Home / Ecoverde / APPS FACILITAM A ROTINA DO AGRONEGOCIO
B02 - 300X250 - 6

APPS FACILITAM A ROTINA DO AGRONEGOCIO

Alguns cliques e o trabalho no campo pode ser otimizado: veja 16 aplicativos para ajudar no agronegócio.

 

Imagem aplicativos para todas as aplicações

As tecnologias e dispositivos digitais invadiram o campo e passaram a auxiliar produtores na gestão do agronegócio. São diversas opções de aplicativos que facilitam a rotina do trabalhador rural no gerenciamento, monitoramento, controle de pragas e doenças, entre outras práticas agrícolas. Com apenas alguns cliques, aquelas informações sobre as condições climáticas, meio ambiente e o mapeamento da área, que antes eram de difícil acesso, agora estão na palma da mão do agricultor em tempo real.

Um dos principais fatores para essa mudança foi o avanço da cobertura de internet móvel na zona rural, permitindo que agricultores e produtores usem cada vez mais smartphones e tablets no trabalho do campo. Por isso, separamos algumas dicas de apps que podem ajudar você a organizar, aperfeiçoar e potencializar o trabalho agrícola na sua propriedade rural. Confira abaixo os 16 opções de aplicativos e veja o que eles podem fazer por você:

Imagem área recuperada e em franco desenvolvimento

Para mapeamento de área

1. Fields Area Management (Gratuito, disponível para Android, em inglês):

Utilizando imagens de satélite, o aplicativo permite fazer toda a medição do perímetro e o cálculo da sua área rural, por meio das coordenadas GPS e marcação dos pontos. Outra função é o modo ‘rastreamento’, que assinala as coordenadas de uma caminhada ou quando você está em um veículo. Além disso, o produtor também conta com recursos que facilitam o compartilhamento dos dados com outras pessoas.

Link para download: http://bit.ly/2cFbgQ8

 

2. Agri Precision (Gratuito, disponível para Android, em português):

O aplicativo auxilia os produtores a executar trabalhos de agricultura de precisão. O celular é utilizado como se fosse um GPS, identificando os pontos de coleta de amostras em campo, antes de execução das aplicações de insumos. Além disso, o app também auxilia no cálculo de áreas nos talhões das propriedades e permite a criação de grades amostrais. Os dados podem ser exportados para o computador ou também podem ser salvos no próprio celular.

Link para download: http://bitly.com/1FYfhWr

 

3. GPS Fields Area Measure (Gratuito, disponível para Android, em inglês):

Assim como os outros dois aplicativos, o GPS Fields Area Measure é utilizado para o mapeamento e medição de área. O app permite que o usuário faça a medição de sua propriedade rural por meio de imagens recebidas via satélite no sistema GPS. A busca é realizada de forma simplificada e em poucos minutos.

Link para download: http://bit.ly/2cFbgQ8

 

4. Calculadora Agronômica (Gratuito, disponível para Android e iOS, em português):

Diferentemente dos aplicativos citados a cima, esse app faz um balanço entre o que o agricultor prevê para determinada safra com o que realmente ela rendeu. Na aba ‘previsão’, você consegue calcular a medida total da área plantada, o custo previsto por hectare, as sacas previstas (Ha) e o valor da saca (venda). Já numa outra aba também de ‘previsão’ você visualiza os resultados por saca, por hectare e também do plantio. Além disso, o app tem contato direto com maquinários de pulverização que necessitam realizar regulagens a cada aplicação visando melhor aproveitamento dos insumos na lavoura. Entre os resultados que podem ser obtidos estão: volume de calda por hectare; vazão de calda por minuto; quantidade de defensivo necessário para o pulverizador e cálculos para quantidade de sementes por hectare.

Links para download: Android http://bit.ly/2e4X9XF

iOS http://apple.co/2eiQsB7

 

Para combater pragas e doenças

5. Adama Alvo (Gratuito, disponível para Android, em português):

O aplicativo possui um banco de imagens que ajuda o produtor a identificar pragas e doenças nas culturas de soja, milho, trigo e algodão. É possível pesquisar na base de dados as doenças por nome e sintomas, além de informações como o ciclo de vida das pragas. O produtor também pode fazer o envio de fotos diretamente do campo para depois receber uma avaliação dos técnicos acerca da doença.

Links para download: Android http://bit.ly/2doPiOt

iOS http://apple.co/2eNtroH

 

6. Strider (Gratuito, disponível para iOS, em português):

O empreendedor rural que deseja acompanhar as operações diárias de sua propriedade em tempo real por meio de rastreamento via satélite, balanceando gastos e aumentando a produtividade deve saber que a melhor maneira é usando a tecnologia a seu favor. O app Strider é de fácil manuseio e serve tanto para controlar pragas quanto para gerenciar a administração do agronegócio, reduzindo custos e otimizando as operações.

Link para download: http://bit.ly/2d9umhF

 

7. Roundup Ready Plus (Gratuito, disponível para Android e iOS, em português):

Na mesma linha dos aplicativos que identificam pragas e doenças na agricultura, o Sistema Roundup Ready Plus (RRPlus) pode ser baixada nas versões ‘Plantas daninhas’ e ‘Pragas’. Os dois oferecem ao produtor informações sobre as práticas e produtos de manejo com base na região, tipo de cultura, necessidade e um faz o controle de erva daninha presente naquela plantação e outro o controle de pragas, além de fornecer detalhes sobre herbicidas e pesticidas usados na prevenção e remoção de ambos e fazer o cálculo do preço da aplicação. Os dois estão disponíveis tanto no sistema Android quanto no iOS. Simule o sistema aqui.

Links para download: Android http://bit.ly/2e2XMyv

iOS http://apple.co/2eeomFi

 

8. Consórcio Antiferrugem (Gratuito, disponível para IOS, em português):

O aplicativo realiza basicamente o mapa e controle da ferrugem, uma doença causada por fungos que pode ser bastante prejudicial ao canavial (plantação de cana). Segundo informações da Embrapa, a ferrugem pode ser encontrada em todas as regiões produtoras do Brasil e pode causar a perda de 50% nas variedades mais suscetíveis. A disseminação da doença se dá, sobretudo, pelo vento, que transporta os esporos do fungo para outras plantas e regiões. O aplicativo é uma iniciativa liderada pela Embrapa Soja, que mapeia a dispersão da doença pelo país. Com alguns toques na tela é possível localizar as ocorrências por ano safra, conferindo como é a dispersão da doença, identificando a cidade onde houve o contágio. Também é possível conferir os detalhes sobre cada caso registrado no sistema do app.

Link para download: http://apple.co/1PTER4A

 

Previsão climática

9. INMET Tempo e Clima (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português):

Com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), o aplicativo fornece a previsão do tempo para os próximos cinco dias e informações sobre precipitação, temperatura e umidade. Também é possível visualizar as imagens dos satélites meteorológicos, que são atualizadas a cada 15 minutos. Os alertas divulgados pela entidade também são replicados no aplicativo.

Links para download: Android http://bit.ly/2eBZl8u

iOS http://apple.co/2dl2Dfb

 

10.  Climatempo (Gratuito, disponível para Android, em português):

O clima pode mudar todo o planejamento de uma plantação. Por isso, é muito importante que o produtor se mantenha sempre informado sobre as condições climáticas. Com aplicativos como o Climatempo, o empreendedor rural tem relatórios completos e atualizados da previsão do tempo para o dia seguinte ou para daqui a 30 dias, podendo fazer um programa de atividades baseado na análise dos dados oferecida.

Link para download: http://bit.ly/2dlSGz2

 

Pulverização

11. TeeJet Technologies SpraySelect (Gratuito, disponível para Android e iOS, em inglês):

O TeeJet é o aplicativo que realiza a pulverização na dose certa. Ele auxilia o produtor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Basta inserir dados como a velocidade, o espaçamento e a taxa de precisão da aplicação desejada para receber uma lista com os melhores bicos que podem ser utilizados para o trabalho nos pulverizadores.

Links para download: Android http://bitly.com/1JNkjX8

iOS  http://apple.co/1CQhTlT

 

Plantação

12. Seedstar Mobile (Gratuito, disponível para iOS, em inglês):

Para o produtor que deseja fazer um controle maior das máquinas que operam na plantação uma boa opção é baixar o Seedstar Mobile. O app permite que o responsável pela operação do trator, por exemplo, monitore, em tempo real, detalhadamente a provisão de sementes e seu espaçamento no solo, entre outras informações, via iPad acoplado no automóvel.

Link para download: http://bit.ly/2d00W8f

 

Gerenciamento e monitoramento

13. Agroptima (Experimente os 15 primeiros dias gratuitamente, disponível para Android e iOS, em inglês):

Faça a gestão do programa de atividades da sua rotina de trabalho pelo Agroptima. O aplicativo proporciona aos produtores um sistema de agenda e armazenamento de dados importantes em nuvem para acesso em mobile. Um dos atrativos do Agroptima é que ele funciona tanto online quanto offline, podendo ser acessado a qualquer momento. Conheça mais sobre o aplicativo clicando aqui.

Links para download: Android http://bit.ly/2eepf0y

iOS http://apple.co/2doMrVD

 

14. Connected Farm Fleet (Gratuito, disponível para Android e iOS, em inglês):

Gerenciar uma frota extensa pode ser complicado, no entanto, ao usar o aplicativo Connected Farm Fleet, o agricultor pode monitorar as atividades de todas as máquinas por meio da tela do celular, analisando a tarefa específica, o tempo de aplicação do serviço e o ponto em que o veículo se encontra. Saiba mais informações sobre o aplicativo pelo site https://www.connectedfarm.com/apps/ e não perca esse auxílio.

Links para download: Android http://bit.ly/2dYQE5a

iOS http://apple.co/2erg76x

 

Fonte: http://www.mundohusqvarna.com.br

 

Assuntos relacionados:

Representante da IBM conhece Agrihub e pujança do agro em MT

 

 

Imagem, premiação do desafio-john-deere

Finalistas do Desafio John Deere apresentam projetos

 

Imagem campo irrigado Atibaia

Sistemas de irrigação aumentam qualidade e produtividade agrícola

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*