Home / Empreendedorismo / Saindo por cima de um momento crítico na Crise de 2015

Saindo por cima de um momento crítico na Crise de 2015

Muito se ouve falar em perseverança, labuta, trabalho e ter fé ! Muito se comenta que somente os vencedores que perseveram sairão desta crise absurdamente insana e estável que assombra os brasileiros desde o começo deste ano de 2015.

Depois de também estar sentindo na pele e na alma uma situação incômoda e bastante ruim, pesquisei, li muito a respeito, partindo inclusive para conferir detalhadamente comentários em várias comunidades de empreendedores e jovens talentos. O que mais me deixou aflito é ter encontrado tamanha perdição e desespero. São milhares de comentários e histórias que sequer consegui chegar a ler dez ou vinte delas… São histórias reais que envolvem vidas, envolvem sentimentos e acima de tudo expressam resultados que podem ser verdadeiramente catastróficos, pois muitas destas pessoas, assim como eu, poderão se perder em meio a este turbilhão de desencontros de informações e incertezas.

incertezas-no-projeto-sucesso

Como então ter ou encontrar forças para perseverar ? Como continuar nadando em um mar revolto e que está cheio de tubarões e outras ameaças ?

Não sou dono da verdade e obstante disso. Se realmente tivesse estas respostas sábias eu seria o Homem mais rico deste mundo e o mais bajulado em meio a outras dezenas de palestrantes e coachings. Jogar palavras com frases parodianas e clichês é meramente ‘embromatório’, sim do tipo ‘embromation’ – quero ver é ajustar o centro da atenção para atingir metas e alcançar objetivos.

Mas o que vale aqui é uma sugestão ou pelo menos tentar ajudar e dar sustento aos leitores e brasileiros que por algum motivo se encontram na situação narrada em epígrafe. Para isto conto com 30 anos de experiência no ramo de tecnologia e mais de 20 anos atuantes dentro de diversos segmentos de mercado.

Definir Foco ! a meta deve ser traçada passos-para-alcancar-uma-meta

Talvez ou por algum motivo pessoas se perdem e deixam de sonhar quando à frente de uma crise e obstáculo financeiro grave. Uma boa saída para começar a galgar bons passos rumo ao alto pódio é fazer a definição (visual e documental) das sua meta ! Não perder o FOCO jamais, ele pode e será ofuscado em alguns momentos inoportunos, mas perde-los jamais. Defina, trace-o junto ao subconsciente e tenha enraizado fortemente a vontade de alcança-lo !

Escute o seu “Eu Interior” – mesmo que a situação seja adversa

O EU INTERIOR Pare por algumas horas e faça um auto-questionamento! Perguntas como:

  • o que eu quero da minha vida e para minha vida?
  • por que e porque quero tal objetivo?
  • quanto eu tenho de ‘caixa’ para suportar o momento?
  • realmente é isto que desejo?

Perguntas deste tipo certamente ajudarão em muito a sua jornada para os próximos meses e assim chegar menos dolosamente a um objetivo traçado. indecisões, problemas particulares ou de saúde podem influenciar negativamente suas respostas do auto-questionamento, mas seja sempre o mais sincero possível, se desejar para facilitar poderá usar um questionário escrito no papel e respondê-lo sempre que tiver vontade ou faltar foco.

Procurar ajuda de um especialista – um forte e poderoso aliado

catatonico

Significado de Catatônico adj. Que se refere a catatonia; relativo a um tipo de esquizofrenia caracterizada por períodos de passividade alternados a momentos de excitação extrema. adj. e s.m. Que ou aquele que se encontra acometido pela catatonia. (Etm. cataton(ia) + ico)

Sabe-se que a maioria esmagadora das pessoas que estão em crise, entram num estado quase que catatônico.

Procurar a ajuda de um bom orgão (independente de religião, credo ou política) pode ser uma boa escolha a ser feita. Um exemplo bem nítido deste tipo de auxílio é o SEBRAE que através de vários departamentos, podem suportar e fomentar qualquer tipo de indagação ou problemas. Existem hoje em dia nas unidades do SEBRAE ótimos especialistas em diversas áreas, tais como: advogados, contadores, administradores de empresas, técnicos, entre outros tantos.

Procurar auxílio e ajuda não significa que você é ‘perdedor’ ou ‘inferior’ e sim que você é sério e tem aspirações de empreendedorismo nato.

Outros Orgãos não governamentais, entidades e sindicatos podem ajudar e estarão de portas abertas, inclusive a maioria deles não envolve nenhum tipo de investimento ou custo, com raras exceções ou projetos muito específicos que não constem na base de dados e consulta do pessoal.

Enfim, rumo a um Futuro Abundante e Regado a Tranquilidade 

Parecendo um enredo de ‘filme Hollywoodiano‘ este artigo traça apenas alguns tópicos e quesitos para auxiliar aos leitores e empreendedores que por algum motivo (seja qual for ele) se encontram em desavença pessoal e em estado crítico de tomada de decisões ou esboço de metas. Tenho como aspiração e aptidão pessoal o engajamento de agregar conteúdo e orientar os amigos a manterem o foco e nunca desanimarem, por mais adversa ou adversos momentos, devemos sempre ter em mente que momentos melhores estão por vir.

Bastamos apenas continuarmos investindo e acreditando em nossos esforços, nunca e nada é feito em vão, acreditem ! Eu tenho certeza de que você é capaz, e sei que vai ser um homem de sucesso em pouco tempo !

Nos encontraremos muito em breve, aqui ou lá ! Nos próximos dias irei preparar alguns bons artigos dentro desta área que tanto me ensina e fascina.

PRO ALTO E ENTER ! Sorte e sucesso a todos, gostou ? Legal e interessante? Simples: compartilhe…

About The Author

Carlos Alexandre Carvalho Duarte, é atualmente Editor Chefe do Portal OverBR, Analista de Negócios Estratégicos, Empreendedor, Curador Campus Party Brasil 2013, 2014 e 2015, Curador da Campus Future, redator e editor técnico com expertise no segmento tecnológico e empreendedorismo digital. Fundador do OverBR, trabalhou na IBM durante 11 anos e participou da implantação do projeto EDI (electronic transfer of data), Analista de Network da American Express Brasil durante 2009 a 2012. Atualmente se dedica a auxiliar novos empreendedores e redação técnica para diversas mídias da WEB.
300x250

About Carlos Xandelly

Função:Reviewer-Editor Chefe | Cidade: Campinas - SP | Nick: Xandelly | Seu perfil: Analista de Negócios Estratégicos, Empreendedor, Curador Campus Party Brasil 2013, 2014 e 2015, Curador da Campus Future, redator e editor técnico com expertise no segmento tecnológico e empreendedorismo digital. Fundador do OverBR, trabalhou na IBM durante 11 anos e participou da implantação do projeto EDI (electronic transfer of data), Analista de Network da American Express Brasil durante 2009 a 2012. Atualmente se dedica a auxiliar novos empreendedores e redação técnica para diversas mídias da WEB.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*