Home / Apps / CPBR10 – Mais de 1300 pessoas participaram do The Big Hackathon, e Campus party Brasília já tem data marcada.

CPBR10 – Mais de 1300 pessoas participaram do The Big Hackathon, e Campus party Brasília já tem data marcada.

No pronunciamento da abertura dia 31/02 O Sr. Francesco Farruggia, adiantou que a Campus party Brasília poderá ocorrer de 14 a 18 de junho próximo.

A Campus Party Brasil e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) realizaram durante os cinco dias da CPBR10 uma maratona de desenvolvimento com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também como forma de fomentar o empreendedorismo inovador.

Ao todo, a maratona teve mais de 1300 inscritos e 51 projetos foram desenvolvidos dentro do prazo estipulado de 100 horas. Divididos em cinco macro áreas (Prosperidade, Paz, Parcerias, Pessoas e Planeta), uma comissão formada por especialistas do PNUD selecionou os quatro melhores projetos por área e mais três menções honrosas para as ideias mais transversais, ou seja, que atendiam mais de um ODS.

“O chamado da Campus Party é para que os jovens sintam o futuro. Com a experiência da maratona The Big Hackathon, o chamado foi para que os jovens também se empoderassem do seu presente para que possamos todos construir um futuro melhor. Unindo criatividade, tecnologia e inovação, foram formuladas soluções práticas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que demonstra que um mundo mais justo e inclusivo em 2030 não é apenas desejável mas factível”, explica Haroldo Machado Filho, assessor sênior do PNUD.

“O engajamento das pessoas e as ideias que surgiram com o The Big Hackathon nos impressionaram muito e nos ajudou a ver que estamos no caminho certo ao aproximar mundos que teoricamente são tão distantes como o do Terceiro Setor e o da tecnologia. Esperamos que os projetos que surgiram na CPBR10 possam ganhar escala e ajudar a tornar o mundo mais justo e sustentável”, finaliza Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.

Imagem Tonico Novaes Campus party

Tonico Novaes, Diretor geral da Campus party – Foto: Vinicius Felipe

Confirma abaixo um breve resumo dos três projetos que receberam a menção honrosa do PNUD e para mais informações sobre os outros 48 projetos acesse: https://hackdash.org/dashboards/bighack10

Best B4 – Um Web App que pretende conectar produtos mais baratos e de qualidade próximos ao vencimento à consumidores que buscam economia, consumo consciente e responsável.
Health 4U – Primeira plataforma de cooperação médica e atendimento especializado de saúde para suporte ao sistema público de saúde. O objetivo é conectar médicos de todo Brasil que se cadastrarão no app e oferecerão uma hora da sua semana para um atendimento voluntário em seu consultório, na sua clínica ou até na casa do paciente visando diminuir o fluxo de atendimento ao SUS e ajudando o Sistema a se manter ativo nesse período de crise econômica.
Teto de Verde – Construção de hortas orgânicas para espaços corporativos, com a intenção de harmonizar ambientes coletivos, incentivar o consumo de produtos orgânicos e uma relação solidária na produção do alimento. Somamos ainda a replicação social, representada da seguinte forma: a cada horta vendida, doamos outra idêntica a um espaço social escolhido pelo cliente. Este processo envolve 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU porque é criado a partir de uma cadeia que estimula a geração de renda solidária, uma vez que os fornecedores serão cooperativas de catadores (que fornecerão o material a ser usado para montagem das estruturas), grupos de agricultura familiar (fornecedores de material orgânico, mudas, adubo e terra), além de contarmos com o olhar cuidadoso e profissional através da capacitação de mulheres refugiadas que trabalham na manutenção dos espaços.

O TBH contou também com o apadrinhamento de várias empresas, seja com patrocínio, mentoria ou premiação. Foram elas: Sebrae, Otima, Fini, Gillette, Ford, OLX, Cabify, Domino´s Pizza e L´Oréal.

Nossos parceiros
A Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante cinco dias. Até o momento os seguintes parceiros já figuram na CPBR10:
Apoio Institucional: Prefeitura de S. Paulo
Diamond: Telebrás, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e HighWinds
Platinum: Visa

Sobre a Campus Party:
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Brasília e Minas Gerais também receberam o evento pela primeira vez esse ano.
A Campus Party é uma realização da MCI, empresa global de produção de eventos, gestão de associações e organização de congressos, com sede em Genebra (Suíça), e fundada em 1987. A MCI possui 60 escritórios, espalhados em 31 países entre Europa, América, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil, a MCI foi constituída em 2009 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Sobre o PNUD:
Com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza e a desigualdade, o fortalecimento da governança democrática, o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e sustentável, o PNUD – por intermédio da cooperação técnica e em parceria com governos, setor privado e a sociedade civil – tem a missão de alinhar seu trabalho às necessidades dos países. No Brasil, a organização desenvolve projetos em todas as regiões, para promover o crescimento econômico, a inclusão social e garantir a sustentabilidade.
Presente em mais de 170 países e territórios, o PNUD tem como principal objetivo nos próximos anos garantir a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis.
Sobre o Sebrae

Estando sempre presente na edições da Campus Party tanto com a curadoria de empreendedorismo como com ações como a Maratona de Negócios, o Sebrae também participará ativamente do The Big Hackathon. Com uma equipe especialmente designada em proporcionar mentoria técnica, o objetivo é potencializar os resultados das soluções dos desafios e auxiliar os participantes principalmente na etapa de modelagem e validação dos negócios buscando a sustentabilidade e viabilidade de mercado da solução. www.sebrae.com.br

300x250

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*