Home / Fotografia / Fotografias de momentos ‘banais’ de professores viram destaque

Fotografias de momentos ‘banais’ de professores viram destaque

O cotidiano mais banal de um professor universitário é o ponto de partida do ensaio When They’ve Gone [Quando eles partem, em livre tradução], do fotógrafo David McIntyre. Docente de fotografia na Edinburgh College, na Escócia, David lançou-se a um exercício: fotografar colegas seus nos momentos que se seguem às aulas.

 

“O projeto começou como um exemplo, para os alunos de início de curso, de como criar uma narrativa simples de retratos. Você não precisa ir muito longe, basta olhar ao redor”, conta o professor. O projeto contém outros dois ensinamentos, na visão de David: a forma como iluminação e composição bem pensadas contribuem para as imagens; e a importância de experimentar certa contenção na pós-produção, visando obter, desde a captação, todo o potencial das locações.

 

A série, em andamento, agora se expande para outros lugares do campus da faculdade e também a novos personagens – os alunos. Nas imagens do ensaio, afora o objetivo mais didático que motivou a concepção do trabalho, revela-se o interesse do fotógrafo por retratar instantes de introspecção, com personagens imersos em seus pensamentos.

 

David McIntyre leciona fotografia há oito anos na Edinburgh College. Atuou como fotógrafo de música e moda de revistas como Wallpaper e ID, realizando também trabalhos para agências de publicidade britânicas. Em paralelo à sua atuação docente, desenvolve projetos pessoais influenciados por seus interesses em artes, literatura, política e música.

 

About Plantão da Redação

Função: estagiários da Redação 24 horas | Cidade: OverLAB - SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*