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Headhunter; como ser descoberto por um?

Como ser descoberto por um headhunter?
Headhunter

Todo profissional busca ser reconhecido e ter sucesso na carreira.

Os mais ambiciosos dedicam-se a escalar a pirâmide corporativa rumo ao topo, enquanto outros querem atingir profundidade em suas áreas de especialização.

Independente do planejamento individual de carreira é importante contar com bem mais do que a sorte na hora de encontrar novas oportunidades.

Nesse sentido ser descoberto por um headhunter pode ser considerado um importante passo no amadurecimento profissional;

Uma vez que fica explicito que você se tornou objeto de desejo no seu mercado de atuação.

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Ser encontrado por 1 headhunter

De maneira muito prática, o primeiro passo para ser encontrado por um recrutador é fazer um bom trabalho e destacar-se em seu mercado de atuação.

Os bons profissionais conseguem, ao longo da carreira, construir uma fama positiva para o mercado e isso, por si só;

Fará com que você seja descoberto quando surgir uma oportunidade para seu perfil de atuação.

Tão importante quando deixar uma boa impressão pelas empresas que passar, é manter seu perfil nas redes sociais sempre atualizado.

Principalmente o perfil do LinkedIn, rede social voltada para relacionamentos profissionais.

Mais do que manter o perfil atualizado com o as empresas que trabalhou, é importante descrever as atividades e projetos realizados.

Durante a busca por profissionais, o headhunter utiliza palavras chaves para encontrar o perfil;

E essas palavras não necessariamente estão no título dos cargos.

Além disso, o profissional precisa aprender a preencher o currículo para ser visto da maneira que deseja.

No mercado de marketing e vendas, por exemplo, é importante descrever as atividades realizadas pensando no próximo passo que quer atingir na carreira.

Uma dica muito importante na hora de construir o currículo é manter a descrição das atividades técnicas.

Caso o perfil técnico do currículo seja compatível com a descrição esperada para a vaga, o perfil comportamental será validado na fase de entrevistas.

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Construir o currículo

headhunter

Se o profissional estiver ativo na busca por uma recolocação ou por uma nova oportunidade, meu conselho é dedicar tempo na construção do currículo.

Mais do que quantidade de informação é preciso ter assertividade e foco.

Mirar naquilo que deseja e preencher o currículo para conquistar esse objetivo.

Muitas vezes é importante até adaptar o seu currículo para cada vaga e empresa que desperte o seu interesse;

Ressaltando em cada uma delas aquilo que mais saltará aos olhos do recrutados;

Ou seja, suas experiências mais relevantes para a ocupação daquele cargo.

 

Alarde não ajuda

É fundamental tomar cuidado para ser discreto na busca, caso esteja trabalhando.

Apesar de ser absolutamente normal procurar novas oportunidades de carreira ainda existe um tabu no mundo corporativo;

Onde se o profissional está procurando emprego significa que este está insatisfeito.

Nesse caso o mais importante é continuar desempenhando um excelente trabalho e fazendo as entregas que precisam ser feitas.

Dessa forma, no momento em que precisar pedir demissão, você evitará ressentimentos e saberá que fez o melhor trabalho possível no período em que esteve na empresa.

Apesar de ser a dica mais dada por recrutadores, vale o reforço: nunca minta no currículo.

Parece óbvio, mas ainda pegamos muito candidatos cometendo esse erro que destrói a credibilidade do profissional.

Passada a fase de ser descoberto pelo headhunter vem a segunda parte do processo seletivo:

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A entrevista!

 

Tão temida e aguardada pelos profissionais, a entrevista é a melhor chance de mostrar o quanto você deseja preencher a cadeira disponível.

Além de muita energia e disposição, é fundamental estudar sobre a empresa, o mercado de atuação e até mesmo sobre algumas correntes.

 

Respeitar o tempo do headhunter

 

Demonstrar real interesse é a melhor maneira de deixar uma boa impressão.

Agora, se você não estiver tão afim assim da oportunidade, nem aceite o convite para o bate papo;

Isso demonstra respeito pelo seu tempo e pelo tempo do recrutador também.

O sucesso de um processo seletivo depende de uma sinergia muito grande entre candidato, vaga e empresa contratante.

É indispensável ser autêntico e honesto para não criar expectativas ruins para ambos os lados.

Por fim, se eu pudesse te dar apenas um conselho para ser notado por um headhunter seria:

Mais do que simplesmente ser visto/encontrado, faça com que você seja lembrado.

Créditos: Débora Lima da Cunha

headhunter

Débora Lima da Cunha headhunter da Trend Recruitmet (foto Linkedin)

Débora Lima da Cunha é formada em administração de empresas pela PUC-SP e headhnter na Trend Recruitment;

Com seis anos de experiência no recrutamento e seleção para o mercado de marketing e vendas.

Sobre a Trend Recruitmet

 

https://www.trendrecruitment.com/pt
A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing.

A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes.

O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo. Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil.

A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado;

Já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.

 

About Paulo Fernandes Maciel

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