a IA regule normas que não sejam reguladas por normas europeias”, disse, defendendo que não se podem descurar as questões éticas, quando se fala em IA.
Quando confrontado com a questão “será que os robôs poderão substituir os políticos?”, António Almeida Henriques, respondeu com outra questão: “se a IA poderá substituir as pessoas, por que não os políticos, que também são pessoas?” e frisou o facto de a IA poder ser útil para “ajudar à decisão dos políticos”.
João Freitas, CTO Defined Crowd Corporation, frisou a importância da IA para a certificação de dados: “os humanos estão a ajudar a construir sistemas automáticos. Treinamos a tecnologia e usamos humanos para certificar o funcionamento da IA e garantir a certificação dos dados”.

 

Imagem Explanação IBM Watson Instituto Viseu

 

No que se refere ao futuro com o IBM Watson, António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal destacou que “Viseu é cada vez mais uma cidade voltada para o mundo” e que “a aposta no IBM Viseu tem de ser sustentável”. Frisou que “o futuro da IBM Watson é o que nós quisermos”. Por sua vez, indicou que “este momento de inovação único que resulta na convergência de três revoluções tecnológicas: dados, que são o novo recurso natural; algoritmos de software analítico, com capacidades de aprendizagem novas; e a Lei de Moore, que defende que a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses”.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor encerrou a conferência não deixando passar em branco o facto de o IPV “ter empresas dentro do campus do Ensino Superior” e a capacidade de agarrar desafios. Deixou também uma reflexão sobre a capacidade dos sistemas cognitivos e de informação na estimulação de “ambientes em crescente inovação, como mercados e desafios que contribuem para o desenvolvimento local e regional”.

 

Fonte: www.ibm.com/watson

 

Assuntos relacionados:

 

Empresas de diferentes tamanhos e setores aumentam performance de negócios com servidores abertos da IBM

 

Imagem carros sinistrados

Provider IT desenvolve app de gestão de sinistros em plataforma IBM Bluemix

 

AMARO 300x250 17S02 - Desconto Progressivo

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*