Home / Colunas / Plataforma de Veículos Conectados da Microsoft ajuda fabricantes a transformarem seus automóveis

Plataforma de Veículos Conectados da Microsoft ajuda fabricantes a transformarem seus automóveis

Por Microsoft

Imagem carro conectado

Renault-Nissan é a primeira montadora a se juntar à plataforma para construir carros conectados

Fabricantes de automóveis tradicionais, muitos das quais foram inauguradas em uma era de incrível disrupção há um século, agora se deparam com uma nova disrupção por conta de quatro forças modernas – carros conectados, autônomos, compartilhados e elétricos. A infraestrutura e escala exigidas para construir um carro conectado é incrivelmente complicada, cara e exigente em termos de recursos. No setor, um desafio de software e um grande obstáculo para essas marcas é integrar a complexa tecnologia de nuvem exigida para produzir experiências de direção da próxima geração.

Na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, anunciamos a Microsoft Connected Vehicle Platform, um conjunto de serviços produzidos no Microsoft Azure e criados para empoderar montadoras para criar experiências personalizadas de direção conectada. Esse não é um sistema de operação interno ou um “produto acabado”; é uma plataforma ágil e viva que começa com a nuvem como fundação e busca alcançar cinco cenários principais que nossos parceiros afirmaram que são prioridades: manutenção preventiva, melhoria de produtividade dentro do carro, navegação avançada, insigths de consumidores e ajuda na produção de recursos de direção autônoma. A nuvem da Microsoft fará o trabalho pesado ao receber grandes volumes de dados de utilização, dos sensores de carros conectados, e então ajudar as montadoras a aplicar esses dados de forma poderosa.

Disponível em preview público ainda neste ano, isso leva os serviços inteligentes da Microsoft direto para o carro, incluindo assistentes virtuais, aplicações de negócios, serviços de escritório e ferramentas de produtividade como Cortana, Dynamics, Office 365, Power BI e Skype for Business.

Hoje, o carro é mais que um meio para se locomover entre dois locais – é um hub de atividades do dia a dia. As pessoas procuram ter uma experiência realmente conectada em seus carros, para que possam fazer mais, poupar tempo e tornar a vida mais fácil. Enquanto a segurança é um requisito básico, nossos serviços podem ajudar o dia de trabalho de uma pessoa a ser mais eficiente. Por exemplo, imagine que a Cortana se conecte imediatamente quer você esteja em sua casa ou carro. Digamos que você está com seu telefone em casa e peça para que a Cortana para configurar uma reunião para você e seu colega na próxima manhã na cafeteria. A próxima vez que você entrar em seu carro, a Cortana lembrará você desse encontro e começa a definir a navegação para leva-lo ao local.

Veja nosso vídeo para saber mais sobre como a plataforma funciona e os benefícios que ela oferece para fabricantes e motoristas:

Montadoras abraçam a tecnologia da Microsoft

Nossa força em construir uma nuvem global em escala é a principal razão para que a Renault-Nissan Alliance escolha trabalhar com a Microsoft, se tornando a primeira montadora a se comprometer com a Microsoft Connected Vehicle Platform. Na palestra da Nissan na CES, a empresa anunciou que, por meio de nossa parceira com a Renault-Nissan Alliance, nossa plataforma irá fornecer aos veículos conectados da próxima geração com navegação avançada, manutenção preditiva, monitoramento remoto de recursos automotivos e mais. A Nissan também demonstrou no palco como a Cortana pode melhorar a experiência do motorista. Além disso, Azure fornece a flexibilidade e escolha para produzir uma plataforma comum para que a Renault-Nissan forneça serviços a ambas as marcas ao oferecer suporte para dispositivos e veículos que rodam em múltiplos sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas.

Temos outras importantes iniciativas com empresas automotivas, como o recente anúncio com a Volvo para integrar o Skype for Business nos carros da série 90, que melhorará a produtividade e permitirá que as pessoas façam chamadas de conferência de seus carros de forma fácil. E fizemos uma parceria com a BMW no BMW Connected, o serviço de acompanhamento pessoal móvel da montadora, para desenvolver uma plataforma escalável baseada em tecnologias Microsoft Azure para fornecer serviços de produtividade como o Office 365, assim como uma assistente pessoal inteligente para motoristas.

Microsoft como parceira ao invés de uma concorrente

Como você deve ter percebido, a Microsoft não está produzindo seu próprio carro conectado. Em vez disso, queremos ajudar as montadoras a criar soluções de carros conectados que se ajustem às suas marcas, às necessidades únicas de seus consumidores, que diferenciem completamente seus produtos e gerem novos e sustentáveis fluxos de renda. Nossos consumidores compartilharam que querem trabalhar com um parceiro que não apenas forneça as ferramentas certas, mas também permita que eles mantenham seus dados, tenham uma plataforma de nuvem segura e confiável e operem em uma escala realmente global (dado que a maioria das marcas automotivas operam em mais de um país). De fato, 85% das empresas que estão na Fortune 500 já confiam na nuvem da Microsoft por essas razões. Usando nossa plataforma, montadoras e fornecedores podem se beneficiar dos bilhões de dólares que já investimos na nuvem. O Azure oferece mais de 200 serviços disponíveis em 38 regiões de datacenters, com medidas robustas para segurança, compliance global e regulamentos de privacidade que são necessários para dar suporte aos carros conectados, permitindo que as montadoras se foquem na inovação ao invés de ter que construir a própria infraestrutura de nuvem.

Finalmente, a Microsoft aspira empoderar as montadoras em seus objetivos de uma direção completamente autônoma, com aprendizagem de máquina sofisticada e capacidades de inteligência artificial, assim como serviços avançados de mapeamento. De fato, anunciamos recentemente que através de nosso relacionamento com TomTom, HERE e Esri, criaremos juntos serviços baseados em localização mais inteligentes.

Como empresa, é nossa missão fazer com que todas as áreas e negócios não apenas sobrevivam à disrupção, mas encarem isso como uma oportunidade. Os investimentos que fazemos no espaço automotivo se estende a diversos outros mercados, como serviços financeiros, de manufatura e de cidades inteligentes. Onde houver um “sinal conectado”, a Microsoft quer ser a parceira que pode ajudar seus clientes a melhorar a vida das pessoas – na estrada, na nuvem ou em qualquer lugar entre eles.

Feliz Ano Novo e feliz direção!

Fonte: Microsoft

Você pode conferir todas as novidades de produtos Microsoft através do link:  

About Vinicius Fernandes Felipe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*