Home / Mídia Corporativa / Segmentos da indústria transformam seus negócios com soluções da Cisco
Banner MAV 300x250

Segmentos da indústria transformam seus negócios com soluções da Cisco

Cerca de 40% das empresas serão deslocadas de suas posições no mercado nos próximos cinco anos – tudo em função da disrupção digital. E de acordo com uma pesquisa realizada pelo Global Center for Digital Business Transformation, 75% dessas empresas ainda precisam lidar com este risco, priorizando sua estratégia digital.

 

Com o objetivo de auxiliar seus clientes nesta importante transição, a Cisco apresenta quatro novas soluções digitais para quatro setores da indústria – Manufatura, Transporte, Serviços Públicos e Óleo & Gás. As soluções visam ajudar os clientes a conectarem máquinas e ativos, romper os silos de informação e digitalizar os dados de forma integrada em toda a empresa. A Cisco também está lançando um portfólio de segurança específico para a Internet das Coisas (IoT) na indústria. Os clientes poderão utilizar o novo Cisco IoT System Security e os serviços da companhia e de parceiros para mitigar o risco de interrupção de sistemas e garantir uma conformidade eficiente.

 

Removendo os obstáculos da eficiência

Para se manterem competitivos, os setores da indústria de manufatura, serviços públicos, óleo & gás e transporte precisam aumentar sua produtividade, gerar maior valor e criar melhores experiências para seus clientes e consumidores finais. E alguns dos maiores obstáculos da eficiência são os silos operacionais. Os silos separam pessoas, máquinas, sistemas, informações e áreas completas de um negócio; eles separam a informação da operação. Só o rompimento destes silos com uma arquitetura mais holística e integrada é capaz de conectar pessoas, facilitar a comunicação e gerar maior agilidade de operação.

 

Quatro novas soluções digitais para a indústria e o portfólio de segurança para a Internet das Coisas:

 

·         Connected Machines – Máquinas conectadas para a manufatura digital: Uma arquitetura integrada que redefine a segurança, a eficiência e a visibilidade das operações. Esta solução permite conectividade rápida, padronizada e repetível de máquinas, além da integração global da fábrica, possibilitando novos modelos de negócio com a digitalização de processos de submontagem. A solução inclui ainda o acesso remoto altamente seguro, o monitoramento e a manutenção das máquinas. A FANUC América e a Cisco anunciaram que pretendem implementar esta solução para a conectividade, análise e manutenção preventiva de robôs industriais. Em um evento em San Jose, a empresa de alta tecnologia Flex relatou como já utiliza a solução Connected Machines para a integração de máquinas e os robôs da FANUC para aprimorar a eficiência e a qualidade de suas operações. A Cisco também anunciou uma série de pacotes de soluções a preços competitivos para simplificar e acelerar a digitalização da infraestrutura da rede, de sistemas Wi-Fi e da segurança de fábrica dos clientes.

 

·         Smart Connected Pipeline para a indústria de Óleo & Gás digital: Uma arquitetura altamente conectada e segura que oferece às empresas de Óleo & Gás maior controle sobre suas operações, ajudando a proteger seu patrimônio contra acidentes ou ataques digitais. As operações se tornam mais confiáveis, eficientes e seguras. A Schneider Electric e a Cisco estão colaborando para trazer a solução Smart Connected Pipeline ao mercado e já trabalham com clientes como a ENI, multinacional italiana de óleo e gás.

 

·         Substation Security – Segurança de subestação para Serviços Públicos Digitais: Uma arquitetura interligada e muito bem-vinda que oferece redes de energia altamente seguras, gerando um serviço público mais eficiente e confiável. Agora, mais do que nunca, as redes de energia precisam de camadas extra de proteção e segurança. As empresas de Energia da América do Norte, por exemplo, devem obedecer à uma nova política de proteção à infraestrutura, a North American Electric Reliability Corporation Critical Infrastructure Protection (NERC/CIP). A empresa de energia da Carolina do Sul – SCANA – será a primeira a implantar a solução Cisco Substation Security, projetada para permitir que as concessionárias cumpram essas leis.

 

·         Connected Mass Transit – Transporte coletivo interligado para transporte digital: Uma arquitetura conectada que permitirá a entrega de maior segurança e mobilidade, garantindo uma melhor experiência para o passageiro. Através de uma arquitetura de rede convergente baseada na Internet das Coisas (no Cisco IoT System), os sistemas de trânsito podem aprimorar a automação, colaboração, câmeras de vídeo, a agilidade entre Cloud e Fog Computing e a inteligência de negócios. Do centro de controle e gerenciamento até as estações de trânsito, passando por ruas, trens e à bordo dos próprios veículos de transporte público, a solução da Cisco coloca a segurança em primeiro lugar. Situado às margens do rio Danúbio, a cidade austríaca de Linz está implementando esta solução para agilizar as operações em toda a sua rede de ônibus elétricos.

 

·         IoT System Security – Sistema de Segurança da Internet das Coisas: O portfólio de produtos IoT System Security oferece conectividade com alta segurança, visibilidade e controles para assegurar que a Internet das Coisas ofereça vantagens competitivas para clientes de todos os setores. O portfólio IoT System Security inclui um novo dispositivo exclusivo (o ISA-3000, voltado à visibilidade de aplicações, ao cumprimento de políticas e a defesa contra ameaças) e uma nova solução o Fog Data Services. O portfólio conta ainda com soluções para a segurança física da Internet das Coisas, com câmeras de vigilância, controle de acesso físico e gerenciamento com análises avançadas. A Cisco continua expandindo seu portfólio de sistemas de Segurança por meio de novos lançamentos e colaboração com parceiros-chave do ecossistema, como a Rockwell Automation.

 

Declarações de executivos, parceiros e clientes:

 

·         Rick Schneider, CEO da FANUC América do Norte: “A prevenção de paralisações não planejadas traz uma enorme economia para nossos clientes e geram grande valor aos sistemas robotizados da FANUC. Com a Cisco, estamos disponibilizando aos nossos clientes o acesso a este valor, além de reinventar nossa estratégia go-to-market, com serviços de pós-venda e suporte. Isso tem um potencial de gerar o maior impacto industrial que eu já vi nos meus 35 anos de carreira”.

 

·         Murad Kurwa, Vice-Presidente Sênior de Engenharia Avançada da Flex: “A visão da Cisco da potência da Internet das Coisas foi viabilizada por meio da colaboração conjunta, utilizando a automação como ignição. Com o processo de Montagem Mecânica Universal (Universal Mechanical Assembly) em parceria com a FANUC, fomos capazes de obter dados e criar um pool de informação. Isso nos ajuda tomar melhores decisões por meio de análises e, acima de tudo, leva a uma performance de “processos” mais robusta – para uma fábrica inteligente do mais alto nível”.

 

·         Ed Rodden, CIO da Sugarcreek: “Estamos usando a solução Connected Machines da Cisco na construção da nossa nova fábrica do futuro, com 38 mil metros quadrados. A nova plataforma industrial da Cisco para a Internet das Coisas nos possibilita utilizar todos os dados disponíveis da nossa empresa, incluindo vídeo e segurança em todos os tipos de dispositivos, e amarrar toda esta informação, fomentando maior eficiência operacional na nova fábrica”.

 

·         Sujeet Chand, Vice-presidente sênior e CTO da Rockwell Automation: “A solução IoT System Security da Cisco traz um impacto imediato para os nossos clientes, acelerando a convergência IT-OT com uma solução de segurança de fim a fim, simplificando a conformidade e a mitigação de vetores de ameaças. Juntamente com a Cisco, estamos permitindo que operações industriais mantenham sua integridade e confidencialidade de rede, suportando estratégias holísticas de gestão de risco em empresas totalmente conectadas”.

 

·         James Bielstein, CIO da área de implantação de manufatura avançada para unidades de produção da GE: “O primeiro passo da jornada para se tornar uma “Fábrica Brilhante” é a implantação de uma infraestrutura de TI moderna. Esta infraestrutura irá oferecer às nossas fábricas a flexibilidade e a segurança necessárias para desenvolver um “fio condutor digital”, desde a concepção do produto até a expedição. A Cisco faz parte da arquitetura “Fábrica Brilhante” da GE”.

 

·         Georg Linhard, Gerente de Projetos da LINZ AG TELEKOM: “Decidimos expandir nossa rede da Cisco atual e canalizar sua agilidade e simplicidade para incorporar novas tecnologias de segurança, mobilidade e de análise, nos ajudando a atingir nossos objetivos e obter maior conhecimento do negócio”.

 

·         Larry Pilha, SVP de aplicações para gasodutos da Schneider Electric: “O Smart Connected Pipeline une as infraestruturas SCADA e de TI numa plataforma convergente, segura, de fácil implementação e utilização, agregando significativo valor comercial na otimização e na redução de custo em operações de dutos”.

 

·         Mike Prescher, Arquiteto de Segurança Sênior de Telecomunicações da Black & Veatch: “Os provedores de segurança digital estão cientes de que as infraestruturas de dados do segmento de Energia e suas operações administrativas e de gestão exigem construções arquitetônicas especializadas. Estes ambientes necessitam de visibilidade de segurança, bem como requisitos de status e relatórios de conformidade específicos do setor. Por anos, estivemos envolvidos com a Cisco, que tem demonstrado empenho proativo na compreensão das necessidades de segurança específicas de seus clientes da área de energia”.

 

·         Shawn Rahn, VP da Presidio, Cisco Gold Partner em IoT: “O investimento da Cisco em soluções de segurança industrial visa assegurar que seus clientes possam estabelecer portas de acesso, atendendo a requisitos fundamentais onde quer que seja necessário As soluções também visam disponibilizar a primeira alternativa ‘Operations Up’ para dispositivos de segurança tradicionais, priorizando o tempo de atividade e a disponibilidade do sistema. Este é um enorme avanço em termos de segurança digital para o mundo industrial”.

 

·         Randy Senn, CIO da SCANA Corporation: “Com as novas exigências regulatórias, incluindo a política de conformidade North American Electric Reliability Corporation Critical Infrastructure Protecion (NERC CIP), e o compromisso com a segurança digital, a SCANA está modernizando continuamente seus sistemas e redes para obter maiores confiabilidade e proteção contra ameaças digitais. Nós buscamos em nossos parceiros, como a Cisco, a tecnologia digital para o cumprimento dessas normas e para permanecermos efetivamente seguros”.

 

·         Tony Shakib, VP, da área de Soluções Verticais de IoT da Cisco: “A digitalização está transformando praticamente todos os setores. A Cisco oferece profundidade e amplitude de segurança, conectividade e visibilidade de sistemas fim a fim incomparáveis. E fazemos isso em parceria com outras empresas líderes com as quais nossos clientes trabalham. Nossos arquiteturas e tecnologias específicas para cada setor oferecem aos clientes industriais a vantagem que precisam para conectar máquinas e ativos, gerando maior agilidade e torando-os competitivos para vencer em um mundo de novas oportunidades”.

 

·         Vikas Butaney, Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos, área de Sistemas e Softwares de IoT da Cisco: “Com os seis pilares do Cisco IoT System, nós simplificamos e ajudamos nossos clientes a agregar valor a partir da digitalização em todos os setores: manufatura, energia, cidades inteligentes, entre outros. Com a rápida aceleração da digitalização advinda da Internet das Coisas, a proteção dos ativos físicos e de dados torna-se uma grande preocupação dos nossos clientes. Estamos adotando uma abordagem de segurança completa para a Internet das Coisas, com três elementos principais: segurança específica para OT, segurança baseada em rede e segurança física”.

 

Recursos de Apoio:

 

 

 

• Cadastre-se para o Fórum Mundial da Internet das Coisas (IoTWF): Seja parte deste evento exclusivo do setor organizado pela Cisco em Dubai, que acontecerá de 6 a 8 de dezembro de 2015.

 

 

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter.

 

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*