Home / Fotografia / NIKKOR 60mm F/2.8 AF-S ED MICRO: uma lente fantástica com preço justo

NIKKOR 60mm F/2.8 AF-S ED MICRO: uma lente fantástica com preço justo

Sabemos que a escolha por uma lente hoje não é nada fácil ! Atualmente dentro da sua vasta oferta de mercado NIKON, existe aproximadamente quase 80 lentes somente deste fabricante, sem contar com outras marcas. Esta tarefa leva em consideração não somente o assunto a ser retratado e sua maneira, bem como o ambiente, quantidade de luz, e qual segmento fará parte: entre esportes, alimentos, still, retratos, paisagem, entre outras dezenas.

Muito bem, lendo, relendo e conferindo sobre as lentes mais faladas e comentadas nos últimos meses, nos deparamos com uma lente meio que ‘coringa’: a 60mm f/2.8 da NIKON.

A lente Nikon 60mm pode ser utilizada tanto por câmeras FX (Full Frame) quanto por câmeras Nikon DX (sensor com fator de corte). Nas DX, a objetiva fica com uma distância focal equivalente a 90mm (no formato de 35mm).. Funciona muito bem como lente Normal nas câmeras FX e como uma telefoto curta nas câmeras DX. Por ser bem luminosa (com f/2.8 de abertura de diafragma), a lente oferece um bom desfoque do fundo, ideal para fotos de retratos. A Nikon 60mm f/2.8G ED não está limitada às fotografias de close-up extremo, alcança grandes resultados com quase qualquer assunto.

A Nikon 60mm AF-S f/2.8G ED é uma das melhores objetivas macro fabricadas pela empresa, com a qualidade da grandiosa Nikon 105mm mais custando quase a metade do preço. É uma teleobjetiva curta, bem luminosa, que pode ser utilizada na fotografia do dia-a-dia e muito boa para foto de produtos, por exemplo, já que não tem distorção.

Chamada de Micro (e não Macro) pela Nikon, a lente combina a lendária ótica Micro NIKKOR e as avançadas tecnologias de lente Nikon para impressionantes e nítidos close-ups e imagens macro até o tamanho natural (taxa de reprodução de 1:1).

O foco é interno (IF). Tudo se passa internamente, de modo que ao fazer foco a lente nunca roda ou se move durante a focagem.

lente-nikon-60mm-macro-f28

A lente Nikon 60mm AF-S modelo começou a ser fabricado em 2008 (e até a atualidade), tendo outras duas versões mais antigas da Nikon, a AF (1989-1993) e a AF-D (1993-2008). Entre outras características técnicas, ela tem 12 elementos de cristal divididos em 9 grupos. O projeto de foco é altamente avançado e conhecido como IF (Internal Focus). Possui dois cristais asféricos e um elemento ED para evitar aberrações cromáticas e melhorar a cor e contraste das imagens. Também possui um elemento com revestimento de cristal nano, para evitar reflexos indesejados (lens flare). O diafragma tem 9 lâminas arredondadas que produzem um desfoque do segundo plano muito suave, e uma abertura mínima impressionante de f/32. A lente tem rosca de filtros de 62mm.

Abaixo você pode conferir algumas fotos feitas com a Nikon 60mm. Na última delas foi usado um tubo de extensão para aumentar a taxa de macro, conseguindo esse resultado. Como podem ver, esta é uma objetiva para o dia-a-dia, mas que tem várias características interessantes:

  • a sua taxa de macro real (1:1),
  • a luminosidade (f/2.8) e
  • a sua falta de distorção.

Finalmente e não menos importante: ela custa quase a metade que a Nikon Macro 105mm. Tudo para fazer desta lente uma ótima escolha.A AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED é uma lente macro compacta e versátil, capaz de produzir uma nitidez impressionante com um lindo bokeh (desfoque de fundo) em uma distância focal ampla do infinito até o tamanho natural (1:1). Um disparo de macro incrível com ótimos resultados. Você poderá fotografar assuntos até uma distância mínima de 48mm com uma ampliação real de 1:1. Ou seja, o sujeito fotografado ficará no sensor com o seu mesmo tamanho (1 para 1).

Além disso, esta lente aceita tubos de extensão para resultados macro com taxas de ampliação maiores.

free-vector-nikon-logo_090581_Nikon_logo

Fotos de Retratos

Graças ao seu vasto alcance focal e a uma abertura máxima luminosa de f/2.8, a Nikon 60mm f/2.8G ED pode ser usada para mais do que apenas fotografar em close-up. Cria de fato retratos espetaculares e muito mais com excelentes níveis de detalhes. O exclusivo Motor de Onda Silencioso (SWM) da Nikon proporciona desempenho de foco automático ultrarrápido e silencioso, com passagem direta para foco manual para aumentar a sua versatilidade. E é com o motor de foco SWM que esta lente se torna notável, já que pode ser utilizadas em câmeras Nikon mais baratas que não tem motor de foco, como as Nikon D3000, D3100, D5100, D5200, D300, D90, D40, D60 e outras.

O Bokeh (desfoque que se produz no segundo plano quando se fotografa com o diafragma bem aberto) e muito suave e perfeito para retratos. O Bokeh é suave, em círculos desfocados graças ao diafragma de 9 lâminas da lente. Isso faz com que o assunto na frente se destaque com foco perfeito, enquanto o segundo plano fica bem suave, quase “cremoso”. A renderização de cores é neutra, boa para que os tons de pele fiquem naturais.

Por ser uma lente perto de 50mm, é considerada uma lente normal e pode ser utilizada no dia-a-dia. Mas um característica lhe confere um outro uso para ela: graças a não ter distorção, ela se torna uma ótima lente para fotos de produtos. A Nikon 60mm é utilizada por quem tem que fotografar produtos para catálogos, revistas, e por que não para venda na internet.

Com a vantagem de ser uma lente macro, podem se fotografar assuntos muito pequenos, como brincos, anéis e outros, sem esquecer que também é uma lente muito utilizada por dentistas, que junto com um flash circular de macro fazem imagens dos dentes dos seus pacientes.

lente-nikon-60mm-f28-teste1 lente-nikon-60mm-f28-teste4

About Plantão da Redação

Função: estagiários da Redação 24 horas | Cidade: OverLAB - SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*