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O Social-commerce e suas ferramentas de vendas

O Social-commerce assimila e reforça as 8 tendências de marketing para o varejo em 2018

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Ascensão das compras por voz, crescimento do social-commerce, maior convergência entre vendas online e offline e colaboração de dados são algumas das apostas para este ano.

O conceito de social-commerce é o do comércio via redes sociais desburocratizado limpo checado:

E se,  e quando o cliente optar pela aquisição tudo deve fluir automaticamente sem constrangimento ao consumidor.

 

Em 2018, varejistas e marcas vão pautar suas estratégia de marketing e de e-marketing com base na colaboração.

Diante do social-commerce cada vez mais fortalecido e dos muros construídos em torno dos dados das redes sociais;

E das gigantes digitais, como a Amazon, a cooperação será o caminho para alcançar o consumidor via redes sociais  ou seja pelo social-commerce.

Estas são algumas das previsões apontadas no estudo Commerce & Digital Marketing Outlook 2018 da Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO);

 

Eempresa líder em tecnologia para commerce marketing.

 

O relatório revela que a convergência entre o mundo online e offline deve aumentar ainda mais e;

Prevê a ascensão das compras por voz, além do crescimento do vídeo na publicidade digital. Outro destaque é o alerta para a importância do gerenciamento de dados;

Especialmente com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR, que entra em vigor na Europa este ano.

 

“As mudanças no mundo do comércio vêm acontecendo rapidamente.

Ter acesso a uma ampla escala de dados de clientes, tanto online como off-line, tornou-se fundamental para varejistas e marcas entenderem e se conectarem com o atual perfil omnishopper dos consumidores.

A ascensão de novos modelos, como as compras por voz, exige novas estratégias de conteúdo;

Enquanto novas regulamentações representam a reestruturação de organogramas obsoletos.

Com a crescente ênfase das inovações offline;

Somada aos omnishoppers e à colaboração de dados, sabemos que 2018 tem tudo para ser um grande ano para o varejo”;

Afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

 

Para determinar as principais tendências de marketing para o varejo;

A Criteo analisou suas relações diretas com mais de 17 mil anunciantes, além de milhares de publishers em todo o mundo.

Confira abaixo as oito principais tendências para 2018:

Leia também: Digital commerce: 5x maior que o e-commerce

 

1- Ascensão das compras por voz

 

Com a popularização de dispositivos como Google Home e Amazon Echo, as compras por voz devem dar um salto em 2018.

O mercado de alto-falantes inteligentes verá uma competição acirrada entre Google, Amazon e empresas como Harman Kardon e Cortana, da Microsoft.

Diante deste cenário, anúncios de voz contextualizados vão personalizar recomendações e conteúdo.

Com riqueza de dados sobre os interesses e preferências dos consumidores;

Os smart speakers vão poder oferecer serviços existentes e novos produtos e serviços complementares e relevantes.

 

2- Redes sociais e comércio cada vez mais interligados formam o social-commerce

 

As redes sociais têm desempenhado papel importante para o comércio.

Em 2018, o social-commerce deve ganhar ainda mais força. Muitas empresas devem integrar chatbots a serviços de mensagem como Facebook Messenger e WhatsApp.

Tendo em vista que a maior parte das redes sociais colocam muros em torno dos dados dos usuários;

As  marcas e varejistas vão precisar encontrar maneiras de se apropriar da relação com o consumidor e das informações que vêm com ela.

 

3- Convergência entre vendas offline e online

 

Diante de consumidores cada vez mais multi-canais, a convergência entre os mundos online e offline é o caminho natural para o varejo.

Estacionamentos dedicados e armários na loja física são algumas das opções que devem ganhar força.

As empresas vão buscar parcerias que permitam utilizar melhor seus dados de CRM para encontrar e impactar os consumidores online com campanhas personalizadas para reengajamento e upsell.

Haverá uma crescente ênfase na condução do tráfego offline para interações online.

 

4- Colaboração como palavra-chave

 

Com os muros criados em torno dos dados de gigantes como Amazon e Facebook,business;

Varejistas e marcas passaram a colaborar para se manterem competitivos e inovadores.

Este ano, essa tendência deve se fortalecer ainda mais.

Segundo a pesquisa “The Commerce Data Opportunity:

Collaboration Levels the Retail Playing Field”;

Feita pela Criteo em parceria com a Forbes Insights, entre os executivos de marketing;

72% acreditam que a colaboração levará ao aumento de receita, dos lucros (65%) e da satisfação dos consumidores (56%).

 

5- O poder da otimização do feed de produtos

 

Os anunciantes vão procurar formas de agilizar o gerenciamento de ativos do feed de produtos, incluindo descrições e imagens.

Fotos contextualizadas de produtos, closes de alta resolução, imagens em 360 graus;

]E outros detalhes vão se tornar cruciais para dar aos compradores a melhor experiência online.

Em 2018, o gerenciamento de dados se tornará mais importante que nunca, conforme os anunciantes trabalharem para correlacionar informações sobre produtos de marcas e varejistas ao mesmo tempo em que integram os dados comerciais com o conteúdo gerado pelo usuário.

 

6- GDPR e gerenciamento de dados

 

O Regulamento Geral de Proteção de Dados, ou GDPR;

Entrará em vigor na União Europeia em 25 de maio de 2018, afetando varejistas, empresas e mais de 500 milhões de cidadãos.

O impacto será global, visto que as medidas serão aplicadas a todas as companhias que rastreiam os residentes da União Europeia para fins de análise e comercialização.

Ao garantir uma maior proteção dos dados de cada indivíduo, o GDPR trará de volta a confiança dos consumidores;

O que por sua vez, vai beneficiar empresas que oferecem transparência e escolha aos clientes.

Os varejistas terão de gerenciar seus dados de audiência com mais cuidado.

Personalização, confiança e transparência vão andar de mãos dadas criando uma relação melhor com os compradores.

7-  A batalha pelo vídeo no social-commerce

 

Possibilidades para o novo inventário de anúncios programáticos de vídeo vão emergir assim como ad breaks estarão inseridos em mais conteúdo audiovisual.

Os cord-cutters (os que cortaram as cordas), aqueles que nunca consumiram ou nunca  assinaram os serviços de TV paga,;

Estão transmitindo conteúdo multimídia, o que significa que as plataformas sociais, incluindo ;

Facebook, YouTube, Instagram e Snapchat estão priorizando vídeos e buscando por conteúdo de alta qualidade que imita a TV.

Em 2018, o tempo gasto pelo consumidor no ambiente online vendo vídeos deve aumentar constantemente;

Forçando anunciantes, publishers e empresas de mídia a reorganizar e aumentar o foco no segmento.

8- Mais aquisições e parcerias no mundo do varejo

 

Nos últimos seis meses, aconteceram grandes aquisições e parcerias no mundo do varejo:

Amazon e Whole Foods, Amazon e Kohl’s, Walmart e serviço Express do Google.

O Walmart ainda comprou a ModCloth, Bonobos e Shoes.com.

Em 2018, o esperado é que muitos outros varejistas e marcas busquem aquisições e parcerias para se manterem competitivos;

Além de expandir e fortalecer suas operações.

Muitas transações devem ser fechadas com o intuito de unir os mundos online e offline, gerando mais valor para o negócio.

 

Sobre a Criteo

 

A Criteo (NASDAQ: CRTO), líder em marketing para e-commerce;

Está construindo um ecossistema de alta performance para gerar lucros e vendas para varejistas e marcas.

Mais de 2.700 membros de equipe da Criteo trabalham em parceria com 17.000 varejistas e marcas e milhares de publishers;

Em todo o mundo para oferecer performance em escala, conectando consumidores ao que eles precisam e amam.

Projetado para o e-commerce, o Criteo Commerce Marketing Ecosystem vê mais de US$ 550 bilhões em vendas anuais.

Para mais informações acesse www.criteo.com.

About Paulo Fernandes Maciel

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